• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

C) No formulário padrão da disciplina, insira a foto dos produtos escolhidos seguindo a legenda indicada para cada situação (Situação 1, Situação 2, Situação 3 e Situação 4).

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TAUT - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 53_2024

 

Leia o texto a seguir:

 

As Tecnologias Assistivas (TA) podem ser ferramentas poderosas para promover a inclusão e a autonomia na rotina educacional. Conceituá-las, aplicá-las e utilizá-las de forma multifuncional, considerando as necessidades e especificidades de cada usuário, é fundamental para garantir que elas cumpram seu papel de forma eficaz. A Tecnologia Assistiva, aliada a práticas pedagógicas inovadoras e a uma postura inclusiva por parte de toda a comunidade escolar, pode ser a chave para abrir as portas para um futuro mais justo e promissor para todos os alunos.

 

Fonte: adaptado de: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

 

Considerando a importância da Autonomia e de como as Tecnologias Assistivas proporcionam acesso dentro das especificidades do aluno, analise os seguintes casos hipotéticos a seguir:

 

Situação 1: uma criança, 7 anos de idade, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dificuldade visual severa e laudo médico que apresenta idade cognitiva anterior à idade biológica.

 

Situação 2: uma aluna com Altas habilidades/Superdotação e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A professora precisa ajustar a sua prática com recursos que “alimentem” a grande busca da aluna.

 

Situação 3: uma aluna com dificuldades de mobilidade e Transtorno do Espectro Autista (TEA); também apresenta movimentos estereotipados das mãos, boca e balbucia sons que nem sempre são compreendidos. 

 

Situação 4: um aluno de 9 anos com deficiência visual – ou apresenta um quadro informado de dislexia, ou tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou se encontra em um dos espectros autistas.

 

Com base nos casos hipotéticos apresentados, sua tarefa é analisar cada um dos quatro cenários e selecionar um produto de Tecnologia Assistiva adequado para cada situação. Para isso, você deverá elaborar um pequeno catálogo, seguindo os passos a seguir:

 

  1. A) Apresentação do catálogo: escreva um texto, em até 15 linhas, destacando a importância das Tecnologias Assistiva para a inclusão dos alunos. 
  2. B) Escolha um produto de Tecnologia Assistiva para cada uma das quatro situações descritas, utilizando o Catálogo da CEAPAT ou outras fontes confiáveis que falam sobre Tecnologias Assistivas.
  3. C) No formulário padrão da disciplina, insira a foto dos produtos escolhidos seguindo a legenda indicada para cada situação (Situação 1, Situação 2, Situação 3 e Situação 4).
  4. D) Escreva um parágrafo de no máximo 10 linhas para cada produto, justificando sua escolha com base na situação apresentada.

 

Site do Catálogo da CEAPAT: https://catalogoceapat.imserso.es/productos/categorias/unacategoria/1 ​

 

ORIENTAÇÕES:

 

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão

"Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Em caso de dúvidas, envie uma mensagem no fórum "TIRA-DÚVIDAS DO MAPA".

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

- Os produtos (insumos) que serão utilizados nesse evento gastronômico como podem impactar positivamente os clientes?
27/08/2024
Integrare Academy

  MAPA/PORTFÓLIO - GAS - IMERSÃO PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS GASTRONOMICOS - 53_2024   MAPA - Imersão Profissional de Gastronomia com ênfase em Eventos Gastronômicos Planejamento de Evento Gastronômico em uma Vinícola Evento: Planejamento de Evento Gastronômico em uma Vinícola   Planejar um evento gastronômico envolve diversos aspectos, desde a escolha do local, menu, fornecedores, […]

3) Há três tipos de planejamento a serem considerados, principalmente quando se considera grandes níveis hierárquicos, sendo eles: o planejamento estratégico, o tático e o operacional (ou funcional).
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - POD - IMERSÃO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DA PODOLOGIA - 53_2024   Olá, aluno! Seja bem-vindo a esta atividade. Para o desenvolvimento de um trabalho estratégico, é necessário que seja realizado um planejamento de pessoas, ou seja, uma atividade de antecipar as necessidades futuras de vagas, projetando o trabalho em sintonia com a […]

Considerando a atividade de Inteligência de Segurança Privada, percebe-se que no dia a dia das organizações de Segurança Privada como um todo uma necessidade constante de aprimorar a defesa dos ambientes físicos e digitais, aprendendo a utilizar novas ferramentas e tecnologias que auxiliam no dia a dia, além de acompanhar as novas práticas que podem colocar em risco a segurança das organizações. Como por exemplo o a utilização de equipamentos modernos como porteiros eletrônicos e câmeras nos ambientes físicos, como também práticas de segurança que garantam a proteção da informação no uso de computadores e TI em uma organização.
03/05/2024
Integrare Academy

Considerando a atividade de Inteligência de Segurança Privada, percebe-se que no dia a dia das organizações de Segurança Privada como um todo uma necessidade constante de aprimorar a defesa dos ambientes físicos e digitais, aprendendo a utilizar novas ferramentas e tecnologias que auxiliam no dia a dia, além de acompanhar as novas práticas que podem […]

51/2024 - SECR - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - ATIVIDADE 1
21/02/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SECR - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - 51/2024   Leia os textos a seguir:   Texto I   Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/educacao/2022/06/22/internas_educacao,1375150/emprego-erros-de-portugues-desclassificam-mais-da-metade-dos-candidatos-em.shtml. Acesso em: 14 set 2024   Texto II   Gramática é o conjunto de regras que indicam o uso mais correto de uma língua. No início, a gramática tinha como função apenas […]

Considerando as informações apresentadas acima e o que você aprendeu sobre cartografia nessa disciplina, compare as representações cartográficas, identifique e disserte sobre o período histórico de cada uma, as semelhanças, as diferenças e as possíveis tendências que cada uma traz.
06/05/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - HIST - GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA - 52_2024 MAPA DA EUROPA EM 1571 MAPA DA EUROPA EM 1815 Disponível em: https://www.guiageo-europa.com/mapas-historicos/europa-1815.htm. Acesso em: 8 mar. 2024. Considerando as informações apresentadas acima e o que você aprendeu sobre cartografia nessa disciplina, compare as representações cartográficas, identifique e disserte sobre o período histórico de […]

Ética é uma palavra que deriva de ethos, que em grego, significa “costume”, “caráter”, “tradição” (FARIA, 1994). É a forma que o homem utiliza para se organizar em sociedade, elaborando juízos de valor e criando leis de governo. Também se refere à índole, significando o estudo do caráter para determinar como o indivíduo poderá se tornar virtuoso. Desse modo, a natureza do homem apresenta duas dimensões: a política e a moral que se manifestam nos diferentes ethos.
06/05/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - CFEL - FILOSOFIA DA FELICIDADE - 52_2024 Ética é uma palavra que deriva de ethos, que em grego, significa “costume”, “caráter”, “tradição” (FARIA, 1994). É a forma que o homem utiliza para se organizar em sociedade, elaborando juízos de valor e criando leis de governo. Também se refere à índole, significando o […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp