• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - EDU - DIDÁTICA - 51_2025

 

Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e interculturais, a diversidade de conhecimentos estruturantes e a crescente complexidade associada à docência. Contudo, Libâneo (2008 apud CRUZ e CASTRO, 2019) adota uma visão crítica desse momento, apontando para uma perda de foco no ensino de Didática, marcada pela secundarização do ato de "ensinar e aprender" (CRUZ e CASTRO, 2019).

 

CRUZ, Giseli Barreto da; CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado de. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes. Pro-Posições | Campinas–SP | V. 30 | e20160106 | 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/kJrVmZBcG7XtSWpB4hxqHps/

 

Considerando o artigo (disponível no ambiente da disciplina), intitulado “A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes” de Cruz e Castro (2019), responda as seguintes questões:

  1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?
  1. O artigo pontua que o processo de raciocínio pedagógico do professor se sustenta em esquemas gerais do conhecimento de base para a docência que podem ser categorizados em sete fontes. Cite essas sete fontes evidenciadas no texto por Cruz e Castro (2019) em acordo com Shulman (2004).
  1. O que os autores Cruz e Castro (2019) concluem sobre o papel do formador (professor da disciplina de didática) nas conclusões do artigo?

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51_2025

MAPA - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51_2025 VOCÊ JÁ TEM O PLANO DE AÇÃO DO SEU NEGÓCIO? PROBLEMATIZAÇÃO O que as empresas precisam fazer para alcançar seus objetivos estratégicos? Cada área deve contribuir com ações alinhadas à missão e visão da empresa, promovendo um desempenho sustentável e competitivo. Pensar estrategicamente em todos os níveis é […]

O Art. 442 da CLT estabelece que o contrato de trabalho é o acordo, tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego. Além disso, ele é o negócio jurídico entre uma pessoa física (empregado) e uma pessoa física ou jurídica (empregador) sobre condições de trabalho.

O Art. 442 da CLT estabelece que o contrato de trabalho é o acordo, tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego. Além disso, ele é o negócio jurídico entre uma pessoa física (empregado) e uma pessoa física ou jurídica (empregador) sobre condições de trabalho. Em nossa legislação, são encontradas tanto a expressão contrato de […]

53/2023 - MAPA - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

MAPA - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - 53/2023 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina Administração Financeira, realizando a atividade MAPA! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber: Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio. Segunda etapa: Considere a situação problema da atividade. Terceira etapa: REALIZE […]

A dissertação deve ser desenvolvida com base em princípios da pesquisa científica em teologia, utilizando ao menos duas fontes acadêmicas para embasar a argumentação. É

ATIVIDADE 1 - TEOL - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: PESQUISAS ATUAIS EM TEOLOGIA - 51_2025 ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: PESQUISA ATUAIS EM TEOLOGIA   A teologia, enquanto campo do saber, busca compreender e interpretar as questões fundamentais da fé, da espiritualidade e da relação do ser humano com o divino. No ambiente acadêmico, a […]

GFIN - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 54/2023 - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - GFIN - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 54/2023 Olá, acadêmico(a) do Curso de Gestão Financeira! Essa é a sua Atividade de Estudo 1. Como descobrir se a empresa possuí recursos econômicos suficientes para pagar os seus compromissos junto a terceiros? A análise das demonstrações financeiras permite visualizar a situação econômico-financeira das empresas. […]

ATIVIDADE 1 – AGRO – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS..

 Ao longo dos anos, algumas cidades ou regiões ganham fama por causa de seus produtos ou serviços. Quando qualidade e tradição se encontram em um espaço físico, a Indicação Geográfica surge como fator decisivo para garantir a diferenciação do produto. As Indicações Geográficas se referem a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica. Seu […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp