• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

2. O artigo pontua que o processo de raciocínio pedagógico do professor se sustenta em esquemas gerais do conhecimento de base para a docência que podem ser categorizados

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - EDU - DIDÁTICA - 51_2025

 

Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e interculturais, a diversidade de conhecimentos estruturantes e a crescente complexidade associada à docência. Contudo, Libâneo (2008 apud CRUZ e CASTRO, 2019) adota uma visão crítica desse momento, apontando para uma perda de foco no ensino de Didática, marcada pela secundarização do ato de "ensinar e aprender" (CRUZ e CASTRO, 2019).

 

CRUZ, Giseli Barreto da; CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado de. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes. Pro-Posições | Campinas–SP | V. 30 | e20160106 | 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/kJrVmZBcG7XtSWpB4hxqHps/

 

Considerando o artigo (disponível no ambiente da disciplina), intitulado “A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes” de Cruz e Castro (2019), responda as seguintes questões:

  1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?
  1. O artigo pontua que o processo de raciocínio pedagógico do professor se sustenta em esquemas gerais do conhecimento de base para a docência que podem ser categorizados em sete fontes. Cite essas sete fontes evidenciadas no texto por Cruz e Castro (2019) em acordo com Shulman (2004).
  1. O que os autores Cruz e Castro (2019) concluem sobre o papel do formador (professor da disciplina de didática) nas conclusões do artigo?

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA – BEDU – FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO – 52/2023

Leia com atenção o poema de Eduardo Galeano:   O corpo: a beleza, o pecado e a doença A Igreja diz: O corpo é uma culpa. A Ciência diz: O corpo é uma máquina. A publicidade diz: O corpo é um negócio. O corpo diz: Eu sou uma festa.   Ao interpretar e analisar o […]

4. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação. *Esta atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito

ATIVIDADE 1 - DERMATOLOGIA E DISFUNÇÕES DA PELE - 51_2025   Sem dúvidas, é essencial para os profissionais da saúde e do bem-estar conhecer a fisiologia do corpo, visando entender suas alterações, que levam a patologias, e o bom funcionamento deste. Refletir sobre onde o produto irá fazer efeito e qual camada irá atingir são […]

(2) SEGUNDA ETAPA: Realização da atividade

MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 51_2025   Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.   Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no […]

Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou

Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais […]

ATIVIDADE 3 - PED - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - 54/2023

ATIVIDADE 3 - PED - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - 54/2023 Caro (a) Aluno (a)! Tudo bem? Este ambiente será utilizado para o envio da Atividade de Estudos 3 – RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. Para realizar o envio desta atividade, você deverá ter cumprido as seguintes etapas: Ter assistido as aulas de orientação do […]

A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina.

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp