As novas tecnologias da informação devem ser compreendidas como ferramentas de ensino aliadas aos docentes, gestores e famílias, pois potencializam a capacidade de entender o mundo e a própria sociedade contemporânea. O ambiente da educação infantil não pode fazer com que as crianças percam o contato com a tecnologia, entretanto a utilização dessas ferramentas deve ser encorajada e planejada, fazendo com que ela colabore de forma qualitativa no processo educacional.
Fonte: BIAGGI, G. Q. F. et al. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PARA FAVORECER AS HABILIDADES DE PROFESSORES E ALUNOS NESSE NOVO TEMPO DIGITAL. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (on-line). Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, 2021.
Diante disso, realize a leitura dos dois artigos disponíveis em MATERIAL DA DISCIPLINA, sendo eles: o artigo 1 “O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PARA FAVORECER AS HABILIDADES DE PROFESSORES E ALUNOS NESSE NOVO TEMPO DIGITAL”; e o artigo 2 “AS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR”. Após a leitura e com base nesse material, responda às três questões a seguir:
1. Qual a utilidade das novas tecnologias para o ensino de crianças na Educação Infantil?
2. Quais são os desafios para o uso das tecnologias digitais na Educação Infantil?
3. Cite um exemplo de como trabalhar com as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas na disciplina de Educação Física.