• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A INTERTEXTUALIDADE E A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 51_2025

 

A INTERTEXTUALIDADE E A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

A intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais são conceitos fundamentais para a compreensão da complexidade e dinamismo da linguagem escrita. Marcuschi (2008) aborda o fenômeno da intergenericidade, que descreve como gêneros textuais podem adotar funções e características de outros gêneros dependendo do contexto e dos objetivos comunicativos. Bakhtin (2010) também discute a interação entre gêneros e a contaminação dos mesmos. A compreensão desses conceitos é crucial para a prática pedagógica, pois permite aos educadores explorar e ensinar a diversidade textual e as múltiplas funções da linguagem.

 

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais e Ensino: Desafios e Possibilidades. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

 

Considerando o conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique como a intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais podem influenciar a prática pedagógica. Em sua resposta, discuta como a compreensão desses fenômenos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais e quais são os desafios enfrentados pelos educadores na integração desses conceitos em suas práticas. Utilize exemplos e citações teóricas para subsidiar seus argumentos.

 

ORIENTAÇÕES PARA A RESPOSTA

- Explique os conceitos de intertextualidade e hibridização dos gêneros textuais, com o respaldo de citações teóricas.

- Discuta como a compreensão desses conceitos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e contextualizada da linguagem.

- Utilize exemplos práticos de como textos híbridos e intertextuais podem ser usados para melhorar a compreensão e a produção textual dos alunos.

- Identifique os principais desafios que os educadores enfrentam ao integrar a intertextualidade e a hibridização em suas práticas pedagógicas.

- Proponha estratégias e metodologias para superar esses desafios e promover uma melhor compreensão dos gêneros textuais entre os alunos.

Orientações Gerais:
- Priorize as citações indiretas, pois o seu texto tem um limite de linhas. As normas da ABNT para citações e referências estão na Sala do Café.
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Confira sua resposta ANTES de clicar em FINALIZAR.
- Após finalizado o envio, não será possível alterar a resposta enviada.
- Após o prazo encerrado, não será possível realizar a atividade.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

(2) SEGUNDA ETAPA: Realização da atividade

MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 51_2025   Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.   Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no […]

ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52/2023

A expressão “inventário permanente” decorre do fato de que os custos dos estoques de materiais necessários para a apuração dos resultados são atualizados permanentemente. Nas empresas que adotam esse sistema, a cada compra efetuada, tanto as quantidades quanto os custos unitários e totais dos materiais existentes em estoque são devidamente atualizados.   O uso das […]

a) Elabore uma pequena lista com pelo menos 8 stopwords que você eliminaria dos comentários analisados.

a) Elabore uma pequena lista com pelo menos 8 stopwords que você eliminaria dos comentários analisados. Justifique por que cada uma dessas palavras pode ser considerada irrelevante nesse contexto. b) Agora, cite 3 palavras que geralmente aparecem em listas de stopwords, mas que você optaria por manter nessa análise específica. Justifique por que essas palavras […]

Isto posto, responda: Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico e de que forma cada um desses índices é mensurado?

Isto posto, responda: Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico e de que forma cada um desses índices é mensurado?   Orientações: - Assista ao vídeo de orientação, gravado pela Professora Formadora sobre a Atividade, disponível no ambiente da disciplina. - Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal. - […]

1. Motivação Intrínseca

ATIVIDADE 1 - SER - MOTIVAÇÃO DE INDIVIDUOS E GRUPOS DE TRABALHO - 51_2025 Estudo de Caso: A Motivação Humana no Campo do Serviço Social A motivação humana é um aspecto fundamental na atuação do assistente social, uma vez que as intervenções sociais frequentemente dependem da disposição e do engajamento dos profissionais e dos beneficiários. […]

Em nossos estudos, aprendemos que os elementos da psicomotricidade são a lateralidade, o esquema corporal, as orientações espacial e temporal, a tonicidade e a coordenação

ATIVIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 51_2025 Em nossos estudos, aprendemos que os elementos da psicomotricidade são a lateralidade, o esquema corporal, as orientações espacial e temporal, a tonicidade e a coordenação motora, Oliveira (1997, p. 45) destaca que: "o corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe-se e percebe […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp