• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Atividade: Processo de Decisão de Compra. Durante o processo de compra, o consumidor pode exercer diferentes papéis, e que, são analisados pelas organizações para que possam compreender a forma como seus públicos se comportam, realizam suas escolhas e até os fatores que são capazes de influenciar e interferir em suas decisões.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

Atividade:

Processo de Decisão de Compra.

 

Durante o processo de compra, o consumidor pode exercer diferentes papéis, e que, são analisados pelas organizações para que possam compreender a forma como seus públicos se comportam, realizam suas escolhas e até os fatores que são capazes de influenciar e interferir em suas decisões.

Mas, é preciso questionar: de que maneira os consumidores são influenciados em suas escolhas e decisões de compra?

Com o avanço da tecnologia, os consumidores passaram a receber influencias em suas escolhas de compra e consumo não apenas das ações de comunicação e marketing das empresas, mas também, de pessoas, os influenciadores digitais (Betminds, 2024, on-line):

 

“Um estudo da Qualibest mostra que os influencers já são a segunda maior fonte de informação para a tomada de decisão dos consumidores. Nada menos do que 49% dos entrevistados afirmaram que já consumiram um produto ou serviço porque foram influenciados digitalmente. Para se ter uma ideia, os influencers só ficam atrás das recomendações dadas por parentes e amigos”.

 

Além disso, a pesquisa ainda aponta que entre o público, com idade entre 18 e 34 anos, já realizou pesquisa de marcas e produtos com base nas opiniões e informações de tais influenciadores.

Você pode acessar mais informações sobre essa ação no link: https://betminds.ag/blog/o-impacto-do-mercado-de-influenciadores-digitais-no-consumo-e-no-mercado-em-geral#:~:text=A%20influ%C3%AAncia%20dos%20influenciadores,-Imersos%20nessa%20realidade&text=Nada%20menos%20do%20que%2049,dadas%20por%20parentes%20e%20amigos.

 

Nas informações citadas anteriormente, você pode compreender e perceber uma das etapas do Processo de Decisão de Compra, e que envolve o influenciador, ou seja, aquele que é capaz de fornecer informações sobre um determinado produto e/ou serviço, ou até uma marca para o público-alvo de uma organização.

E, que tal analisarmos mais um exemplo, prático, e que envolve essas informações.

A CIMED, indústria farmacêutica, e detentora da marca e produtos CARMED, usou as influenciadoras Larissa Manoela e Maísa para alavancar a venda do produto.

 

Fonte: Valor Econômico (online, 2024)

 

Em apensas 20 minutos, em uma live, a empresa vendeu 2,7 milhões de unidades do hidratante labial CARMED, realizando um faturamento de 40 milhões (Valor Econômico, 2024).

 

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/02/26/cimed-traz-larissa-manoela-e-maisa-para-vender-r-100-milhoes-em-hidratante-labial.ghtml. Acesso em: 27 jun. 2024.

 

Fonte: https://portalmakingof.com.br/cimed-lanca-carmed-bff-com-maisa-e-larissa-manoela/. Acesso em: 27 jun. 2024.

 

Além disso, o uso das influenciadoras é capaz de gerar uma imagem, junto ao público da marca e dos produtos, de personificação da marca, criando uma conexão com seus consumidores.

 

Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar a forma como o Processo de Decisão de Compra ocorre, com base em suas influências. Vamos lá?

 

Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir.

1) Ao realizar a análise do comportamento do consumidor, é preciso compreender as etapas e o processo que esse executa para realizar suas escolhas. Assim, comece revisando o material da disciplina, na Unidade I, quando se discute os Papéis de Compra do Consumidor.

 

Em seguida, elabore um texto, entre 7 e 10 linhas explicando os papéis, determinados a seguir, e que são desempenhados pelos indivíduos no processo de compra, sendo esses: (1) Iniciador, (2) Influenciador, (3) Decisor, (4) Comprador, (5) Usuário.

 

2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor, e seus papéis de compra. Para isso, você deverá pesquisar uma marca, produto e/ou serviço que se utiliza de ações digitais, com o uso de influenciadores, para a venda no mercado.

 

Pesquise o que está sendo vendido, quem é o/a influenciador/a, e, em seguida, preencha a tabela a seguir:

Obs: não se esqueça de citar as fontes de pesquisa.

Marca/Produto/Serviço
(apresente, brevemente, a marca, produto e/ou serviço escolhido, apresentando suas características, preço e local de venda Elabore um texto entre 5 e 10 linhas.
Influenciador usado na venda
(Elabore um texto entre 7 e 15 linhas apresentando o influenciador(a) usado na ação de venda da organização. Apresente seu alcance de mercado, número de seguidores, público que atinge, entre outras informações que considere importante e que justifiquem a escolha dessa pessoa para a venda dessa marca, produto e/ou serviço).

 

3) Agora é o momento de conhecer o comportamento de compra do consumidor, analisando o que os Influenciadores são capazes de interferir em suas escolhas.

Usando a marca, produto e/ou serviço apresentado anteriormente, pesquisa informações quanto a ação realizada pela empresa, e que teve a parceria com influenciadores digitais. Em seguida, preencha a tabela a seguir com as informações coletadas.

Ação realizada - Imagem
(apresente aqui a ação de comunicação e marketing realizada pela empresa, em parceria com o influenciador digital escolhido. Apresente uma imagem da ação, bem como seu link para acesso).
Ação realizada - Descrição
(em um texto, entre 7 e 15 linhas, descreva a ação realizada, apresentado informações sobre o que vendia, como ocorreu o uso do influenciador e qual o resultado alcançado).

 

4) E, por fim, finalize a atividade elaborando um texto, entre 7 e 15 linhas, alisando as informações coletadas e com base no material da disciplina (Unidade IV, página 153) elabora uma discussão quanto a interferência na escolha do público com base nos influenciadores digitais. Emita sua opinião, usando as informações que você coletou na atividade e com base no conteúdo da disciplina. Caso ache necessário, utilize outras fontes de pesquisa (só não esqueça de citá-las).

 

Dicas importantes dos professores

 

  1. Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora. Link disponível no Material da Disciplina.
  2. Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão, arquivo em Word disponível para download no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".
  3. Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
  4. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
  5. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor(a) mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Além disso, é de suma importância utilizar as diligências junto às Serventias Extrajudiciais para assegurar e garantir o mais alto nível de segurança ao longo de todo o processo de transação imobiliária
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GIMOB - SISTEMA REGISTRAL E NOTARIAL - 53_2024   TRANSFERÊNCIA DA TITULARIDADE IMOBILIÁRIA - DA LAVRATURA DA ESCRITURA PÚBLICA ATÉ O SEU EFETIVO REGISTRO    PROBLEMATIZAÇÃO: Conforme estabelecido pela Lei 6.530/1978, o corretor de imóveis desempenha uma função crucial na intermediação de negociações que abrangem a compra, venda, permuta e locação de propriedades. […]

Leia o trecho a seguir, retirado do livro didático da disciplina de Diagnóstico por imagem: "​O exame de mamografia é considerado o método de imagem padrão ouro para a avaliação de lesões nas mamas. É um exame
11/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BIO - DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - 54_2024 ATIVIDADE DE ESTUDO 1 – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Leia o trecho a seguir, retirado do livro didático da disciplina de Diagnóstico por imagem: "​O exame de mamografia é considerado o método de imagem padrão ouro para a avaliação de lesões nas mamas. É um exame […]

No texto 1, temos a representação de “Moema”, personagem do poema épico "Caramuru", de Santa Rita Durão, escritor árcade, pelo olhar do artista romântico Victor Meirelles. Já no texto 2, temos um excerto de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, em que consta a descrição da personagem Marcela, um dos casos amorosos do protagonista desta obra que é um marco do Realismo brasileiro.
04/06/2024
Integrare Academy

No texto 1, temos a representação de “Moema”, personagem do poema épico "Caramuru", de Santa Rita Durão, escritor árcade, pelo olhar do artista romântico Victor Meirelles. Já no texto 2, temos um excerto de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, em que consta a descrição da personagem Marcela, um dos casos amorosos […]

. No e-commerce o vendedor possui mais autonomia, ele pode criar sua loja virtual da maneira que preferir, sendo responsável pelo design do site, regras de negócio, marketing, investimentos e riscos.
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GPV - ESPECIFICIDADES DO VAREJO - 53_2024   “Atualmente, estamos imersos em uma sociedade altamente conectada. Ao longo das últimas duas décadas do século XXI, testemunhamos o surgimento de novas formas de comércio que revolucionaram a maneira como produtos e serviços são adquiridos e comercializados, especialmente por meio das Tecnologias de Informação e […]

The tournament will provide a significant opportunity for FIFA to continue to build on the momentum generated by previous editions, including the globally applauded, record-breaking FIFA Women’s World Cup 2023™ held in Australia and Aotearoa New Zealand last year.
18/07/2024
Integrare Academy

  The tournament will provide a significant opportunity for FIFA to continue to build on the momentum generated by previous editions, including the globally applauded, record-breaking FIFA Women’s World Cup 2023™ held in Australia and Aotearoa New Zealand last year. The FIFA Women’s World Cup 2027™ will be an historic event, marking the tenth iteration […]

- Dominó (rotina de pensamento): Esse recurso pode beneficiar todos os perfis ao estimular o pensamento crítico e a reflexão, ajudando os alunos a estabelecer conexões entre diferentes conceitos de forma dinâmica e interativa.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024   A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar: Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp