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CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE – CASO CABE A Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa (CABE), sediada em Londres, na Inglaterra, é a primeira organização da Força Aérea Brasileira com sede no exterior a receber a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. Dessa forma, atesta-se que o efetivo zela não apenas pela qualidade dos processos de aquisição, mas também, pelo cumprimento das normas, regulamentos e legislações governamentais, aumentando a credibilidade diante da comunidade comercial aeronáutica internacional.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030



CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE – CASO CABE

A Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa (CABE), sediada em Londres, na Inglaterra, é a primeira organização da Força Aérea Brasileira com sede no exterior a receber a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. Dessa forma, atesta-se que o efetivo zela não apenas pela qualidade dos processos de aquisição, mas também, pelo cumprimento das normas, regulamentos e legislações governamentais, aumentando a credibilidade diante da comunidade comercial aeronáutica internacional.

O chefe da CABE explica que a gestão da qualidade vai além da simples aplicação de procedimentos padronizados, pois representa a construção de uma nova cultura organizacional, envolvendo a alta liderança, os parceiros e os clientes. Além disso, ele destaca que “entre outros benefícios da gestão da qualidade, a elevação dos níveis de organização, nas fases internas e externas dos processos, ficará ainda mais evidente, ressaltando a adequada condução das atividades, com isonomia e imparcialidade, além do contínuo cumprimento dos princípios de gestão da qualidade”.

Fonte: https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/34474/INTERNACIONAL%20-20CABE%20recebe%20Certifica%C3%A7%C3%A3o%20do%20Sistema%20de%20Gest%C3%A3o%20da%20Qualidade. Acesso em: 14 jun. 2024.

Atrelado ao conteúdo do texto acima, tem-se que o número de empresas que buscam obter a certificação ISO 9001 tem aumentado nos últimos anos. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em 2022 foram emitidos 4.330 certificados deste tipo dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC). No ano passado, o número de certificações chegou a 5.277, o que representa um aumento de quase 22%.

Dessa forma, a Norma ISO 9001 estabelece os critérios para um sistema de gestão da qualidade e é a única norma na família que pode ser certificada (embora isso não seja obrigatório). Pode ser utilizada por qualquer organização, grande ou pequena, independentemente do seu ramo de atividade. Na verdade, existem mais de um milhão de empresas e organizações em mais de 170 países com certificação ISO 9001. O uso da ISO 9001 ajuda a garantir que os clientes obtenham produtos e serviços consistentes e de boa qualidade, o que, por sua vez, traz muitos benefícios comerciais.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Com-aumento-das-certificacoes-ISO-9001-Tecpar-fortalece-qualidade-das-empresas. Acesso em: 14 jun. 2024.

Agora, com base no que foi apresentado, eu te convido a imaginar que você foi contratado (a) para gerenciar o processo de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade certificado na empresa dos seus sonhos. Você deverá coordenar toda a empresa e garantir que o sistema se solidifique e a certificação aconteça. Para que isso aconteça, você deverá seguir alguns passos, sendo:

PASSO 1:
A norma estabelece atividades de gestão que são requisitos para a certificação. Contudo, essas atividades só atingirão o resultado esperado se a organização aplicar os princípios de gestão, que resultam em uma base firme para o sistema de gestão da qualidade. Seu papel aqui é:

A) APRESENTAR os princípios de gestão atrelados ao sistema de gestão da qualidade.
B) EXPLICAR os princípios de gestão atrelados ao sistema de gestão da qualidade.
Obs.: faz-se necessário explicar todos os 7 (sete) princípios, por isso, é importante que você leia, entenda e sintetize cada item, explicando com suas palavras seu entendimento sobre cada item.

PASSO 2:
O segundo passo é estabelecer e explicar os itens de um roteiro de implementação da Noma ISO. Dessa forma, para cumprir tal objetivo, você deve se basear na trilha de implantação de norma certificável de sistema de gestão. Seu papel aqui é:

A) ESTABELECER o roteiro com base na trilha de implantação de norma certificável de sistema de gestão.
B) EXPLICAR os itens presentes no roteiro estabelecido com base na trilha de implantação de norma certificável de sistema de gestão.
Obs.: faz-se necessário citar e explicar os 9 (nove) itens do roteiro de implementação, por isso, é importante que você leia, entenda e sintetize cada item, explicando com suas palavras seu entendimento sobre cada item.

PASSO 3:
O terceiro passo consiste em apresentar os benefícios que a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade trará para a empresa, por isso, neste passo, é importante que você cite, pelo menos, 3 (três) benefícios para convencer seu contratante da importância da implantação do sistema e da certificação.
Obs.: a resposta deve estar baseada no que você adquiriu de conhecimento durante todo o andamento da disciplina, por isso, responda com clareza, não sendo necessário explicar, apenas citar.

Feito isso e aprovado pelo contratante, você poderá dar andamento ao processo rumo à certificação.

 

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