• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A energia solar vai abastecer parte da demanda de energia do campus de uma universidade brasileira.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A energia solar vai abastecer parte da demanda de energia do campus de uma universidade brasileira. A instalação de painéis solares na área dos estacionamentos e na cobertura do hospital pediátrico será aproveitada nas instalações universitárias e também ligada na rede da companhia elétrica distribuidora de energia.

O projeto inclui 100 m2 de painéis solares que ficarão instalados nos estacionamentos, produzindo energia elétrica e proporcionando sombra para os carros. Sobre o hospital pediátrico serão colocados aproximadamente 300 m2 de painéis, sendo 100 m2 para gerar energia elétrica utilizada no campus, e 200 m2 para geração de energia térmica, produzindo aquecimento de água utilizada nas caldeiras do hospital.

Suponha que cada metro quadrado de painel solar para energia elétrica gere uma economia de 1 kWh por dia e cada metro quadrado produzindo energia térmica permita economizar 0,7 kWh por dia para a universidade. Em uma segunda fase do projeto, será aumentada em 75% a área coberta pelos painéis solares que geram energia elétrica. Nessa fase também deverá ser ampliada a área de cobertura com painéis para geração de energia térmica.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 30 out. 2013 (adaptado).

Para se obter o dobro da quantidade de energia economizada diariamente, em relação à primeira fase, a área total dos painéis que geram energia térmica, em metro quadrado, deverá ter o valor mais próximo de

A) 231.

B) 431.

C) 472.

D) 523.

E) 672.

 

Solução

PRIMEIRA FASE:

Na 1a fase considerando apenas energia elétrica temos:

100 m2 de painéis solares no estacionamento

100 m2 no hospital,

no total então são 200 m2 para energia elétrica.

Na 1a fase considerando apenas energia térmica temos:

0 m2 de painel solar no estacionamento e

200 m2 de paineis solares no hospital.

Então a economia na 1a fase de energia elétrica foi de

200 . 1 = 200 kWh

E a economia na 1a fase de energia térmica foi de

200 . 0,7 = 140 kWh

No total foram economizados

200 + 140 = 340 kWh

 

SEGUNDA FASE:

Na 2a fase houve um aumento de 75% da área dos painéis que geram energia elétrica, passando a ser

200 . 1,75 = 350 m2

Gerando uma economia de

350 . 1 = 350 kWh

Na 2a fase queremos que tenha dobrado a energia total economizada na 1a fase.

Sabemos que o total economizado foi 340, então queremos que seja 680 kWh.

Já temos que foram economizados 350 kWh de energia elétrica, então será necessário economizar:

680 – 350 = 330 kWh apenas em energia térmica.

Se por m2 de painel economiza-se 0,7 kWh de energia térmica, precisamos que sejam x m2

x.0,7 = 330

x = 330/0,7

x = 471,4

O valor mais próximo é o da

Alternativa C

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 54/2023 - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 54/2023   Empresas de cosméticos retiram apoio a Ricardo Salles   Boticário, Natura e L’Occitane lideraram a retirada de todo o setor de cosméticos do manifesto de apoio a Ricardo Salles que entidades empresariais articulares depois da repercussão do “passar a boiada” do ministro do Meio Ambiente […]

PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - MAPA - 54/2023

MAPA - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 54/2023   De acordo com o Art. 2º da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, pessoa com deficiência é aquela que: “tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, […]

SAÚDE - FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA - ATIVIDADE 03 - 54/2023

ATIVIDADE 03 - SAÚDE - FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA - 54/2023 A doença de Alzheimer (DA) é responsável por 60-70% dos casos de demência em todo o mundo, com uma incidência global estimada de 24,3 milhões de casos. A DA é uma síndrome crônica que causa deterioração progressiva do sistema nervoso central (SNC), sendo característico de […]

Você é o assistente social responsável por atender Maria no CRAS ou conselheiro tutelar envolvido na proteção dos direitos das crianças. Responda às questões a seguir em, no

ATIVIDADE 1 - ESTADO E PROTEÇÃO SOCIAL - 51_2025   Maria é mãe solo de três filhos pequenos (dois, quatro e cinco anos) e reside em uma comunidade periférica de uma grande cidade brasileira. Devido à precariedade no mercado de trabalho e à falta de qualificação profissional, ela encontra dificuldades para manter a subsistência da […]

Assim, é fundamental refletir sobre o papel dos saberes digitais na formação docente e na construção do conhecimento. Nesse contexto, é essencial que

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

Acreditamos e proclamamos que: toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível

Declaração de Salamanca – 1994 Acreditamos e proclamamos que: toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas; sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp