• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

1. Ao longo da história, diferentes explicações sobre o processo saúde-doença foram desenvolvidas. Como a visão mágico-religiosa interpreta a saúde e a doença nesse

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - SAÚDE COLETIVA - 51_2025

 

Ao longo da história, a sociedade desenvolveu diversas explicações sobre o que significa ter saúde ou estar doente. Essas concepções variaram de acordo com o contexto cultural, social, econômico e científico de cada época, influenciando as práticas médicas e os cuidados com a saúde. Nas civilizações antigas, predominavam explicações mágico-religiosas. Já com o avanço da ciência, especialmente a partir do Iluminismo e da Revolução Industrial, a compreensão da saúde passou a se basear em explicações biológicas e experimentais. O modelo biomédico, que predomina até hoje, consolidou a ideia de que a doença resulta de alterações orgânicas, sendo passível de diagnóstico e tratamento por meio de métodos científicos. Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs um conceito ampliado que influenciou políticas públicas e reforçou a importância de fatores sociais e psicológicos na promoção da saúde (Furtado; Oliveira, 2019).

 

Fonte: FURTADO, M. D.; OLIVEIRA, R. G. Saúde Coletiva. Maringá: UniCesumar, 2019.

 

A partir do exposto, responda às questões a seguir:

 

  1. Ao longo da história, diferentes explicações sobre o processo saúde-doença foram desenvolvidas. Como a visão mágico-religiosa interpreta a saúde e a doença nesse contexto?

 

  1. Diante das transformações sociais, econômicas e políticas globais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um conceito de saúde amplamente difundido até os dias de hoje. Qual é esse conceito? Traga detalhes da definição desse conceito.

 

ORIENTAÇÕES E VÍDEO EXPLICATIVO PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE DE ESTUDO 1

​1. Leia o livro da disciplina.

  1. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
  2. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade, disponível para baixar na pasta Material da Disciplina ou pelo acesso ao link: https://youtu.be/5eVqSW2aQ78 (copie e cole no seu navegador de internet).
  3. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.

 

*Esta atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.

**Em caso de dúvidas, entre em contato com seu professor mediador.

 

Bons estudos!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA – PED – PRÁTICA DE ENSINO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO – 52/2023

Analise a situação hipotética: imagine que você finalizou o curso de Licenciatura em Pedagogia e foi convidado(a) a ministrar uma aula no Curso de Formação de Professores em Nível Médio, Modalidade Normal, na disciplina de Prática de Formação. O conteúdo que você deverá ministrar é: estágio como exigência para formação docente e sua importância na […]

A educação quilombola ocorreu por meio da demanda social e cultural que se inseriu nas políticas públicas brasileiras pelo direito à diferença,

A educação quilombola ocorreu por meio da demanda social e cultural que se inseriu nas políticas públicas brasileiras pelo direito à diferença, juntamente com o reconhecimento dos grupos excluídos ao longo da história com suas lutas por igualdade na diferença, como é o que ocorre com as populações negras e indígenas do país. Há muitos […]

Laboratórios da mais alta tecnologia, sistemas informáticos avançados, inteligência artificial e tantos outros recursos da “Nova Era” contrastam com as condições miseráveis da vida

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

O brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento humano infantil, pois é uma atividade que guia o desenvolvimento das funções tipicamente humanas da criança, como o

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - TAUT - PROCESSOS DE APRENDIZAGEM APLICADOS AO TEA - 51_2025   O brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento humano infantil, pois é uma atividade que guia o desenvolvimento das funções tipicamente humanas da criança, como o autocontrole, a atenção voluntária, a memória, a linguagem e o pensamento abstrato, […]

A reforma educacional de 1932 foi decisiva para o ensino, pois regulamentou e organizou o ensino secundário.

A reforma educacional de 1932 foi decisiva para o ensino, pois regulamentou e organizou o ensino secundário. No entanto, de acordo com o artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96, as finalidades desta etapa, denominada Ensino Médio, são: I. Alicerçar e aprofundar os conhecimentos apreendidos no Ensino Fundamental, de […]

Ao mesmo tempo, tais dados deveriam ser relativizados por aspectos socioculturais, infraestruturais, geográficos, climáticos, políticos e econômicos, dentro de muitos outros

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp