• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

3. O que os autores Cruz e Castro (2019) concluem sobre o papel do formador (professor da disciplina de didática) nas conclusões do artigo?

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - EDU - DIDÁTICA - 51_2025

 

Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e interculturais, a diversidade de conhecimentos estruturantes e a crescente complexidade associada à docência. Contudo, Libâneo (2008 apud CRUZ e CASTRO, 2019) adota uma visão crítica desse momento, apontando para uma perda de foco no ensino de Didática, marcada pela secundarização do ato de "ensinar e aprender" (CRUZ e CASTRO, 2019).

 

CRUZ, Giseli Barreto da; CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado de. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes. Pro-Posições | Campinas–SP | V. 30 | e20160106 | 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/kJrVmZBcG7XtSWpB4hxqHps/

 

Considerando o artigo (disponível no ambiente da disciplina), intitulado “A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes” de Cruz e Castro (2019), responda as seguintes questões:

  1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?
  1. O artigo pontua que o processo de raciocínio pedagógico do professor se sustenta em esquemas gerais do conhecimento de base para a docência que podem ser categorizados em sete fontes. Cite essas sete fontes evidenciadas no texto por Cruz e Castro (2019) em acordo com Shulman (2004).
  1. O que os autores Cruz e Castro (2019) concluem sobre o papel do formador (professor da disciplina de didática) nas conclusões do artigo?

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

CBIO - MAPA - PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 54/2023

O professor que assume a postura de um profissional reflexivo será capaz de pensar suas ações e criar condições materiais de educar com base em princípios teóricos, mas com a finalidade de enriquecimento de sua prática cujo objetivo último é favorecer o desenvolvimento de seus alunos; ele também precisará ter a percepção do outro enquanto […]

O ganho de peso associado ao acúmulo de gordura, a flacidez da pele e a diástase dos músculos podem causar enfraquecimento

O ganho de peso associado ao acúmulo de gordura, a flacidez da pele e a diástase dos músculos podem causar enfraquecimento e desfiguramento da região abdominal. As deformidades causam desconforto físico e constrangimento estético, provocando queixas e insatisfações que levam homens e mulheres a buscarem por técnicas que melhorem o contorno corporal. PITANGUY, I. Cirurgia […]

Depois de conhecer os materiais de estudos, você deverá elaborar um texto dissertativo de, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas, apresentado seus entendimentos sobre os desafios

ATIVIDADE 1 - LIBRAS - 51_2025   O foco central da disciplina de Libras é a abordagem da inclusão dos surdos. Durante nossos estudos, destacamos a importância de considerar essa inclusão em múltiplos contextos sociais, incluindo educação, emprego, entretenimento, esportes e mais. Para enriquecer sua compreensão sobre esse tema, recomendamos que você assista ao vídeo […]

2. Vimos que temos alterações que podem ocorrer a qualquer momento e por qualquer razão. Pensando sobre isso, cite e explique as quatro fontes de alterações fundamentais

ATIVIDADE 1 - TÓPICOS ESPECIAIS - 51_2025   Os sistemas de software estão em constante evolução. A manutenção do software, isto é, modificações em artefatos existentes, chega a consumir 75% do custo total do seu ciclo de vida. Aproximadamente 20% de todo o esforço de manutenção é usado para consertar erros de implementação, e os […]

Para atingir o objetivo de recrutar talentos, esse texto publicitário:

Para atingir o objetivo de recrutar talentos, esse texto publicitário: A) afirma, com a frase “Queremos seu talento exatamente como ele é“, que qualquer pessoa com talento pode fazer parte da equipe. B) apresenta como estratégia a formação de um perfil por meio de perguntas direcionadas, o que dinamiza a interação texto-leitor. C) utiliza a […]

ATIVIDADE 1 – GPUB – MÉTODOS DE PESQUISA APLICADOS À GESTÃO PÚBLICA – 52/2023

A proposta da Atividade de Estudo 1 é discutir a relação entre Metodologias de Pesquisa e o desenvolvimento de explicações e abordagens para problemas sociais, pois, uma vez identificado um problema, é necessário pensar em caminhos para abordá-lo buscando a melhora de um contexto social e a promoção de justiça e equidade. Nesse sentido, a […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp