• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

- Como você avaliaria a eficácia da lista de exercícios aplicada considerando as características

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024

 

A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar:

Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por meio de recursos visuais. Eles se beneficiam de gráficos, diagramas, ilustrações e vídeos que ajudam a visualizar e compreender os conceitos.

Sintonizado: Este perfil se caracteriza por alunos que aprendem melhor ouvindo. Aulas expositivas, podcasts e discussões orais são particularmente eficazes para esses estudantes, que retêm e compreendem informações ao ouvir explicações e conversas.

Canetinha: Estes alunos encontram mais facilidade em aprender registrando tudo. Tomar notas detalhadas, fazer resumos e criar mapas mentais são métodos que ajudam a fixar o conhecimento, pois o ato de escrever reforça a assimilação das informações.

Movimentador: Aprender fazendo é a principal característica deste perfil. Atividades práticas, experimentos, exercícios físicos e tarefas que envolvem repetição são ideais para esses alunos, que precisam interagir ativamente com o conteúdo para internalizá-lo.

Para atender a esses diferentes estilos de aprendizagem, o professor pode - e é aconselhado que assim faça - utilizar uma variedade de recursos pedagógicos, tais como:

- Vídeos ou videoaulas: Ótimos para os Observadores, esses recursos visuais podem apresentar conceitos complexos de maneira acessível e envolvente.

- Materiais de leitura: Livros, artigos e textos são essenciais para todos os perfis, especialmente para aqueles que preferem um aprendizado mais introspectivo e analítico.

- Quiz no Kahoot!: Ferramenta interativa e lúdica que pode engajar os alunos de todos os perfis, promovendo a revisão e a fixação dos conteúdos de forma divertida.

- Mão na massa (atividades práticas): Cruciais para os Movimentadores, essas atividades proporcionam a oportunidade de aprender fazendo, consolidando o conhecimento através da experiência prática.

- Roda de conversa: Ideal para os Sintonizados, permite a troca de ideias e o aprofundamento dos conteúdos por meio de debates e discussões, promovendo a aprendizagem colaborativa.

- Dominó (rotina de pensamento): Esse recurso pode beneficiar todos os perfis ao estimular o pensamento crítico e a reflexão, ajudando os alunos a estabelecer conexões entre diferentes conceitos de forma dinâmica e interativa.

Dessa forma, ao diversificar os métodos e recursos de ensino, é possível criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz, atendendo às necessidades individuais de cada aluno e potencializando o processo educativo.

Imagine que você está atuando como professor de Matemática em uma turma vibrante e cheia de energia do 6º ano do Ensino Fundamental. Durante o último conselho de classe, os professores se reuniram para discutir o progresso dos alunos e compartilharam observações detalhadas sobre três estudantes em particular. Estes alunos, cada um com suas próprias particularidades e estilos de aprendizagem, são:

Ana: É bastante atenta e adora ver fotos e vídeos de animais. Ela não gosta muito de escrever, e seu caderno está repleto de desenhos.

Pedro: Aprende melhor com atividades práticas. É criativo e gosta de anotar tudo em seu caderno. Mas, durante as aulas, se distrai facilmente.

Mariana: É comunicativa e aprende ouvindo os outros e compartilhando suas opiniões. Ela tem dificuldade em desenvolver seu pensamento quando está sozinha.

Com base nessas características, você decidiu aplicar uma atividade de Matemática com objetivos de aprendizagem bem definidos. Porém, optou por aplicar apenas uma lista de exercícios para buscar indícios de aprendizado. Após a avaliação, você mediu o alcance dos objetivos de aprendizagem e visualizou os resultados no seguinte diagrama:

Como um docente preocupado com a aprendizagem dos seus estudantes, certamente, você não avançaria para o próximo conteúdo sem fazer uma intervenção pedagógica para reverter as lacunas de aprendizagem indicadas no diagrama. Mas, devido ao tempo necessário para implementar recursos e metodologias diferenciadas, você poderia selecionar no máximo 2 recursos ou metodologias para incorporar em sala de aula. Esses recursos ou metodologias serão aplicados simultaneamente para todos os alunos.

Neste contexto, você deverá responder em formato de texto, com extensão de 20 à 30 linhas as respostas para as seguintes perguntas:

- Como você avaliaria a eficácia da lista de exercícios aplicada considerando as características individuais dos alunos?

- Quais as duas estratégias diferenciadas você selecionaria para melhorar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes?

- Essas estratégias beneficiariam apenas um dos estudantes ou todos eles? Por que?

- O que é mais importante para garantir a personalização do ensino? O uso de ferramentas digitais ou a intencionalidade pedagógica do seu uso?

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

4 - A escola tem algum projeto de inclusão? Ela oferece atendimento especializado aos alunos com necessidades especiais?  R:  (MÍNIMO 5 LINHAS, MÁXIMO 10 LINHAS)
15/07/2024
Integrare Academy

  4 - A escola tem algum projeto de inclusão? Ela oferece atendimento especializado aos alunos com necessidades especiais?  R:  (MÍNIMO 5 LINHAS, MÁXIMO 10 LINHAS)   5 – De que forma ocorre a integração entre a escola e a comunidade escolar?  R:  (MÍNIMO 5 LINHAS, MÁXIMO 10 LINHAS)   6 – Disserte sobre as […]

2) Descreva quais são os sinais e quais são os sintomas da ocorrência acima:
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EDU - TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS - 53_2024   A área de urgência e emergência exige do profissional qualifi cação para oferecer os cuidados instantâneos e seguros à vítima, independentemente do seu estado. Nesse sentido, saber diferenciar os dois é o primeiro passo para compreender o planejamento do atendimento à […]

De acordo com Romjin et al. (1993) apud Pagan & Pagan (2023) exercicios físicos de intensidade mais baixa, isto é, a 25% do consumo maximo de oxigênio (VO2máx) utilizarão substancialmente ácidos graxos livres durante o exercício físico, ao passo que exercícios mais intensos, por exemplo, a 85% do VO2máx, utilizarão mais glicogênio muscular.
17/07/2024
Integrare Academy

    De acordo com Romjin et al. (1993) apud Pagan & Pagan (2023) exercicios físicos de intensidade mais baixa, isto é, a 25% do consumo maximo de oxigênio (VO2máx) utilizarão substancialmente ácidos graxos livres durante o exercício físico, ao passo que exercícios mais intensos, por exemplo, a 85% do VO2máx, utilizarão mais glicogênio muscular. […]

SEGUNDA ETAPA: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade.  A MarketBoost Consultoria em Marketing está buscando definir os preços de seus serviços de forma estratégica. Eles precisam calcular o custo do serviço prestado, determinar o preço de venda utilizando o Mark-up multiplicador e identificar o ponto de equilíbrio contábil para garantir a viabilidade financeira do negócio. 
05/06/2024
Integrare Academy

SEGUNDA ETAPA: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade.    A MarketBoost Consultoria em Marketing está buscando definir os preços de seus serviços de forma estratégica. Eles precisam calcular o custo do serviço prestado, determinar o preço de venda utilizando o Mark-up multiplicador e identificar o ponto de equilíbrio contábil para garantir a viabilidade financeira […]

Ao lado do último círculo tem um raio com uma flecha apontando para baixo e, na ponta da flecha, uma forma estrelada amarela com o texto “energia liberada”. Ao lado do raio, tem outro círculo laranja com um P e o texto “fosfato removido”.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BEDU - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 53_2024   O ATP (Adenosina Tri-fosfato) é descrito como uma “moeda energética”, por ser a molécula que fornece a energia necessária para que ocorra o trabalho celular. A molécula de ATP e formada por açúcar (ribose), ligado a uma base nitrogenada (adenina) e uma cadeia […]

Essa cliente tinha expectativas de desfrutar de momentos de tranquilidade e cuidado pessoal, confiando nos profissionais e nos produtos utilizados pelo spa. Infelizmente, durante o decorrer do tratamento,
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL - 53_2024 Olá, estudante! Como vai? Chegou a hora de praticar o conteúdo aprendido na disciplina de Bioética e Responsabilidade Civil! ​Há alguns anos, uma cliente em busca de relaxamento e bem-estar decidiu frequentar um spa renomado, onde optou por um tratamento que envolvia podologia, estética e terapia integrativa […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp