• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.​

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024

 

O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura.

A organização dessas unidades temáticas é fundamental para um planejamento adequado nas aulas de Educação Física Escolar. Para além desses conhecimentos, ao trabalharmos com alunos público-alvo da Educação Especial se faz necessário compreender as abordagens/técnicas de instrução que devem ser aplicadas pelo professor para que esses alunos possam compreender e realizar as diversas práticas corporais. Lieberman (2002) destaca que o uso de algumas abordagens poderá garantir maior autonomia e maior participação de alunos independente de sua deficiência, sendo elas:

 

LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2022

 

- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento. 

- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.​

- Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta. ​

- Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.

 

A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi aprovado em um concurso público como professor de Educação Física no município em que reside. Ao conhecer seus alunos, você observa que das seis turmas para as quais dará aula, três turmas apresentam alunos com diferentes tipos de deficiência. O 4º A apresenta um aluno com deficiência intelectual; o 4º B apresenta um aluno com deficiência visual; e o 5º A apresenta um aluno com deficiência física.

 

Para executar a atividade, você deverá GRAVAS UM VÌDEO contendo as seguintes instruções:

  1. Escolher UMA das três turmas acima citadas (4º A - deficiência intelectual; 4º B - deficiência visual ou 5º A - deficiência física).
  2. Escolher UMA das unidades temáticas (esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura) e desenvolver UMA atividade fazendo o uso de DUAS das quatro abordagens/técnicas de instrução: orientação verbal, demonstração, assistência física ou brailling).
  3. Para o desenvolvimento dessa atividade convide DOIS ou mais colegas, a partir de 18 anos de idade (não é permitido que indivíduos menores de 18 anos participem da atividade), para participar, sendo que UM deles deverá simular ter uma das deficiências escolhida por você. Caso conheça e queira realizar a atividade com uma pessoa com deficiência física, visual ou motora, é possível, desde que seja adulto. Os demais participantes não deverão representar pessoas com deficiência.
  4. No início do vídeo, você acadêmico precisa se apresentar (nome completo e RA), receber o grupo de participantes, explicar a atividade detalhadamente (passo a passo) e aplicar (conduzir/orientar o desenvolvimento da atividade durante a execução). O vídeo deve ter entre dois e três minutos. O MAPA é individual e será corrigido considerando os critérios descritos anteriormente. As instruções sobre como gravar e enviar vídeos constam na Sala do Café.

Em resumo, você deve:

 - Gravar um vídeo de 2 a 3 minutos;

- Elaborar uma atividade;

- Conduzir/orientar um indivíduos com deficiência nesse circuito(a depender do que você escolher), utiliizando DUAS abordagens de instrução (a sua escolha);

Importante:

- É OBRIGATÓRIO a participação de mais DUAS pessoas, além de você, aluno. Sendo que uma delas deverá simular a deficiência escolhida.

- É PROIBIDO a participação de crianças ou adolescentes (menor que 18 anos) no vídeo. Caso apareça, sua atividade será ZERADA!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

UNICESUMAR – FSCE – FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA I – 51/2024
14/03/2024
Integrare Academy

1ª QUESTÃO Considere a seguinte situação fictícia: A convivência em sociedade para ser harmoniosa é necessário pensar no coletivo de maneira que as ações no individual não dificultem a vida do outro. Ser responsável para que haja uma dinâmica social mais empática prepara a sociedade para conseguir possibilidades de acordos e resolução de problemas. Esse […]

Neste sentido, considere o seguinte Balanço Patrimonial de uma determinada empresa referente ao ano de 2023:
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - 53_2024   O Índice de Liquidez Corrente e o Índice de Endividamento Geral são dois indicadores financeiros fundamentais que, quando analisados em conjunto, oferecem uma visão mais completa da saúde financeira e da estrutura de capital de uma empresa.   Neste sentido, considere o seguinte Balanço Patrimonial de uma […]

Estudo de caso Maria sempre foi uma profissional dedicada e apaixonada pelo que fazia. Ela trabalhava como engenheira de software em uma empresa de tecnologia renomada, onde frequentemente compartilhava suas ideias e insights com colegas durante reuniões e workshops. No entanto, Maria nunca havia feito uma apresentação formal em uma palestra, e isso sempre foi um desafio que ela queria superar.
30/04/2024
Integrare Academy

Estudo de caso Maria sempre foi uma profissional dedicada e apaixonada pelo que fazia. Ela trabalhava como engenheira de software em uma empresa de tecnologia renomada, onde frequentemente compartilhava suas ideias e insights com colegas durante reuniões e workshops. No entanto, Maria nunca havia feito uma apresentação formal em uma palestra, e isso sempre foi […]

b) Identifique as dificuldades para implementar a qualidade na empresa ou na propriedade rural.
18/07/2024
Integrare Academy

b) Identifique as dificuldades para implementar a qualidade na empresa ou na propriedade rural. c) Apresente o objetivo principal do programa de gestão da qualidade na empresa ou propriedade rural. d) Relate os possíveis problemas enfrentados pela empresa ou propriedade rural, devido a não implementação de uma gerência administrativa (mínimo de quatro pontos). e) Liste, […]

1. Educação Financeira: a SEMEF promove a cultura de educação financeira em Maringá, fornecendo aos cidadãos as ferramentas e o conhecimento necessários para tomar decisões financeiras
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - 53_2024   Olá, estudante do Curso de Gestão Pública e da disciplina de IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA. A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo central desta atividade é permitir que você, estudante, compreenda a importância da Gestão Administrativa Financeira na redução […]

O levantamento da Fundação Neotrópica do Brasil, em parceria com o Ministério Público do Mato Grosso do Sul, encontrou poluição em 5 rios da Bacia do Miranda, que está provocando turbidez em águas cristalinas. "Significa que a água está recebendo um volume de sedimentos maior do que deveria estar recebendo. Todos esses impactos somados vão resultar diretamente em uma mudança completa na qualidade desses rios. Desde a qualidade da aparência do rio quanto a contaminação com agrotóxicos com metais pesados", afirma Kwok Chiu Chueng, superintendente executivo da Neotrópica do Brasil.
19/07/2024
Integrare Academy

  O levantamento da Fundação Neotrópica do Brasil, em parceria com o Ministério Público do Mato Grosso do Sul, encontrou poluição em 5 rios da Bacia do Miranda, que está provocando turbidez em águas cristalinas. "Significa que a água está recebendo um volume de sedimentos maior do que deveria estar recebendo. Todos esses impactos somados […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp