• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

b) No segundo slide, insira uma problematização — o objetivo, aqui, é elaborar uma pergunta que gere conflito cognitivo e reflexão sobre o tema.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2024

 

Vimos, na disciplina de Saúde e Educação, que os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), dispostos na Lei nº 8.080/90, dizem respeito à identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde, a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. As ações que determinam e condicionam o contexto em que as pessoas nascem, vivem, crescem, trabalham e envelhecem são conhecidas como Determinantes Sociais da Saúde (DSS), termo designado pela Organização Mundial da Saúde (2011). Essas ações consideram os fatores sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais como determinantes e condicionantes que influenciam nas condições de saúde da população. Para tanto, os autores Dalgren e Whitehead (1991) sugerem um modelo de DSS seguido pela área da saúde.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 14 jun. 2024.

Tendo como base o modelo de Determinação Social da Saúde, citado anteriormente, imagine a seguinte situação:

Você é professor(a) do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Dona Clara Ribeiro, a qual se localiza na região periférica da cidade Telêmaco Borba, no estado do Paraná. Ao fazer o registro do desempenho do 5º ano B, percebeu que este havia caído, além de haver um aumento do número de faltas. Identificou também muitos estudantes sonolentos durante suas aulas e, por isso, procurou a diretora da escola.

Diante dos fatos, a diretora foi até a secretaria da escola e, ao analisar os históricos dos alunos da turma B, averiguou que todos viviam próximos, em um bairro ao lado da escola, chamado de Colina Verde. O bairro estava sofrendo com problemas no fornecimento de água tratada, e muitos pais estavam tendo que recorrer à utilização da água de poço sem tratamento ou qualquer cuidado. Por conta disso, as crianças estavam desenvolvendo muitas infecções intestinais, diarreias e desidratação.

Sendo assim, sabendo que as condições de moradia, recursos, água e esgoto fazem parte do modelo de DSS (Determinantes Sociais da Saúde), proponha uma ação educativa para a escola Dona Clara Ribeiro, para que a saúde dos alunos venha a se restabelecer e, por consequência, haja melhor desempenho nos estudos.

Você deve elaborar uma palestra que será apresentada na escola para os alunos do 5º ano B e seus pais e/ou responsáveis, utilizando o recurso PowerPoint. Será necessária a construção de dez slides sobre o tema “a importância do cuidado com a água e o autocuidado”. Para isso, siga estes passos:

a) No primeiro slide, insira: um título para sua palestra, relacionado ao tema, e o seu nome.

b) No segundo slide, insira uma problematização — o objetivo, aqui, é elaborar uma pergunta que gere conflito cognitivo e reflexão sobre o tema.

c) No terceiro e quarto slide, apresente uma contextualização/um resumo sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS).

d) Do quinto ao oitavo slide, apresente dicas e recomendações para a promoção da saúde dos escolares e de seus familiares relacionado aos assuntos: saneamento básico — água tratada e tratamento de esgoto — e autocuidado.

e) No nono slide, insira um vídeo do YouTube relacionado ao tema — apresente um print de tela do YouTube e, logo abaixo, o link do vídeo.

f) No décimo slide, apresente as referências dos materiais utilizados.

Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, faça o uso de seu livro didático e leia os artigos:
1 - “Promoção da saúde da criança escolar e a identificação de determinantes sociais: relato de experiência”, disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/aletheia/v52n1/v52n1a15.pdf.
2 - “Significados da água na visão de lideranças de saúde”, disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/VJJMWFw7Yd6H4DrYvPWcnRq/?format=pdf&lang=pt.
Obs.: Os artigos também estão disponíveis no ícone Material da Disciplina.

Orientações importantes:
- Use imagens para ilustrar o conteúdo que abordará em cada slide — sua palestra deverá ficar criativa e lúdica. Utilize os seguintes sites para a busca das imagens: https://pixabay.com/pt/ e https://www.pexels.com/pt-br/.
- Formate o conteúdo dos slides com uma fonte de tamanho adequado — lembre-se de que não é recomendado textos muito longos nos slides de uma palestra.
- Acesse o Formulário Padrão que está disponível no Material da Disciplina para realizar esta atividade.

- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

Atenção:
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar".
- Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

Bom trabalho!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

b) Como essa definição de cultura pode influenciar práticas educacionais? Considere aspectos como o currículo, as metodologias de ensino e a relação entre educadores e educandos.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2024 Em sua obra "A Interpretação das Culturas", o antropólogo Clifford Geertz explana a dificuldade de delimitar o conceito de cultura, devido a isso o autor explica que "de qualquer forma, o conceito de cultura ao qual eu me atenho não possui referentes múltiplos nem qualquer ambiguidade fora […]

- Definição de terceirização de datacenter e seus modelos: 1. Colocation; 2. Managed services; 3. Cloud Computing. - Como a terceirização viabiliza: 4. Redução de custos; 5. Escalabilidade de recursos; 6. Melhoria na segurança; 7. Foco no negócio principal. - Como ocorrem as desvantagens decorrentes da terceirização: 8. Perda de controle; 9. Custos de migração; 10. Riscos de segurança; 11. Dependência do provedor. - Como são relacionados os custos envolvidos: 12. Modelo de pagamento Capex (investimento inicial); 13. Modelo de pagamento Opex (pagamento por uso); 14. Serviços inclusos; 15. Fatores adicionais: Localização do datacenter, nível de serviço e escalabilidade. - Como são os critérios para seleção de um provedor de serviços: 16. Experiência e reputação; 17. Segurança e confiabilidade; 18. Flexibilidade e escalabilidade; 19. Custo-benefício; 20. Suporte técnico.
06/05/2024
Integrare Academy

- Definição de terceirização de datacenter e seus modelos: Colocation; Managed services; Cloud Computing.   - Como a terceirização viabiliza: Redução de custos; Escalabilidade de recursos; Melhoria na segurança; Foco no negócio principal.   - Como ocorrem as desvantagens decorrentes da terceirização: Perda de controle; Custos de migração; Riscos de segurança; Dependência do provedor.   […]

Quando falamos em eventos, pensamos em locais de grandes magnitudes, com bufê, shows, intervenções artísticas, entre outros elementos que abordaremos ao longo da unidade. Entretanto um evento não se restringe apenas aos grandes momentos, é possível criar algo mais intimista para um público seleto, com o objetivo de reunir pessoas e transmitir a mensagem principal.
02/05/2024
Integrare Academy

​​MAPA - MKT - TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM MARKETING - 52_2024   Quando falamos em eventos, pensamos em locais de grandes magnitudes, com bufê, shows, intervenções artísticas, entre outros elementos que abordaremos ao longo da unidade. Entretanto um evento não se restringe apenas aos grandes momentos, é possível criar algo mais intimista para um público seleto, […]

A) A partir da análise dos dados acerca das compras do período, existem discrepância dos valores
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - CCONT - AUDITORIA CONTÁBIL - 53_2024   Olá, aluno(a), Bem-vindo (a) a atividade de estudo 1 da disciplina de Auditoria Contábil. Nesta atividade, aplicaremos o conhecimento relativo a OUTROS TIPOS DE AUDITORIA. Já parou para pensar, no impacto que a Auditoria Contábil tem, no âmbito empresarial? Será que somente a Auditoria Contábil, […]

Nessa perspectiva, para ajudá-lo a implantar diferentes metodologias em sua futura sala de aula, propomos a nossa atividade Mapa. Esta atividade permitirá com que você navegue pelo mundo da experimentação,
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2024   A disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências tem como objetivo compreender o ensino de Ciências e apontar estratégias e modelos pedagógicos que possam contribuir com a futura prática docente, bem como elucidar alguns pressupostos metodológicos  que visem ao processos de ensino-aprendizagem em […]

A mesa de abertura também foi composta pelo diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de segurança Pública (Senasp/MJSP), Felipe Oscar Sampaio Gomes de Almeida; pelo representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luis Lanfredi; pelo defensor público de Sergipe, representando o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Saulo Lamartine Macedo; pelo chefe de Gabinete da Secretaria-Geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rafael Meira Luz; e pela secretária-Geral da Defensoria Pública da União, Isabella Karen Araújo Simões.
18/07/2024
Integrare Academy

  A mesa de abertura também foi composta pelo diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de segurança Pública (Senasp/MJSP), Felipe Oscar Sampaio Gomes de Almeida; pelo representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luis Lanfredi; pelo defensor público de Sergipe, representando o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Saulo […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp