• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Considerando a importância da Autonomia e de como as Tecnologias Assistivas proporcionam acesso dentro das especificidades do aluno, analise os seguintes casos hipotéticos a seguir:

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TAUT - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 53_2024

 

Leia o texto a seguir:

 

As Tecnologias Assistivas (TA) podem ser ferramentas poderosas para promover a inclusão e a autonomia na rotina educacional. Conceituá-las, aplicá-las e utilizá-las de forma multifuncional, considerando as necessidades e especificidades de cada usuário, é fundamental para garantir que elas cumpram seu papel de forma eficaz. A Tecnologia Assistiva, aliada a práticas pedagógicas inovadoras e a uma postura inclusiva por parte de toda a comunidade escolar, pode ser a chave para abrir as portas para um futuro mais justo e promissor para todos os alunos.

 

Fonte: adaptado de: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

 

Considerando a importância da Autonomia e de como as Tecnologias Assistivas proporcionam acesso dentro das especificidades do aluno, analise os seguintes casos hipotéticos a seguir:

 

Situação 1: uma criança, 7 anos de idade, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dificuldade visual severa e laudo médico que apresenta idade cognitiva anterior à idade biológica.

 

Situação 2: uma aluna com Altas habilidades/Superdotação e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A professora precisa ajustar a sua prática com recursos que “alimentem” a grande busca da aluna.

 

Situação 3: uma aluna com dificuldades de mobilidade e Transtorno do Espectro Autista (TEA); também apresenta movimentos estereotipados das mãos, boca e balbucia sons que nem sempre são compreendidos. 

 

Situação 4: um aluno de 9 anos com deficiência visual – ou apresenta um quadro informado de dislexia, ou tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou se encontra em um dos espectros autistas.

 

Com base nos casos hipotéticos apresentados, sua tarefa é analisar cada um dos quatro cenários e selecionar um produto de Tecnologia Assistiva adequado para cada situação. Para isso, você deverá elaborar um pequeno catálogo, seguindo os passos a seguir:

 

  1. A) Apresentação do catálogo: escreva um texto, em até 15 linhas, destacando a importância das Tecnologias Assistiva para a inclusão dos alunos. 
  2. B) Escolha um produto de Tecnologia Assistiva para cada uma das quatro situações descritas, utilizando o Catálogo da CEAPAT ou outras fontes confiáveis que falam sobre Tecnologias Assistivas.
  3. C) No formulário padrão da disciplina, insira a foto dos produtos escolhidos seguindo a legenda indicada para cada situação (Situação 1, Situação 2, Situação 3 e Situação 4).
  4. D) Escreva um parágrafo de no máximo 10 linhas para cada produto, justificando sua escolha com base na situação apresentada.

 

Site do Catálogo da CEAPAT: https://catalogoceapat.imserso.es/productos/categorias/unacategoria/1 ​

 

ORIENTAÇÕES:

 

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão

"Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Em caso de dúvidas, envie uma mensagem no fórum "TIRA-DÚVIDAS DO MAPA".

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

PARTE 1: estruture o balanço patrimonial da empresa, usando o seguinte modelo:
12/04/2024
Integrare Academy

PARTE 1: estruture o balanço patrimonial da empresa, usando o seguinte modelo: Fonte: a autora. Lembre-se de que Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. No final, compare o total de Ativos com o total de Passivo + Patrimônio Líquido. Os valores devem ser iguais. PARTE 2: a situação líquida da empresa é positiva ou negativa? […]

De acordo com o fragmento de texto anterior e com o conteúdo abordado na disciplina, escreva um texto dissertativo-argumentativo, explicando como padronização do ensino dificulta o aprendizado e gera uma sociedade excludente
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TAUT - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 53_2024   Conforme estudado e constatado no livro da disciplina de Tecnologia Assistiva para a Inclusão. A escola, palco de diversas críticas, vive em constante paradoxo: por um lado, tem a função de acolher a diversidade, mas, por outro, segue um caminho oposto, […]

A partir do exposto e com base em nosso material de estudo, responda às seguintes perguntas.
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 – SEP – TECNOLOGIAS, INTELIGÊNCIA E CONTRAINTELIGÊNCIA APLICADA – 54_2024   Inteligência e Contrainteligência no Contexto Organizacional A inteligência e a contrainteligência desempenham papéis essenciais no campo da segurança pública e privada, onde a proteção de informações sensíveis e a antecipação de ameaças são cruciais para a eficácia das operações. No âmbito da […]

O ADOECIMENTO DOS TRABALHADORES E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da população em geral, em função de sua idade, gênero, grupo social ou inserção em um grupo específico de risco. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho, como consequência da profissão que exercem ou exerceram, ou pelas condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado. Assim, o perfil de adoecimento e morte dos trabalhadores resultará da amalgamação desses fatores, que podem ser sintetizados em quatro grupos de causas
02/05/2024
Integrare Academy

O ADOECIMENTO DOS TRABALHADORES E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da população em geral, em função de sua idade, gênero, grupo social ou inserção em um grupo específico de risco. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho, como consequência da […]

Teoria da Empresa Aplicam-se às relações empresariais o Código Civil e a legislação extravagante em matéria comercial, vigendo, ainda, substancial porção do Código Comercial: doze dos treze títulos da Parte Segunda, relativa ao Comércio Marítimo (arts. 457-756), observando que o Título IX (Naufrágios e salvados, arts. 731-739) foi revogado em 1986, pela Lei n. 7.542. Até a promulgação do Código Civil de 2002, a legislação brasileira em matéria mercantil regia-se pela Teoria dos Atos de Comércio, construção de origem francesa (Código Comercial de Napoleão, de 1807), adotada pelo legistor pátrio que elaborou o Código Comercial de 1850, a Lei Imperial n. 556.
04/06/2024
Integrare Academy

  Teoria da Empresa Aplicam-se às relações empresariais o Código Civil e a legislação extravagante em matéria comercial, vigendo, ainda, substancial porção do Código Comercial: doze dos treze títulos da Parte Segunda, relativa ao Comércio Marítimo (arts. 457-756), observando que o Título IX (Naufrágios e salvados, arts. 731-739) foi revogado em 1986, pela Lei n. […]

UNICESUMAR - AE2 - ENF - FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES - 51/2024
12/03/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 02 - ENF - FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES - 51/2024 QUESTÃO 1 A íris é a principal estrutura para a iridologia. É uma membrana circular biconvexa, que possui um orifício central, a pupila, localizada entre a córnea e a face anterior do cristalino. Ela é formada por quatro camadas de tecido. Fonte: OLIVEIRA, […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp