• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Atividade MAPA – Métodos de Pesquisa Aplicada à Gestão Pública Olá, acadêmico(a) do curso de Gestão Pública! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática da Aprendizagem- MAPA. O objetivo desta atividade é fazer com que você tenha uma experiência imersiva na reflexão sobre um problema social persistente – a fome no Brasil; e como a metodologia de pesquisa é fundamental na condução de políticas públicas que buscam respostas para esses problemas.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - GPUB - MÉTODOS DE PESQUISA APLICADOS À GESTÃO PÚBLICA - 52_2024

 

Atividade MAPA – Métodos de Pesquisa Aplicada à Gestão Pública

Olá, acadêmico(a) do curso de Gestão Pública! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática da Aprendizagem- MAPA.

 

O objetivo desta atividade é fazer com que você tenha uma experiência imersiva na reflexão sobre um problema social persistente – a fome no Brasil; e como a metodologia de pesquisa é fundamental na condução de políticas públicas que buscam respostas para esses problemas.

 

Para isso, leia com atenção alguns trechos retirados da matéria escrita por Danilo Albergaria e Carlos Fioravanti, publicada na Revista Pesquisa Fapesp em fevereiro de 2023, disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/as-raizes-da-fome/ (para ter acesso ao texto completo).

 

“Título: As Raízes da Fome – Josué de Castro expos as bases econômicas, sociais e biológicas da desnutrição contínua

Quase 50 anos após a morte do médico pernambucano Josué Apolônio de Castro (1908-1973), que identificou as raízes mais profundas da desnutrição, o Brasil voltou em 2022 ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual havia saído em 2014. No país, 33 milhões de pessoas, o equivalente a 15% da população, vivem a chamada insegurança alimentar grave – quando uma pessoa passa fome por não ter dinheiro para comprar comida. Outros 33 milhões vivem uma insegurança alimentar moderada, por não terem quantidade suficiente de comida. Menos da metade da população desfruta de uma segurança alimentar plena, sabendo que terá alimentos em quantidade e qualidade satisfatórias nos dias seguintes.

 

Josué de Castro mostrou que a fome não é inevitável, resultado do crescimento da população, da guerra ou de catástrofes climáticas. Ele inovou ao aprofundar a análise das causas sociais e econômicas da fome, até então retratada como algo episódico em jornais e romances do começo do século XX.

 

Com base em sua experiência pessoal – viu a fome de perto quando era criança nos manguezais da cidade do Recife, onde nasceu –, em estudos que começavam a propor abordagens mais amplas do problema e em suas próprias pesquisas de campo, Castro examinou a fome à luz da medicina, da fisiologia, da nutrição e da geografia. Sua conclusão é que se tratava de um fenômeno biológico enraizado em estruturas sociais, políticas e econômicas. O médico identificou dois tipos de fome: a epidêmica, associada às guerras ou a secas, que provocam a escassez de alimentos; e a endêmica, até então desconsiderada, quando uma alimentação é precária e, por não fornecer os nutrientes indispensáveis para o funcionamento adequado do organismo, favorece o surgimento de doenças.

 

Seus estudos culminaram em seu livro mais conhecido, Geografia da fome. Publicado em 1946, “é considerada uma obra de denúncia do flagelo da fome no Brasil”, sintetiza o historiador Helder Remigio de Amorim, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em sua tese de doutorado, defendida em 2016 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que deve ser publicada como livro neste ano.

 

Em Geografia da fome, logo premiado pela Associação Brasileira de Escritores e pela Academia Brasileira de Letras, Castro divide o Brasil em cinco regiões geográficas, de acordo com a dieta e a eventual carência de proteínas e vitaminas (ver mapas)."

 

Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/as-raizes-da-fome. Acesso em: 6 abr. 2023.

#Explorando dados#

Imagem: mapas da fome

Figura 1 - Mapas publicados no livro Geografia da Fome sobre a situação Alimentar do Brasil em 1940, de autoria de Josué Apolônio de Castro

Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/as-raizes-da-fome/. Acesso em: 29 mar. 2023.

 

# Novas descobertas #

Desde 2006, o Brasil possui o Sistema de Segurança Alimentar Nutricional (SISAN, Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), que prescreve que deve haver garantia de que todos tenham acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. É dever o Estado garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada.

 

#Mão na massa#

Considerando o excerto apresentado para a atividade MAPA, propomos um desafio, que é o de analisar como a questão da insegurança alimentar constitui-se um problema persistente em nosso país, pois após 50 anos do estudo de Josué Castro o Brasil ainda possui o equivalente a 15% da população vivendo em insegurança alimentar grave.

 

Diante desse quadro, e da responsabilidade do Gestor Público na garantia ao Direito Humano de uma alimentação adequada, levando ainda em conta o texto apresentado e o material didático da disciplina, responda às questões a seguir:

 

1- Josué de Castro foi inovador em sua abordagem. Nesse sentido, qual foi o tipo de pesquisa desenvolvida por ele para compreender a desnutrição no país?

 

2- O autor identifica dois tipos de fome no Brasil, apontando para a situação das distintas regiões do país. Tendo em vista os dados apresentados, que em 2022 o Brasil voltou ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual havia saído em 2014, podemos inferir, com base no texto, qual seria o tipo de fome no Brasil atualmente?

 

3- Diante da questão da insegurança alimentar, destaque um tipo de metodologia e estratégia de coleta de dados que poderá ser utilizada para auxiliar o gestor público a resolver e/ou amenizar tal situação, no intuito de promover políticas que possam garantir o direito à alimentação adequada.

 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

- Assista ao vídeo explicativo gravado pela Professora da disciplina, com orientações para a realização da atividade MAPA.

- Utilize o Formulário do MAPA disponível no campo “Material da Disciplina”.

- Não se esqueça de apresentar referências das fontes de pesquisa (caso utilize).

- Salve o arquivo em formato Word antes de postar no ambiente.

- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.

- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema e você não conseguirá substituir o arquivo.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A segurança do paciente é amplamente discutida na área da saúde e é uma das principais responsabilidades do enfermeiro. Existem diversas metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com outras organizações de saúde a nível mundial. Todas as metas são elaboradas a partir de experiências clínicas com objetivo de reduzir os riscos e melhorar o atendimento aos pacientes.
17/07/2024
Integrare Academy

  A segurança do paciente é amplamente discutida na área da saúde e é uma das principais responsabilidades do enfermeiro. Existem diversas metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com outras organizações de saúde a nível mundial. Todas as metas são elaboradas a partir de experiências clínicas […]

* O que você sugere enquanto futuro profissional da educação, a respeito da articulação das formações inicial e continuada para a atuação prática docente, levando em consideração a legislação e a literatura apresentada no livro didático? Justifique a sua resposta.
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EESP - TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA - 54_2024   Para realizar a Atividade 1, leia e analise os excertos a seguir:   Excerto 1:   Uma crítica comum aos cursos de formação docente é que eles se restringem muito às discussões no campo teórico, de forma […]

Proponho que você, como profissional da área da saúde atuando na farmácia de dispensação, responda para o paciente os seguintes questionamentos:
06/06/2024
Integrare Academy

Proponho que você, como profissional da área da saúde atuando na farmácia de dispensação, responda para o paciente os seguintes questionamentos:   Justifique a indicação do inibidor da bomba de prótons 30 minutos antes das refeições, no regime farmacológico de Paula, com base no mecanismo de ação. Explique para a paciente porque a orientação médica […]

Já as curvas de desvalorização do real ao longo do tempo mostram poucos momentos em que ela atingiu 10% ao ano, voando bem abaixo disso desde sua criação. A inflação registrada no País é de 677
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SER - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 53_2024   Prezado, estudante. Vamos a nossa atividade MAPA! Ela é muito importante na composição da sua nota e é um momento em que você exercitará conteúdo na prática! A seguir disponibilizo um texto que servirá de base para essa atividade! Mãos à obra, pessoal!! 30 anos do […]

os professores se reuniram para discutir o progresso dos alunos e compartilharam observações
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024   A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar: Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por […]

Etapa 2: Na segunda etapa, você deve apresentar um plano de ação que inclua, ao menos, três estratégias específicas para identificar, avaliar e mitigar os riscos identificados na etapa 1.
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA – GFIN – GESTÃO DE RISCOS – 53_2024   Olá, estudante, Quero desejar boas-vindas a atividade MAPA da disciplina Gestão de Riscos. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas. Para isso, considere que você é um consultor financeiro contratado para melhorar a estratégia de gestão de riscos […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp