A linguagem corporal é um tipo de linguagem não verbal, que determina movimentos corporais que podem transmitir mensagens e intenções. Mesmo tendo o corpo como base, as línguas de sinais são um tipo de linguagem verbal, por se tratar de uma língua, com gramática e estrutura linguística, da mesma forma que as línguas orais. A linguagem verbal é a forma mais elementar de comunicação. É o modo mais familiar aos homens, baseando-se no diálogo. Divide-se em: a) Verbal oral: usada, em geral, para informar algo a alguém. Pode ser uma conversa informal, instruções dadas a alguém, entrevistas, podcasts e outras formas em que o diálogo é predominante; b) Verbal escrita: usada quando se quer comunicar através da escrita. Exemplos: cartas simples, e-mails, torpedos, memorandos, relatórios, normas, leis e outras possibilidades.
Fonte: DAMACENA, V. (org.). Línguas orais e língua de sinais: estudos fonéticos e fonológicos. Florianópolis: Arqué, 2024.
Com base no texto apresentado, sobre a linguagem corporal, analise as afirmativas a seguir.
I. A linguagem corporal é considerada não verbal porque não possui estrutura gramatical própria.
II. As línguas de sinais são classificadas como linguagem verbal, pois apresentam gramática e estrutura, como as línguas orais.
III. A linguagem verbal escrita é utilizada apenas em contextos formais, como leis e normas.
IV. A linguagem verbal oral abrange formas de comunicação em que o diálogo é predominante, como podcasts e conversas informais.
É correto o que se afirma em: