• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - ADM - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 54/2023

Um negócio que está no mercado por décadas e mesmo assim continua relevante no mercado acontece porque planeja e age consistentemente, buscando se manter atualizado com as novas tendências.

 

Em um mercado tão disputado como o atual, manter o pensamento de reproduzir práticas que sempre deram certo no passado é um grande risco. Antes dos anos 2000, cada estratégia podia durar por décadas, porque a velocidade de mudança era menor. 

 

Depois disso, a digitalização dos negócios e as novas opções que surgem por conta da internet e as tecnologias da informação e da comunicação revolucionaram a maneira como conduzimos o negócio e interagimos com os stakeholders.

 

A profissionalização da gestão se tornou fundamental, visto que há uma série de variáveis a serem consideradas para criar as estratégias. O que antigamente poderia ser feito na intuição ou improviso e ter êxito, hoje, a possibilidade é muito menor, e cada vez mais diminui ao longo do tempo.

 

Fonte: ​​PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá: UniCesumar, 2016.

 

Considerando o texto, observe o caso a seguir:

 

Dois irmãos abriram uma farmácia no bairro que moravam na década de 1970. Eles continuaram no mesmo ramo que o pai atuava na antiga cidade em que cresceram. O bom atendimento sempre foi o diferencial, tratando pelo nome e conhecendo a história de cada cliente. Era muito comum anotar os pedidos em papel e deixar “pendurado”, ou seja, os clientes deixavam acumular um valor de consumo e acertavam conforme o combinado. O relacionamento com os fornecedores era bastante amigável em que procuravam honrar todos os compromissos fazendo compras a vista. A gestão era feita unicamente no caderno, anotando direitos e obrigações a serem cumpridas. 

 

Com o tempo, porém, muita coisa foi mudando, a começar pelo perfil dos moradores da região que era formado por idosos, que foram falecendo, e o bairro que era essencialmente residencial passou, lentamente, a se tornar comercial. Os fornecedores passaram a focar em grandes redes que eram mais lucrativas e a quantidade de lotes era maior. Além disso, a solicitação passou a ser on-line, o que foi outro empecilho pela dificuldade dos irmãos em utilizar computadores.

 

O espaço físico que era bem imponente passou a ficar muito grande, porque as redes passaram a ter lojas menores com remédio com maior giro de estoque, enquanto os irmãos optaram por apostar nas marcas tradicionais e um local grande com grande espaço entre cada gôndola.

 

Diante de um cenário bastante preocupante e vendo os pais super preocupados, os filhos dos dois irmãos resolveram se unir para melhorar a farmácia. Ambos estão estudando o curso de Administração e estão estudando a disciplina de Planejamento Estratégico, e resolveram aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação. 

 

A partir disso, resolveram agir aplicando a ferramenta Cinco Forças de Porter, visto que foi recomendada pelo professor que estava dando aula para eles.

 

Partindo do caso apresentado, elabore as seguintes atividades considerando as características da cidade em que você mora:

 

  1. a) Explique um motivo da relevância da ferramenta para compreender a situação da empresa.
  2. b) Faça uma análise de cada aspecto das 5 Forças de Porter, abordando a Ameaça de Produtos Substitutos, Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes, Poder de Negociação dos Clientes, Poder de Negociação dos Fornecedores e Rivalidade entre os Concorrentes no mercado de farmácias.
  3. c) Que outra ferramenta pode contribuir para auxiliar no diagnóstico da farmácia? 
  4. d) Elabore um breve plano de ação que possa ser feito para reverter a situação. Justifique a sua resposta explicando o impacto da decisão.

 

​Orientações gerais:

- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”, e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina.

- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo.

- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas ABNT.

- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.

- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.

- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para o(a) Professor(a) Mediador(a) por meio do "Fale com o Mediador".

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LÍNGUA INGLESA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LÍNGUA INGLESA - 51_2025 Prezado(a) acadêmico(a), O Estágio Supervisionado em Língua Inglesa visa proporcionar a experiência de ensino nos seguintes seguimentos da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA, na disciplina de Língua Inglesa. […]

Durante os milênios, desde a criação dos primeiros centros urbanos na Mesopotâmia (como Ur), questões relacionadas à segurança de ataques externos (muralhas, fossos), depois,

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

2.1. Qual é a quantidade MÁXIMA de jogadores por equipe dentro de quadra em um jogo oficial?

2.1. Qual é a quantidade MÁXIMA de jogadores por equipe dentro de quadra em um jogo oficial? 2.2. Qual é o número MÁXIMO de toques que o time poderá dar na bola para passá-la ao outro lado da quadra? 2.3. O que acontece se algum jogador encostar na rede? 2.4. O que é o “tie-break”? […]

ATIVIDADE 1 – AGRO – BOLSAS DE MERCADORIAS E MERCADO FUTURO – 52/2023

Commodities agrícolas: entenda o que são e como investir Por Tiago Reis, Commodities agrícolas são produtos que resultam da prática agropecuária, assim, tendo baixa correlação com o setor da indústria. Na análise econômica, essa expressão é utilizada para caracterizar produtos de origem primária. Portanto, são produtos que chamam a atenção de grandes investidores sendo que […]

Para emitir o parecer social, além do seu acúmulo teórico, você deve acessar os seguintes documentos e textos:

Para emitir o parecer social, além do seu acúmulo teórico, você deve acessar os seguintes documentos e textos: BRASIL. Decreto-Lei n. 2.848 de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Brasília: Presidência da República, 1940. Art. 128. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm. Acesso em: 15 abr. 2025. Fonte: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/principais-questoes-sobre-aborto-legal/. Acesso em: 11 abr. 2025. Fonte: https://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso […]

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS - ATIVIDADE 3 - 54/2023

ATIVIDADE 3 - SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS - 54/2023 O diagrama trajeto passo, também conhecido como diagrama sequencial ou diagrama de sequência, é uma ferramenta gráfica amplamente utilizada na área de automação industrial, engenharia de controle e sistemas automatizados. Esse tipo de diagrama é essencial para representar de forma clara e visual a sequência de […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp