• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A INTERTEXTUALIDADE E A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 51_2025

 

A INTERTEXTUALIDADE E A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

A intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais são conceitos fundamentais para a compreensão da complexidade e dinamismo da linguagem escrita. Marcuschi (2008) aborda o fenômeno da intergenericidade, que descreve como gêneros textuais podem adotar funções e características de outros gêneros dependendo do contexto e dos objetivos comunicativos. Bakhtin (2010) também discute a interação entre gêneros e a contaminação dos mesmos. A compreensão desses conceitos é crucial para a prática pedagógica, pois permite aos educadores explorar e ensinar a diversidade textual e as múltiplas funções da linguagem.

 

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais e Ensino: Desafios e Possibilidades. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

 

Considerando o conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique como a intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais podem influenciar a prática pedagógica. Em sua resposta, discuta como a compreensão desses fenômenos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais e quais são os desafios enfrentados pelos educadores na integração desses conceitos em suas práticas. Utilize exemplos e citações teóricas para subsidiar seus argumentos.

 

ORIENTAÇÕES PARA A RESPOSTA

- Explique os conceitos de intertextualidade e hibridização dos gêneros textuais, com o respaldo de citações teóricas.

- Discuta como a compreensão desses conceitos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e contextualizada da linguagem.

- Utilize exemplos práticos de como textos híbridos e intertextuais podem ser usados para melhorar a compreensão e a produção textual dos alunos.

- Identifique os principais desafios que os educadores enfrentam ao integrar a intertextualidade e a hibridização em suas práticas pedagógicas.

- Proponha estratégias e metodologias para superar esses desafios e promover uma melhor compreensão dos gêneros textuais entre os alunos.

Orientações Gerais:
- Priorize as citações indiretas, pois o seu texto tem um limite de linhas. As normas da ABNT para citações e referências estão na Sala do Café.
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Confira sua resposta ANTES de clicar em FINALIZAR.
- Após finalizado o envio, não será possível alterar a resposta enviada.
- Após o prazo encerrado, não será possível realizar a atividade.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Sem acessórios nem som Escrever só para me livrar

Sem acessórios nem som Escrever só para me livrar de escrever. Escrever sem ver, com riscos sentindo falta dos acompanhamentos com as mesmas lesmas e figuras sem força de expressão. Mas tudo desafina: o pensamento pesa tanto quanto o corpo enquanto corto os conectivos corto as palavras rentes com tesoura de jardim cega e bruta […]

A relação entre assistência social e o direito da população, sem cair no assistencialismo.

ATIVIDADE 1 - SER - OFICINA SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL - 51_2025 Serviço Social: Assistencialismo ou Transformação? Contextualização do Debate: O Serviço Social, ao longo da história, esteve associado a diferentes formas de atuação, desde práticas assistencialistas até uma abordagem mais crítica e transformadora. No entanto, ainda hoje, muitos profissionais e estudantes se deparam […]

ATIVIDADE 1 - GAMB - UNICESUMAR - 54/2023

ATIVIDADE 1 - GAMB - FUNDAMENTOS DA QUÍMICA AMBIENTAL - 54/2023   Como gestor ambiental, você pode ser solicitado para avaliar uma amostra de um rio ou um efluente industrial, a fim de determinar um composto que pode ser tóxico. Nesse mesmo contexto, pode ser preciso realizar ou avaliar o valor de pH de uma […]

A letra da canção de Antônio de Barros manifesta aspectos do repertório linguístico e cultural do Brasil. O verso que singulariza uma

Óia eu aqui de novo xaxando Óia eu aqui de novo para xaxar Vou mostrar pr’esses cabras Que eu ainda dou no couro Isso é um desaforo Que eu não posso levar Que eu aqui de novo cantando Que eu aqui de novo xaxando Óia eu aqui de novo mostrando Como se deve xaxar Vem […]

MAPA - SOCIOLOGIA JURÍDICA - 54/2023

ETAPA 1: CONTEXTUALIZANDO  Olá, caro(a), aluno(a)! De uma maneira simplificada, podemos dizer que o trabalho do investigador forense é compreender cientificamente um crime, sendo que, o que é considerado crime difere conforme o que cada sociedade, em diferentes momentos, considera bom ou mau, certo ou errado. Por outro lado, a sociologia jurídica estuda as relações […]

Por isso, não se deve pensar na aprendizagem como algo que ocorre apenas no âmbito escolar, sendo possível pensar na aquisição de novos comportamentos e novas

ATIVIDADE 1 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51_2025   A aprendizagem humana é um fator que depende não apenas do desenvolvimento cognitivo mas também de um desenvolvimento global do indivíduo, o que leva em consideração também o desenvolvimento físico. Por isso, não se deve pensar na aprendizagem como algo que ocorre apenas no […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp