• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais são conceitos fundamentais para a compreensão da complexidade e dinamismo da linguagem escrita. Marcuschi (2008) aborda

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 51_2025

 

A INTERTEXTUALIDADE E A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

A intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais são conceitos fundamentais para a compreensão da complexidade e dinamismo da linguagem escrita. Marcuschi (2008) aborda o fenômeno da intergenericidade, que descreve como gêneros textuais podem adotar funções e características de outros gêneros dependendo do contexto e dos objetivos comunicativos. Bakhtin (2010) também discute a interação entre gêneros e a contaminação dos mesmos. A compreensão desses conceitos é crucial para a prática pedagógica, pois permite aos educadores explorar e ensinar a diversidade textual e as múltiplas funções da linguagem.

 

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais e Ensino: Desafios e Possibilidades. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

 

Considerando o conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique como a intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais podem influenciar a prática pedagógica. Em sua resposta, discuta como a compreensão desses fenômenos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais e quais são os desafios enfrentados pelos educadores na integração desses conceitos em suas práticas. Utilize exemplos e citações teóricas para subsidiar seus argumentos.

 

ORIENTAÇÕES PARA A RESPOSTA

- Explique os conceitos de intertextualidade e hibridização dos gêneros textuais, com o respaldo de citações teóricas.

- Discuta como a compreensão desses conceitos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e contextualizada da linguagem.

- Utilize exemplos práticos de como textos híbridos e intertextuais podem ser usados para melhorar a compreensão e a produção textual dos alunos.

- Identifique os principais desafios que os educadores enfrentam ao integrar a intertextualidade e a hibridização em suas práticas pedagógicas.

- Proponha estratégias e metodologias para superar esses desafios e promover uma melhor compreensão dos gêneros textuais entre os alunos.

Orientações Gerais:
- Priorize as citações indiretas, pois o seu texto tem um limite de linhas. As normas da ABNT para citações e referências estão na Sala do Café.
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Confira sua resposta ANTES de clicar em FINALIZAR.
- Após finalizado o envio, não será possível alterar a resposta enviada.
- Após o prazo encerrado, não será possível realizar a atividade.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Com base na situação hipotética, calcule o Ciclo Operacional (CO) e o Ciclo de Caixa (CC) para o ano de 2022 e faça um breve relatório explicando o conceito desses indicadores e se

ATIVIDADE 1 - CCONT - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 51_2025   A Vestibem é uma empresa de vestuário que atua há mais de 20 anos em todo o território nacional, estando sempre um passo à frente, trazendo as peças mais inovadoras e deslumbrantes do mundo da moda. A empresa atua no segmento de moda […]

Baseado nos estudos e na citação acima, elabore um resumo sobre a atividade musical na antiguidade, apresente as características, a representatividade musical e as atividades

Baseado nos estudos e na citação acima, elabore um resumo sobre a atividade musical na antiguidade, apresente as características, a representatividade musical e as atividades combinadas.

“[...] O sangue é um tipo de tecido conjuntivo, fluído, constituído por diferentes células que são suspensas em uma matriz extracelular denominada de plasma. O tecido sanguíneo circula todo organismo por um sistema fechado, e tem como função o transporte de nutrientes, oxigênio e gás carbônico, além de intermediar as funções de defesa imunológica, bem como intermediar o processo de coagulação [...]” (Antunes et al., 2020, p. 16).

“[...] O sangue é um tipo de tecido conjuntivo, fluído, constituído por diferentes células que são suspensas em uma matriz extracelular denominada de plasma. O tecido sanguíneo circula todo organismo por um sistema fechado, e tem como função o transporte de nutrientes, oxigênio e gás carbônico, além de intermediar as funções de defesa imunológica, bem […]

1. Caso esteja realizando pelo celular, escreva o dobro de linhas solicitado, visto que o tamanho da caixa de resposta pelo celular é menor.

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA I - 51_2025   "Será que o ensino de gramática resolve tudo?"   Muitas vezes caímos nessa reflexão: "falta gramática!", "eles precisam de gramática!". Porém, o ensino da gramática pura resolve o problema de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Brasil? […]

Muitos pacientes submetidos às cirurgias plásticas, infelizmente, ainda não são encaminhados e orientados para realizarem tratamentos estéticos pós-operatórios

Muitos pacientes submetidos às cirurgias plásticas, infelizmente, ainda não são encaminhados e orientados para realizarem tratamentos estéticos pós-operatórios com profissionais habilitados e capacitados, ou, quando são orientados a procurar atendimento pós-operatório, fazem-o em fases tardias, o que pode levar a resultados poucos satisfatórios ou à ocorrência de intercorrências da cicatrização tecidual. É responsabilidade dos esteticistas […]

MAPA - DESIGN DE INTERAÇÃO - 53_2024

MAPA - DESIGN DE INTERAÇÃO - 53_2024   Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina e para realizar a atividade MAPA você precisa cumprir algumas etapas, a saber: 1) PRIMEIRA ETAPA: Contextualização do estudo a ser explorado na atividade Na era digital em que vivemos, a […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp