• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

B) Escolha um produto de Tecnologia Assistiva para cada uma das quatro situações descritas, utilizando o Catálogo da CEAPAT ou outras fontes confiáveis que falam sobre Tecnologias Assistivas

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TAUT - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 53_2024

 

Leia o texto a seguir:

 

As Tecnologias Assistivas (TA) podem ser ferramentas poderosas para promover a inclusão e a autonomia na rotina educacional. Conceituá-las, aplicá-las e utilizá-las de forma multifuncional, considerando as necessidades e especificidades de cada usuário, é fundamental para garantir que elas cumpram seu papel de forma eficaz. A Tecnologia Assistiva, aliada a práticas pedagógicas inovadoras e a uma postura inclusiva por parte de toda a comunidade escolar, pode ser a chave para abrir as portas para um futuro mais justo e promissor para todos os alunos.

 

Fonte: adaptado de: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

 

Considerando a importância da Autonomia e de como as Tecnologias Assistivas proporcionam acesso dentro das especificidades do aluno, analise os seguintes casos hipotéticos a seguir:

 

Situação 1: uma criança, 7 anos de idade, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dificuldade visual severa e laudo médico que apresenta idade cognitiva anterior à idade biológica.

 

Situação 2: uma aluna com Altas habilidades/Superdotação e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A professora precisa ajustar a sua prática com recursos que “alimentem” a grande busca da aluna.

 

Situação 3: uma aluna com dificuldades de mobilidade e Transtorno do Espectro Autista (TEA); também apresenta movimentos estereotipados das mãos, boca e balbucia sons que nem sempre são compreendidos. 

 

Situação 4: um aluno de 9 anos com deficiência visual – ou apresenta um quadro informado de dislexia, ou tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou se encontra em um dos espectros autistas.

 

Com base nos casos hipotéticos apresentados, sua tarefa é analisar cada um dos quatro cenários e selecionar um produto de Tecnologia Assistiva adequado para cada situação. Para isso, você deverá elaborar um pequeno catálogo, seguindo os passos a seguir:

 

  1. A) Apresentação do catálogo: escreva um texto, em até 15 linhas, destacando a importância das Tecnologias Assistiva para a inclusão dos alunos. 
  2. B) Escolha um produto de Tecnologia Assistiva para cada uma das quatro situações descritas, utilizando o Catálogo da CEAPAT ou outras fontes confiáveis que falam sobre Tecnologias Assistivas.
  3. C) No formulário padrão da disciplina, insira a foto dos produtos escolhidos seguindo a legenda indicada para cada situação (Situação 1, Situação 2, Situação 3 e Situação 4).
  4. D) Escreva um parágrafo de no máximo 10 linhas para cada produto, justificando sua escolha com base na situação apresentada.

 

Site do Catálogo da CEAPAT: https://catalogoceapat.imserso.es/productos/categorias/unacategoria/1 ​

 

ORIENTAÇÕES:

 

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão

"Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Em caso de dúvidas, envie uma mensagem no fórum "TIRA-DÚVIDAS DO MAPA".

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Após avaliar essa situação, identifique a qual(is) o(s) tipo(s) de contaminação(ões) o alimento foi sujeito e cite quais medidas de prevenção poderiam ser tomadas para evitar essa ocorrência.
11/04/2024
Integrare Academy

Após avaliar essa situação, identifique a qual(is) o(s) tipo(s) de contaminação(ões) o alimento foi sujeito e cite quais medidas de prevenção poderiam ser tomadas para evitar essa ocorrência.

A presidente da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas Privadas de Liberdade de Minas Gerais
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024   TÍTULO: EXECUÇÃO DA PENA, SUPERPOPULAÇÃO DE PRESÍDIOS E O TRÁFICO DE DROGAS   Vejamos a notícia abaixo:   MJSP promove reflexões sobre o perfil de encarcerados no país pela Lei de Drogas (www.gov.br).   Segundo a pesquisa da Senad/MJSP […]

A ética profissional no Serviço Social se configura como um farol que norteia a atuação dos assistentes sociais, iluminando seus direitos, deveres e responsabilidades. Por meio de um conjunto de princípios e valores fundamentais, a ética profissional estabelece um compromisso com a defesa dos direitos humanos, da justiça social e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A ética profissional está associada ao contexto sócio cultural e ao debate filosófico. A ética profissional preserva uma profunda relação com com a ética social e consequentemente com os interesses e projetos sociais coletivos.
05/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SSOC - ÉTICA PROFISSIONAL - 52_2024 A ética profissional no Serviço Social se configura como um farol que norteia a atuação dos assistentes sociais, iluminando seus direitos, deveres e responsabilidades. Por meio de um conjunto de princípios e valores fundamentais, a ética profissional estabelece um compromisso com a defesa dos direitos humanos, […]

3 - Discuta dois fatores que beneficiam a produção da cana-de-açúcar. Explore elementos como condições climáticas favoráveis, avanços tecnológicos, demandas interna e externa, entre outros.
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - AGRO - CADEIAS PRODUTIVAS DA CANA-DE-AÇUCAR, DO ALGODÃO E DE FRUTAS - 53_2024 O setor sucroalcooleiro brasileiro, atualmente conhecido como sucroenergético, abrange as empresas que produzem açúcar e etanol, ou atuam em algum elo da cadeia produtiva desses elementos. Este setor está relacionado à cultura de cana no Brasil, principal insumo para a […]

A confeitaria mistura técnica, arte e criatividade na elaboração dos inúmeros produtos possíveis de serem obtidos. A arte e a criatividade, cada um irá desenvolver ao longo do tempo, observando, praticando e tirando as suas próprias conclusões. E a base para que isso aconteça é, sem dúvida, uma boa dose de conhecimentos técnicos.
19/07/2024
Integrare Academy

  A confeitaria mistura técnica, arte e criatividade na elaboração dos inúmeros produtos possíveis de serem obtidos. A arte e a criatividade, cada um irá desenvolver ao longo do tempo, observando, praticando e tirando as suas próprias conclusões. E a base para que isso aconteça é, sem dúvida, uma boa dose de conhecimentos técnicos. Fonte: […]

Para esta atividade MAPA, você deve: (1,0 ponto): implementar o circuito da Figura 1, no ambiente LTSpice, e realizar as medições nos pontos “entrada” e “saída”. (1,0 ponto): (1,0 ponto): variar o valor do resistor R4 de 10 até 1000 Ohms, para os valores: 10 Ohms 200 Ohms 300 Ohms 800 Ohms 1000 Ohms e apresentar o resultado nas formas de onda de entrada e saída. (1,5 ponto): demonstrar a influência do resistor R4 na forma de onda de saída.
06/05/2024
Integrare Academy

Para esta atividade MAPA, você deve: (1,0 ponto): implementar o circuito da Figura 1, no ambiente LTSpice, e realizar as medições nos pontos “entrada” e “saída”. (1,0 ponto): (1,0 ponto): variar o valor do resistor R4 de 10 até 1000 Ohms, para os valores: 10 Ohms 200 Ohms 300 Ohms 800 Ohms 1000 Ohms e […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp