• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Considerando essa propriedade das membranas celulares, você irá fazer o seguinte experimento na etapa 1 abaixo:

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 53_2024

 

Em células eucarióticas, uma característica é a presença das membranas celulares, estruturas que delimitam as células e seus compartimentos internos, permitindo que substâncias que entram e saem atravessem as membranas; isso significa que algumas moléculas atravessam a membrana e outras são “barradas”. A seletividade das membranas celulares é um evento promovido pelo processo evolutivo, que levou ao desenvolvimento de vários mecanismos de transporte. Este intercâmbio de moléculas é fundamental para a sobrevivência das células.

 

De uma maneira geral, o transporte por meio da membrana pode ser classificado como ativo ou passivo. Quando uma substância é transportada de um lado a outro da membrana, a favor do gradiente de concentração, o transporte não requer gasto de energia e é denominado transporte passivo. Se a substância é transportada de um lado a outro da membrana contra o gradiente de concentração, o transporte requer gasto de energia e é denominado transporte ativo.

 

Adaptado de KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.

 

 

Considerando essa propriedade das membranas celulares, você irá fazer o seguinte experimento na etapa 1 abaixo:

 

ETAPA 1 – Experimento

 

Separe todos os materiais listados e siga o passo a passo abaixo:

 

1 – Materiais necessários:

 

A – Dois copos de vidro com o mesmo tamanho e características.

B – Uma colher de sopa.

C – Fita adesiva.

D – Folha de papel sulfite, ou folha de caderno ou folha do tipo post it.

E – Caneta.

F – Água potável.

G – Sal de cozinha.

H – Duas folhas de alface frescas.

 

2 – Passo a passo para execução do experimento:

 

Passo 1. Escreva com a caneta em um dos papeis “Água” e no outro “Água + Sal”. Em cada copo, cole com ajuda da fita adesiva esses papeis.

Passo 2. Coloque água nos dois copos, o mesmo volume.

Passo 3. No copo identificado com “Água + Sal”, adicione 1 colher de sopa de sal de cozinha e mecha.

Passo 4. Coloque uma folha de alface em cada copo.

Passo 5. Espere 15 minutos.

Passo 6. Retire as folhas de alface e as observe.

 

 

 

ETAPA 2 – Responda ao que se pede.

 

Após finalizado o experimento, responda:

 

  1. A) Qual é a característica de cada uma das folhas de alface antes e após serem adicionadas em cada copo?
  2. B) Qual tipo de transporte ocorreu? Explique.
  3. C) Por que houve diferença entre as folhas de alface dos dois copos?

 

​Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. Leia o livro da disciplina e o artigo indicado para a realização da atividade.
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
  3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/ys5j6zqQ44s (copie e cole no seu navegador de internet)
  4. Baixe o "Formulário de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta Material da Disciplina, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
  6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  7. Evite plágio de informações, nesse caso, insira as referências utilizadas para consulta das respostas.
  8. Atividades com imagens da internet ou compartilhadas entre alunos sofrerão penalizações.

*Esta atividade faz parte da composição de notas para a média na disciplina. Sua realização é muito importante!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Segundo a pesquisa da Senad/MJSP e Ipea, lançada nesta sexta-feira (22), o perfil de processados
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024   TÍTULO: EXECUÇÃO DA PENA, SUPERPOPULAÇÃO DE PRESÍDIOS E O TRÁFICO DE DROGAS   Vejamos a notícia abaixo:   MJSP promove reflexões sobre o perfil de encarcerados no país pela Lei de Drogas (www.gov.br).   Segundo a pesquisa da Senad/MJSP […]

Nesse sentido, o Sebrae apresenta algumas dicas para auxiliar as empresas na garantia da qualidade nos seus negócios, sendo: - avaliação de conformidade: ações que podem ser implementadas para que regras, normas ou regulamentos preestabelecidos sejam seguidas, acompanhadas e avaliadas, proporcionando adequado grau de confiança ao produto, processo, serviço ou ao profissional;
18/07/2024
Integrare Academy

  Nesse sentido, o Sebrae apresenta algumas dicas para auxiliar as empresas na garantia da qualidade nos seus negócios, sendo: - avaliação de conformidade: ações que podem ser implementadas para que regras, normas ou regulamentos preestabelecidos sejam seguidas, acompanhadas e avaliadas, proporcionando adequado grau de confiança ao produto, processo, serviço ou ao profissional; - metrologia: […]

Além disso, para uma boa execução da atividade: - É obrigatório a utilização do TEMPLATE/FORMULÁRIO WORD que está localizado no Material da Disciplina; - Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores, formadores e mediadores, tanto em aulas ao vivo quanto no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem; - Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão no Material Extra da disciplina; - A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web. *Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).
06/05/2024
Integrare Academy

Além disso, para uma boa execução da atividade:  - É obrigatório a utilização do TEMPLATE/FORMULÁRIO WORD que está localizado no Material da Disciplina; - Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores, formadores e mediadores, tanto em aulas ao vivo quanto no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem; […]

1.3) Indique qual seria a modulação mais adequada para o cenário apresentado acima. Justifique.
07/05/2024
Integrare Academy

1.3) Indique qual seria a modulação mais adequada para o cenário apresentado acima. Justifique.   SEGUNDA TAREFA: CÁLCULO DE ENLACE   Variações substanciais de potência nos sinais de telecomunicações são muito comuns, o que torna menos apropriado o uso da unidade de medida Watt (W) e seus submúltiplos, como é comum em outras áreas da […]

MAPA - SEG - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

MAPA - SEG - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 53_2024   Olá, estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA da disciplina de Gestão Integrada da Qualidade.   A atividade tem como tema “CONHECENDO A POLÍTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO” e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da […]

Como entregar? Um arquivo contendo duas partes, veja a seguir: Parte 1 - Relatório:  - Arquivo formulário padrão para responder atividade Mapa, disponível em Material da disciplina, com texto dissertativo com uma abordagem introdutória sobre a diversidade de insetos que ocorrem no Brasil; com as informações de fichamento e catalogação (características de nomenclatura: nome popular mais comum, nome científico da espécie mais comum, Reino, Filo, Classe e Ordem); principais características da Ordem (morfologia, habitat, modo de alimentação, de reprodução, ciclo de vida, relação com outros animais) e coevolução com plantas e serviços ecossistêmicos envolvidos. - Fotos com comprovação de sua autoria das imagens.
05/06/2024
Integrare Academy

Como entregar? Um arquivo contendo duas partes, veja a seguir: Parte 1 - Relatório:  - Arquivo formulário padrão para responder atividade Mapa, disponível em Material da disciplina, com texto dissertativo com uma abordagem introdutória sobre a diversidade de insetos que ocorrem no Brasil; com as informações de fichamento e catalogação (características de nomenclatura: nome popular […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp