• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A partida de trem Marcava seis horas da manhã. Angela Pralini pagou o táxi e pegou sua pequena valise.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A partida de trem

Marcava seis horas da manhã. Angela Pralini pagou o táxi e pegou sua pequena valise. Dona Maria Rita de Alvarenga Chagas Souza Melo desceu do Opala da filha e encaminharam-se para os trilhos. A velha bem-vestida e com joias. Das rugas que a disfarçavam saía a forma pura de um nariz perdido na idade, e de uma boca que outrora devia ter sido cheia e sensível. Mas que importa? Chega-se a um certo ponto – e o que foi não importa.

Começa uma nova raça. Uma velha não pode comunicar-se. Recebeu o beijo gelado de sua filha que foi embora antes do trem partir. Ajudara-a antes a subir no vagão. Sem que neste houvesse um centro, ela se colocara do lado. Quando a locomotiva se pôs em movimento, surpreendeu-se um pouco: não esperava que o trem seguisse nessa direção e sentara-se de costas para o caminho.

Angela Pralini percebeu-lhe o movimento e perguntou:

– A senhora deseja trocar de lugar comigo?

Dona Maria Rita se espantou com a delicadeza, disse que não, obrigada, para ela dava no mesmo. Mas parecia ter-se perturbado. Passou a mão sobre o camafeu filigranado de ouro, espetado no peito, passou a mão pelo broche. Seca. Ofendida? Perguntou afinal a Angela Pralini:

– É por causa de mim que a senhorita deseja trocar de lugar?

LISPECTOR, C. Onde estivestes de noite. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980 (fragmento).

A descoberta de experiências emocionais com base no cotidiano é recorrente na obra de Clarice Lispector. No fragmento, o narrador enfatiza o(a)

A) comportamento vaidoso de mulheres de condição social privilegiada.

B) anulação das diferenças sociais no espaço público de uma estação.

C) incompatibilidade psicológica entre mulheres de gerações diferentes.

D) constrangimento da aproximação formal de pessoas desconhecidas.

E) sentimento de solidão alimentado pelo processo de envelhecimento.

Solução

O texto retrata a solidão de Dona Maria Rita, evidenciada por momentos como o beijo frio de sua filha e a surpresa diante da gentileza de uma estranha no trem. A frase “uma velha não pode comunicar-se” reflete o isolamento vivido pela personagem devido ao envelhecimento. A narrativa explora o abandono afetivo, destacando a distância emocional de sua filha e o contraste com a inesperada preocupação de outra pessoa, o que reforça o tema da solidão associada à velhice.

Alternativa E

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA - CCONT - EMPREENDEDORISMO 52/2023

A definição do termo empreendedorismo tem causado uma divergência entre especialistas, visto que a dificuldade de encontrar um significado ocorre pelo: campo de estudo, heterogeneidade da área e novas tendências nos negócios, que mudam o mercado mais rapidamente. Conforme Dornelas (2005, p. 29), “a palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que […]

(1) Fomentar pensamento crítico e relações interpessoais positivas entre os alunos.

(1) Fomentar pensamento crítico e relações interpessoais positivas entre os alunos. (2) Conscientizar os pais sobre a importância das relações entre membros da família e entre a família com a escola. (3) Aproximar o ensino e os dilemas presentes na sociedade.   Mediante tais informações, elabore um texto de no mínimo 20 linhas, contendo três […]

Com base nesse contexto, escolha um dos temas abaixo e produza uma dissertação de 300 a 600 palavras, abordando a problematização envolvida e apresentando diferentes

ATIVIDADE 1 - TEOL - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: PESQUISAS ATUAIS EM TEOLOGIA - 51_2025 ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: PESQUISA ATUAIS EM TEOLOGIA   A teologia, enquanto campo do saber, busca compreender e interpretar as questões fundamentais da fé, da espiritualidade e da relação do ser humano com o divino. No ambiente acadêmico, a […]

BEDU - ATIVIDADE 1 - EXERCÍCIO FÍSICO NAS DIFERENTES POPULAÇÕES - 54/2023

Fátima é uma mulher hipertensa e diabética (tipo II). Tem 53 anos e, apesar de ter praticado atividade física durante 10 anos da vida, atualmente se encontra sedentária. Em uma consulta médica de rotina, o médico disse que Fátima deveria procurar um profissional de Educação Física com ênfase em exercícios físicos para populações especiais para […]

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 — PANORAMA BÍBLICO

ATIVIDADE 1 - TEOL - PANORAMA BÍBLICO - 51_2025   ATIVIDADE DE ESTUDO 1 — PANORAMA BÍBLICO   "1Roboão foi a Siquém, onde todos os israelitas tinham se reunido para proclamá-lo rei. 2 Assim que Jeroboão, filho de Nebate, que estava no Egito fugindo do rei Salomão, soube disso, voltou de lá. 3 E mandaram […]

a) Qual topologia melhor representa as redes acima?

Caro(a) estudante, Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o(a) aluno(a) deixa de apenas absorver […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp