• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

BEDU – ESTÁGIO IV – ATIVIDADE DE ESTUDOS 2

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

BEDU – ESTÁGIO IV – ATIVIDADE DE ESTUDOS 2

 

Nome do acadêmico:
RA:
Curso: Bacharelado em Educação Física 
Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Valor da Atividade: 3,0 pontos
Prazo para postagem:

 

Orientações:

 

- É obrigatório utilizar o modelo da atividade disponível no "Material da Disciplina".

- Leia com atenção todas as informações disponíveis no modelo atividade de estudo e assista a aula conceitual.

- É obrigatória a apresentação de 1 (Uma) referência nas normas da ABNT. Na Sala do café, encontra-se um arquivo de como referenciar os livros.

- A atividade é individual. Em caso de cópias, atividades similares entre estudantes e plágio à atividade será zerada.  

- Você deverá enviar o modelo atual em 1 (um) único arquivo, no formato do WORD (.doc ou .docx). A avaliação será feita apenas neste formato, portanto, não entregue outro formato de arquivo. 

- CERTIFIQUE-SE DE QUE O ARQUIVO É O CORRETO ANTES DE FINALIZAR A ATIVIDADE! POIS, NÃO HÁ COMO REENCAMINHÁ-LO. PORTANTO, FAÇA A CONFERÊNCIA ANTES DE ENVIAR.

 

Você aluno, após concluir o Bacharelado em Educação Física foi contratado para atuar em uma empresa de Personal para populações especiais. Sua atuação terá início no próximo mês e sua primeira aluna será uma gestante. 

 

Principais características da aluna gestante
Nome: Ana                                      Idade: 28 anos
Peso: 72kg                                      Altura: 1,67
Tempo de gestação: segundo trimestre (4-6 meses)

Possui alguma doença? Não
Nível de atividade física: Ativa, praticou musculação nos últimos dois anos, mas atualmente só faz caminhada 3x na semana.

Restrição médica? Não
Objetivo: Fortalecimento muscular dos membros inferiores para o parto normal

Informações para elaboração de sua sessão de treino:
  • Tempo total da aula: 40 minutos
  • Dias da semana: terça-feira 
  • Horário: 9h00min às 9h40min
  • Intensidade: leve à moderada
  • Local: casa da aluna (área)
  • Materiais disponíveis: bola suíça (bola de pilates); 1 colchonete; 1 cadeira e um trio de mini band.
    Caso seja necessário, poderá utilizar a parede como apoio de alguns exercícios.

VEJA O EXEMPLO A SEGUIR:

 

EXEMPLO DE PLANO DE ATIVIDADE 
Aluna: Ana Idade: 28 anos
Peso: 72 kg Altura: 1,67
Gestante: segundo trimestre (4-6 meses)
Dia da aula: terça-feira Tempo total: 40 minutos 
Objetivo do treino: Fortalecimento muscular dos membros inferiores para o parto normal
Parte Inicial: Alongamento (10 minutos)
Exemplo de como descrever a parte inicial.
Cruzar o braço direito na frente do tórax com um dos braços e com a mão esquerda pressionar o cotovelo junto ao peito e segurar por 20 segundos. Alternar os lados.
Em pé, com a mão direita apoiada na cadeira, elevar a mão esquerda e inclinar para o lado direito. Alternar o lado e repetir 2 vezes cada lado
Sentada no chão, esticar a perna de forma diagonal e inclinar o tronco lentamente para o lado direito. Alternar os lados e repetir 3 vezes cada lado.
Sentada no chão, esticar a perna de forma diagonal, inclinar o tronco na diagonal em direção ao pé direito. Alternar os lados e repetir 3 vezes cada lado.
Parte Principal: Exercícios (20 minutos)
Exemplo de como descrever a parte principal do treino.

Panturrilha: de pé, a gestante irá apoiar-se na cadeira e realizar a flexão plantar, ficando nas pontas dos pés e retornando lentamente. 3 séries de 15 repetições. Descanso de 1 minuto entre as séries.

Agachamento: de pé, a gestante irá esticar os dois braços para frente e realizar o movimento de agachar e sentar na cadeira. 4 séries de 10 agachamentos. Descanso de 1 minuto entre as séries.

Abdução: de pé, com a mão apoiada na cadeira, realizar a abdução da perna utilizando a mini band. 3 séries de 10 abduções cada perna. Descanso de 1 minuto entre as séries.

Parte Final: Relaxamento (10 minutos)
Exemplo de como descrever a parte final.
Sentada na cadeira e com a coluna ereta, rotacionar o pescoço lentamente 3 vezes para cada lado. Rotacionar os ombros para frente e para trás.
Sentada no chão (colchonete) com as pernas cruzadas inspirar profundamente e encolher os ombros para cima em direção as orelhas. Expirar abaixando os ombros, deslizando as escápulas para baixo.
Recursos/materiais
Cadeira, colchonete e mini band

A partir das informações recebidas sobre as características da aluna gestante e das informações da aula, elabore UMA SESSÃO de treinamento para a aluna Ana, seguindo o modelo abaixo:

 

PLANO DE ATIVIDADE 
Aluna: Ana Idade: 28 anos
Peso: 72 kg Altura: 1,67
Gestante: Segundo trimestre (4-6 meses)
Dia da aula: Terça-feira Tempo total: 40 minutos 
Objetivo do treino: Fortalecimento muscular dos membros inferiores para o parto normal
Parte Inicial: Alongamento (10 minutos)
Descreva quais exercícios irão compor a parte inicial do treino. Você deve descrever detalhadamente como será realizado cada exercício (Lembre-se de apagar estas frases em vermelho, pois elas são apenas explicações)
Parte Principal: Exercícios (20 minutos)
Descreva pelo menos 5 exercícios com foco no fortalecimento muscular dos membros inferiores. Você deve descrever detalhadamente como será realizado cada exercício e indicar o tempo de descanso entre os exercícios ou séries

(Lembre-se de apagar estas frases em vermelho, pois elas são apenas explicações)

Parte Final: Volta a calma ou relaxamento (10 minutos)
Descreva quais exercícios vão compor a parte final do treino. Você deve descrever como será realizado cada exercício.

(Lembre-se de apagar estas frases em vermelho, pois elas são apenas explicações)

Recursos/materiais
Descreva os materiais que você irá utilizar no treino (você poderá usar somente os materiais disponíveis)


APÓS ELABORAR SUA SESSÃO DE TREINO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO. (RESPEITAR O NÚMERO DE LINHAS EM SUA RESPOSTA)

1- Quais os benefícios da prática de exercícios físicos para as gestantes e o que devemos levar em consideração ao elaborar um treino para gestante? 

R: (Máximo 7 linhas)

 

2- Como foi o processo de elaboração de sua sessão de treinamento? Como você realizou a escolha dos exercícios?

R: (Máximo 5 linhas)

 

3- Considerando as características da aluna Ana (gestante), cite dois exercícios que não são recomendados para ela e explique o porquê.

R: (Máximo 5 linhas)

 

4- Descreva quais foram as principais dificuldades que você encontrou para elaborar uma sessão de treinamento para uma gestante. 

R: (Máximo 5 linhas)

 


REFERÊNCIAS

É obrigatório conter no mínimo 1 (Uma) referência. As referências devem estar nas normas da ABNT. 

Exemplos de referências:

CANDAU, Maria Vera. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

 

FRONTZEK, L. G. M.; BERNARDES, L. R.; MODENA, C. M. Obesidade infantil: compreender para melhor intervir. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 23, n. 2, p. 167-174, 2017.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ASPECTOS PEDAGÓGICOS: 1 - Qual a perspectiva teórico-metodológica seguida pela escola?  R:  (MÍNIMO 5 LINHAS, MÁXIMO 15 LINHAS)
15/07/2024
Integrare Academy

    ASPECTOS PEDAGÓGICOS: 1 - Qual a perspectiva teórico-metodológica seguida pela escola?  R:  (MÍNIMO 5 LINHAS, MÁXIMO 15 LINHAS)   2 - Como é feito o planejamento das aulas e dos conteúdos e a organização da escola? Escreva como isso acontece.  R:  (MÍNIMO 5 LINHAS, MÁXIMO 15 LINHAS)   3 - Como ocorre a […]

Observe a figura a seguir: A figura exposta ilustra as diversas possibilidades de interesses individuais. Para isso, tratamos ao longo do nosso material didático e das aulas sobre as seis áreas de interesses que pode o indivíduo optar por vivenciar no seu momento de lazer. Essa classificação dos conteúdos do lazer nos serve de base para a elaboração de atividades que atendam a diferentes anseios.
19/07/2024
Integrare Academy

Observe a figura a seguir:   A figura exposta ilustra as diversas possibilidades de interesses individuais. Para isso, tratamos ao longo do nosso material didático e das aulas sobre as seis áreas de interesses que pode o indivíduo optar por vivenciar no seu momento de lazer. Essa classificação dos conteúdos do lazer nos serve de […]

Ao entender a segmentação, nos deparamos com a poderosa ferramenta de personalização. As empresas, ao abraçarem a segmentação, podem adaptar suas narrativas de marca, produtos e estratégias de marketing para se alinhar perfeitamente com as expectativas de cada grupo. Isso permite contar uma história envolvente que ressoa com o coração do consumidor. Nesse sentido, no vasto território do marketing, a segmentação emerge como um pilar estratégico que não apenas direciona, mas enriquece as estratégias, conferindo uma dimensão mais profunda à conexão entre empresas e consumidores. Essa prática vai além de simples categorias, ela representa uma jornada de valor agregado, moldando o panorama do marketing contemporâneo.
18/07/2024
Integrare Academy

  Ao entender a segmentação, nos deparamos com a poderosa ferramenta de personalização. As empresas, ao abraçarem a segmentação, podem adaptar suas narrativas de marca, produtos e estratégias de marketing para se alinhar perfeitamente com as expectativas de cada grupo. Isso permite contar uma história envolvente que ressoa com o coração do consumidor. Nesse sentido, […]

2- Apresente uma proposta didática descrevendo como você trabalharia esse conteúdo em sala de aula para promover o reconhecimento e a valorização das nossas raízes africanas. A proposta deve conter: Área escolhida – série que esse tema seria trabalhado (1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio) – recurso didático (imagem, vídeo, música, comidas, objetos etc.) – descrição detalhada de como você trabalharia este tema e este recurso no ambiente escolar. Não se trata de um plano de aula, mas sim da apresentação, em formato de texto, de uma proposta didática.
18/07/2024
Integrare Academy

  2- Apresente uma proposta didática descrevendo como você trabalharia esse conteúdo em sala de aula para promover o reconhecimento e a valorização das nossas raízes africanas. A proposta deve conter: Área escolhida – série que esse tema seria trabalhado (1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio) – recurso didático (imagem, vídeo, música, comidas, […]

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na Prova Pisa realizada em 2022, o Brasil teve o desempenho médio de 410 pontos em leitura, pontuação inferior à média do Chile (448) e Uruguai (430), por exemplo. Os dados mostram também que 50% dos estudantes tiveram baixo desempenho em leitura.
02/05/2024
Integrare Academy

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na Prova Pisa realizada em 2022, o Brasil teve o desempenho médio de 410 pontos em leitura, pontuação inferior à média do Chile (448) e Uruguai (430), por exemplo. Os dados mostram também que 50% dos estudantes tiveram baixo desempenho em leitura. Esse […]

51/2024 - GQ - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - MAPA
22/02/2024
Integrare Academy

MAPA - GQ - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2024 Olá, estudante! Para iniciarmos nossa Atividade de Estudo 1, realize a leitura do trecho a seguir:   A Teoria Geral da Administração mostra o efeito cumulativo e gradativamente abrangente das diversas teorias, com diferentes contribuições e diferentes enfoques. Todas as Teorias Administrativas são válidas, embora cada […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp