• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais são conceitos fundamentais para a compreensão da complexidade e dinamismo da linguagem escrita. Marcuschi (2008) aborda

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 51_2025

 

A INTERTEXTUALIDADE E A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

A intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais são conceitos fundamentais para a compreensão da complexidade e dinamismo da linguagem escrita. Marcuschi (2008) aborda o fenômeno da intergenericidade, que descreve como gêneros textuais podem adotar funções e características de outros gêneros dependendo do contexto e dos objetivos comunicativos. Bakhtin (2010) também discute a interação entre gêneros e a contaminação dos mesmos. A compreensão desses conceitos é crucial para a prática pedagógica, pois permite aos educadores explorar e ensinar a diversidade textual e as múltiplas funções da linguagem.

 

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais e Ensino: Desafios e Possibilidades. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

 

Considerando o conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique como a intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais podem influenciar a prática pedagógica. Em sua resposta, discuta como a compreensão desses fenômenos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais e quais são os desafios enfrentados pelos educadores na integração desses conceitos em suas práticas. Utilize exemplos e citações teóricas para subsidiar seus argumentos.

 

ORIENTAÇÕES PARA A RESPOSTA

- Explique os conceitos de intertextualidade e hibridização dos gêneros textuais, com o respaldo de citações teóricas.

- Discuta como a compreensão desses conceitos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e contextualizada da linguagem.

- Utilize exemplos práticos de como textos híbridos e intertextuais podem ser usados para melhorar a compreensão e a produção textual dos alunos.

- Identifique os principais desafios que os educadores enfrentam ao integrar a intertextualidade e a hibridização em suas práticas pedagógicas.

- Proponha estratégias e metodologias para superar esses desafios e promover uma melhor compreensão dos gêneros textuais entre os alunos.

Orientações Gerais:
- Priorize as citações indiretas, pois o seu texto tem um limite de linhas. As normas da ABNT para citações e referências estão na Sala do Café.
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Confira sua resposta ANTES de clicar em FINALIZAR.
- Após finalizado o envio, não será possível alterar a resposta enviada.
- Após o prazo encerrado, não será possível realizar a atividade.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Os agentes apuraram que os membros investigados têm mais de uma dezena de depósitos e galpões em Praia Grande e Itanhaém voltados à prática criminosa e que

ATIVIDADE 1 - SPRIV - PROTEÇÃO CONTRA FURTOS E VIOLAÇÃO DE NORMAS - 51_2025   Gaeco realiza operação contra grupo especializado em desmanche de veículos roubados na Baixada Santista, SP   Operação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (29), em Praia Grande, Itanhaém e Capiravi (SP).   Uma operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial […]

1 – Após a leitura e reflexão sobre o texto apresente um texto dissertativo que contenha sugestões para superação dos desafios encontrados nas lacunas apresentadas nas

ATIVIDADE 1 - SER - INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS - 51_2025   Considerando o processo de avalição das políticas públicas sociais, é muito importante contarmos com um avaliador externo e independente em relação ao objeto avaliado, pode garantir neutralidade na análise, além deste ponto temos de considerar também que uma avaliação dever ser […]

CBIO - QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - CBIO - QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA - 54/2023 A titulação é uma técnica amplamente utilizada para quantificar uma substância presente em uma amostra a partir de sua reação química com uma solução de outra substância, de concentração conhecida. Para realizar a titulação de um ácido, é necessária uma solução contendo uma base, […]

ATIVIDADE 1 – SPRIV – SEGURANÇA EMPRESARIAL E PATRIMONIAL – 52/2023

Considere a situação hipotética de que você é um Gestor de Segurança Privada responsável por organizar a segurança de um evento de grande porte em uma grande cidade brasileira. A empresa em que você trabalha foi contratada para garantir a proteção do evento de lançamento de um novo produto da marca XPTO, que será realizado […]

GAMB - MAPA - GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS - 54/2023

Olá, estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA da disciplina de Gerenciamento de Resíduos. A atividade tem como tema o “GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES” e está dividida em 4 (quatro) etapas, abordando os conteúdos que serão estudados Nas Unidades 3 e 4 do livro da disciplina. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade; posteriormente […]

MAPA – CUSTOS DE PRODUÇÃO – 52/2023

Olá, acadêmico(a)! Chegou o momento de explorar, de forma prática, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina! Para isso, a atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem), que objetiva fazer com que você se sinta imerso(a) no processo de custeamento. Considere que você trabalha em uma empresa industrial do ramo de confecções, […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp