Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de biologia e bioquímica humana, você consegue compreender o impacto que o ambiente aquoso pode gerar na pele após várias horas de submersão? Nas pontas dos pés e mãos, porque ocorre a formação de rugas, enquanto no dorso da mão isso não ocorre? Nestas situações, a água entra ou sai do organismo?
Leva cerca de 3,5 minutos em água morna para que as pontas dos nossos dedos comecem a se enrugar. Já em temperaturas mais baixas, de cerca de 20 °C, pode levar até 10 minutos. Mas a maioria dos estudos concluiu que são necessários cerca de 30 minutos na água para atingir o enrugamento máximo. Essa impressionante mudança é familiar, mas também desconcertante. Afinal, apenas a pele dos dedos das mãos e dos pés fica enrugada quando imersa na água, enquanto outras partes do corpo, como os antebraços, o tórax, as pernas e o rosto, permanecem com a mesma aparência de antes de serem submersos. Wilder-Smith e seus colegas, em 2003, hipotetizaram que, quando as mãos são imersas na água, os dutos de suor nos nossos dedos se abrem para permitir a entrada de água, o que gera desequilíbrio dos sais da pele. Essa alteração dos sais aciona as fibras nervosas dos dedos, causando a constrição dos vasos sanguíneos em volta dos dutos de suor. Isso, por sua vez, causa perda de volume na região carnosa da ponta do dedo, que puxa para baixo a pele da superfície que então se distorce, criando rugas.
Após diversas explicações ao grupo de idosos, você percebe que eles não estão completamente convencidos das informações que você apresentou. Estes idosos questionam as informações apresentadas porque acreditam que somente podemos ingerir ou eliminar água através de locais específicos, como boca, uretra e ânus.
Nesta situação, você resolve fazer uma demonstração prática do transporte de água, por osmose, através da membrana plasmática.
O que e como deve ser feito?
- Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realizar uma pesquisa bibliográfica e compreender o processo de osmose.
- Posteriormente, você deverá preparar os materiais a serem utilizados nesta atividade. Para tal, você utilizará alface, água e sal. Você precisará de três folhas de alface frescas, três copos com água e duas colheres de sopa de sal de cozinha.
Para esta atividade, siga os passos a seguir:
No dia anterior ao experimento, você deverá pegar uma das três folhas de alface e deverá dispor sobre um prato, que deverá ser colocado para ser desidratado na geladeira. Lembre-se que esta folha de alface deverá ficar pelo menos 8 horas na geladeira.
No dia do experimento, você deverá encher três copos grandes (de tamanho suficiente para colocar a folha de alface) com água, e numerá-los de 1 a 3.
No copo 1 você deverá inserir a folha de alface murcha, que estava dentro da geladeira.
No copo 2 você deverá inserir uma folha de alface fresca.
No copo 3 você deverá colocar duas colheres de sopa de sal de cozinha e mexer até o sal ser completamente dissolvido. Após, colocar a terceira folha de alface, fresca.
Agora, com os três copos cheios, você deverá aguardar 4 horas em temperatura ambiente para análise.
Após este período, retire as três folhas de alface, disponha sobre um prato e responda conforme foi observado separadamente em cada copo: como o transporte de água através da membrana plasmática (osmose) promoveu as alterações visuais nas folhas de alface, antes e depois de inseri-las nos copos com água?
Fotografe os três copos juntos com os alfaces e insira no espaço correspondente ao formulário padrão.
Procedimentos para realizar a atividade:
Responder a sua atividade no FORMULÁRIO PADRÃO DA ATIVIDADE MAPA, disponível em material da disciplina, localizado no canto inferior direito do ambiente da disciplina.
Como deve ser entregue?
Salvar o arquivo do formulário padrão MAPA em formato PDF ou Doc.x (Word).
Anexar o arquivo final em PDF ou Doc.x (Word) no ambiente específico para envio do MAPA. Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em "Finalizar Questionário".