• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

2024/51 - MAPA - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 51/2024

Estudante,

 

Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a pesquisar sobre conteúdos voltados para a sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o aluno deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e, principalmente, para o raciocínio criativo. Dessa forma, o aluno se transforma em um aliado na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.

 

Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:

 

A hierarquia de memória é um conceito fundamental na Arquitetura e Organização de Computadores, essencial para entender como os sistemas computacionais gerenciam e acessam dados. Essa hierarquia é uma estrutura organizada de diferentes tipos de memória, cada uma com suas características específicas de velocidade, capacidade e custo. No topo desta hierarquia estão os registradores, seguidos pela memória cache, memória principal e, finalmente, os dispositivos de armazenamento secundário, como discos rígidos e SSDs. Os registradores são pequenas unidades de armazenamento de alta velocidade localizadas dentro da CPU (Unidade Central de Processamento) e desempenham um papel essencial no processamento de dados e execução de instruções. A memória cache, apesar de sua capacidade limitada, oferece velocidades de acesso rápidas, servindo como um armazenamento temporário para os dados mais acessados pelo processador. A memória RAM, com capacidade maior e velocidade mais baixa que a cache, é usada para armazenar dados e programas em uso ativo. Por fim, os dispositivos de armazenamento secundário, oferecem grandes capacidades de armazenamento a custos mais baixos, mas com velocidades de acesso significativamente menores. Este arranjo reflete um compromisso entre custo, capacidade e velocidade, buscando otimizar o desempenho geral do sistema ao manter os dados mais acessados nas memórias mais rápidas.

 

Diante do contexto, você deve enviar um ARQUIVO contendo as “respostas das questões” a seguir discriminadas. Para isso, consulte o livro da disciplina, aulas conceituais e faça pesquisas extras para completar as respostas. A seguir apresentamos algumas referências que podem ser consultadas.

 

  1. a) Explique como a hierarquia de memória afeta o desempenho de um sistema computacional.
  2. b) Quais são as estratégias utilizadas para otimizar o acesso aos dados dentro desta hierarquia?

 

 

Referências:

HENNESSY, J. L.; PATTERSON, D. A. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2011.

STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2016. TANENBAUM, A. S.; AUSTIN, T. Organização estruturada de computadores. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2013.

 

Como entregar a atividade:

O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido no TEMPLATE, para atividade MAPA, disponibilizado nos Materiais da Disciplina no Studeo, e pode ser entregue com a extensão (.pdf) e anexado no ambiente da atividade (no STUDEO).

 

Dicas para realizar a atividade:

  1. Assistir ao vídeo de orientação da Atividade que está no Fórum Interativo e no Mural de Avisos.

Durante as aulas, a professora fornecerá dicas atividades. Assim, é de suma importância participar da aula ao vivo ou assisti-la posteriormente.

  1. Assista às aulas conceituais da disciplina.

 

Orientações:

  • Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com descontos na nota, podendo chegar a zero.
  • Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  • Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite o envio de atividade em cima do prazo.

 

Boa Atividade!!!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Os conceitos de medidas de tendência central são considerados básicos no estudo da Estatística. Dentre elas, as principais são: média, moda e mediana

Os conceitos de medidas de tendência central são considerados básicos no estudo da Estatística. Dentre elas, as principais são: média, moda e mediana, utilizadas para representar a tendência de dados estatísticos. SILVA, M. B. E. Medidas de tendência central: investigando a compreensão dos alunos do ensino fundamental. In: SIPEMAT, 3, 2012, Fortaleza. Sobre as medidas […]

Por isso, não se deve pensar na aprendizagem como algo que ocorre apenas no âmbito escolar, sendo possível pensar na aquisição de novos comportamentos e novas

ATIVIDADE 1 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51_2025   A aprendizagem humana é um fator que depende não apenas do desenvolvimento cognitivo mas também de um desenvolvimento global do indivíduo, o que leva em consideração também o desenvolvimento físico. Por isso, não se deve pensar na aprendizagem como algo que ocorre apenas no […]

PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 54/2023 Você é o compositor! Para esta Atividade de Estudo 1 elabore uma paródia relacionada a Geografia, cujo objetivo é “Desenvolver uma compreensão conceitual da geografia de forma criativa, promovendo o engajamento e a retenção de informações”. A paródia é uma forma divertida de […]

ATIVIDADE 1 - HIDRÁULICA - 52/2023

Você, enquanto Engenheiro(a), tem a tarefa de substituir o lubrificante do pistão de certo equipamento. O pistão é cilíndrico, com massa de 500g, diâmetro de 15cm e altura de 5cm. Ele trabalha dentro de um cilindro com 15,4 centímetros de diâmetro e deve cair com a velocidade constante de 1,2 m/s. Qual deve ser a […]

Tanto o aconselhamento cristão quanto a capelania cristã preocupam-se com a assistência espiritual das pessoas. A diferença, como veremos adiante, está no campo de atuação de

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - TEOL - ACONSELHAMENTO CRISTÃO - 51_2025   Tanto o aconselhamento cristão quanto a capelania cristã preocupam-se com a assistência espiritual das pessoas. A diferença, como veremos adiante, está no campo de atuação de ambos. Na Teologia, existe o campo da Teologia Prática, que é onde se encontram as áreas de […]

Por sua vez, a PNAS indica como objetivos a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares

Por sua vez, a PNAS indica como objetivos a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares comunitários. Prioriza a população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp