A linguagem abrange inúmeras áreas de trabalho e é reconhecida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC valoriza a atuação dos indivíduos em práticas de linguagem em diversas esferas da comunicação humana, desde a modalidade informal até a formal, conforme exigido pelas diferentes situações (Penha, 2024).
Fonte: PENHA, N. M. Línguas Orais e Língua de Sinais: Estudos Fonéticos e Fonológicos. Organização de Viviane Damacena. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre a linguagem na BNCC, analise as sentenças a seguir:
I. Esses conhecimentos possibilitam mobilizar e ampliar recursos expressivos, para construir sentidos nos diversos campos de atuação, compreendendo como o ser humano se constitui como sujeito e como age no mundo social em interações mediadas pelos diversos tipos de linguagem, pois está relacionada ao pensamento e às emoções.
II. É interessante como muitos pesquisadores e teóricos da linguagem podem investigar um determinado aspecto, muitas vezes, aparentemente simples e que até pode passar despercebido aos nossos olhos e ouvidos, mas que são fundamentais no ambiente linguístico.
III. Temos várias áreas de estudos da linguagem, entre elas a Linguística, que busca explicar os mecanismos implícitos, a morfologia, a sintaxe e a semântica, que consistem no trabalho do pesquisador que atua com a linguística.
Está correto o que se afirma em: