• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes culturas ao longo do tempo. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a BNCC destaca a importância de que os estudantes “reconheçam que a Matemática é uma construção humana que se desenvolveu em diferentes culturas e contextos históricos” (BNCC, 2018, p. 298), estimulando uma abordagem mais significativa e contextualizada dos conteúdos matemáticos.

 

No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da atividade humana e elemento fundamental para compreender e intervir no mundo” (BNCC, 2018, p. 564). Nesse sentido, a inclusão da História da Matemática no ensino não é apenas um recurso didático, mas uma estratégia que valoriza a diversidade cultural, promove o pensamento crítico e humaniza a aprendizagem.

 

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel do professor como mediador entre o passado e o presente do conhecimento. Essa compreensão é essencial para a formação docente e para a construção de aulas mais envolventes, interdisciplinares e culturalmente ricas.

 

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.

 

Objetivo:

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre o papel da História da Matemática na formação docente.

 

O que você deve fazer:

Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.).

Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva...).

Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar), redija um texto dissertativo estruturado (introdução, desenvolvimento e conclusão) de 20 a 30 linhas respondendo aos seguintes pontos, sem ser no formato de tópicos.

 

- Introdução: apresente brevemente a importância da História da Matemática na formação de professores.

- Desenvolvimento: descreva as contribuições matemáticas de duas civilizações antigas, contextualizando historicamente.

- Explique como esses conceitos evoluíram até aparecerem na Matemática moderna ou escolar.

- Analise como a abordagem histórica pode enriquecer o ensino, citando pelo menos uma possibilidade prática de aplicação em sala de aula (ex: uma proposta de atividade, discussão, contextualização etc.).

- Conclusão: reflita sobre os benefícios e os limites de integrar a História da Matemática nas aulas hoje.

- Aponte o que essa perspectiva agrega à sua formação como educador.

 

Formato da resposta:

Texto entre 20 e 30 linhas, com estrutura argumentativa.

Linguagem formal, clara e objetiva.

Uso de citações e referências bibliográficas conforme as normas ABNT.

Pode usar o material da disciplina, livros e artigos científicos.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Texto 1 "O termo alfabetização designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. O domínio dessa

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - EESP - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 51_2025   Texto 1 "O termo alfabetização designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. O domínio dessa tecnologia envolve um conjunto de conhecimentos e procedimentos relacionados tanto ao funcionamento desse sistema […]

A permanência de um gerente em uma empresa está condicionada à sua produção no semestre. 

A permanência de um gerente em uma empresa está condicionada à sua produção no semestre.  Essa produção é avaliada pela média do lucro mensal do semestre. Se a média for, no mínimo, de 30 mil reais, o gerente permanece no cargo, caso contrário, ele será despedido. O quadro mostra o lucro mensal, em milhares de reais, […]

CCONT - CONTABILIDADE GERAL - MAPA - 54/2023

MAPA - CCONT - CONTABILIDADE GERAL - 54/2023 Olá, acadêmico(a)!   O objetivo básico dos demonstrativos contábeis é fornecer informações para a correta gestão dos negócios e para a correta avaliação dos resultados operacionais. Você já imaginou para que servem todos os relatórios contábeis de uma empresa? A Contabilidade não foi concebida para gerar informação […]

MAPA – GESTÃO DE PROJETOS – 52/2023

MAPA 01 – GESTÃO DE PROJETO – 52.2023   Projeto Implantação da ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade na Indústria “Santa Rosa”. A indústria de biscoitos “Santa Rosa” possui o Projeto Implantação da ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade, que visa conquistar a certificação que representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional […]

Cibele possui uma marca de moda praia em sua cidade, a Sol e Praia, produzindo biquínis e maiôs infantis e adultos. Por ser uma marca nova, ainda não possui uma loja física, realizando suas vendas on-line.

Cibele possui uma marca de moda praia em sua cidade, a Sol e Praia, produzindo biquínis e maiôs infantis e adultos. Por ser uma marca nova, ainda não possui uma loja física, realizando suas vendas on-line. Sua página na internet apresenta poucos modelos à disposição das clientes, pois seu foco está na venda de produtos […]

AE2 - TEORIA DOS JOGOS - 51/2024

ATIVIDADE 2 - TEORIA DOS JOGOS - 51/2024 QUESTÃO 1 A discriminação de preços é uma estratégia econômica em que uma empresa cobra preços diferentes para diferentes consumidores, com base em fatores como elasticidade da demanda, poder de compra ou preferências individuais. Esta prática permite que as empresas capturem o excedente do consumidor de maneira […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp