• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 4 – GESTÃO DA QUALIDADE – 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

1ª QUESTÃO

O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a
menor, permitindo a priorização dos problemas. Seu objetivo principal consiste em detectar quais
problemas são fundamentais e separá-los dos mais comuns; parte do princípio que, normalmente, temos
muitos problemas sem importância perante outros com mais importância.
Figura 01: Análise de Pareto das reclamações dos clientes em uma loja.
Fonte: BALLESTERO-ALVAREZ, 2017.
Adaptado de BALLESTERO-ALVAREZ, M. E; Gestão de Qualidade, Produção e Operações. São Paulo: Grupo
GEN, 2019.
Levando em consideração o Princípio de Pareto, assinale a alternativa que contém os motivos de reclamação
que compõe pelo menos 80% dos problemas vitais, que devem ser priorizados pela loja em um primeiro
momento.
ALTERNATIVAS
Preço errado, cancelamento e registro errado.
Preço errado, cancelamento, registro errado e falta máquina.
Falta embalagem, falta troco, esqueceu e outros.
Falta embalagem, falta troco e esqueceu.
Outros.

2ª QUESTÃO
Observe o gráfico hipotético a seguir:
Gráfico 1 – Carta de Controle
Após examinar o gráfico apresentado, indique qual a característica de alteração pode ser observada, ou seja,
qual é o comportamento desta carta de controle:
ALTERNATIVAS
Ciclo.
Saltos.
Desvio.
Ponto raro.
Tendência.

3ª QUESTÃO
A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and
Effect Analysis), é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais
e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Este é o
objetivo básico dessa técnica, ou seja, detectar falhas antes que se produza uma peça e/ou produto.
LOBO, R. N. Gestão da Qualidade. São Paulo; Érica, 2010.
Após a leitura do texto e de posse do conhecimento obtido na disciplina sobre a ferramenta, é possível
compreender que:
I. FMEA é uma matriz de priorização que pode ser utilizada para avaliação de riscos.
II. A tradução de FMEA significa “Análise de Medo e Escala de Falha”.
III. São utilizados como dados de análise a gravidade, a chance de detecção e o risco de cada ocorrência.
IV. As colunas do método são dispostas de forma que se desenvolva um raciocínio lógico sobre o problema.
V. O Número de prioridade do risco (NPR) é expresso por meio da razão entre severidade, ocorrência e
detecção.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, III e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

4ª QUESTÃO
“O 5S é um conjunto de conceitos e práticas que tem por objetivos principais a organização e racionalização
do ambiente de trabalho. Difundido na língua inglesa como House keeping, o 5S surgiu no Japão na década
de 50 como um programa do Controle da Qualidade Total Japonês. O nome do programa faz referência a
cinco palavras japonesas iniciadas com a letra S no alfabeto ocidental (…)” Sendo elas: 1º S: Seiri; 2º
S: Seiton; 3º S: Seiso; 4º S: Seiketsu; e 5º S: Shitsuke.
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
A seguir, apresenta-se o significado de cada palavra mencionada anteriormente:
Quadro 1 – Significado de cada palavra japonesa.
Fonte: Adaptado de Carpinetti (2016, p. 102)
Com base no exposto, e considerando que a implementação do 5S é feita S por S, analise as afirmações a
seguir com relação aos objetivos de cada passo:
I. Cumprir os padrões e regras definidos em prol de manter o ambiente em ordem, é o objetivo do último
passo, ou seja, Shitsuke.
II. Criar regras com o objetivo de gerar uma cultura de cuidado pelos objetos e pelo ambiente utilizado, é o
objetivo do terceiro passo, ou seja, Seiso.
III. Identificar e eliminar tanto objetos como informações desnecessários que existem no local de trabalho é
o objetivo do primeiro passo, ou seja, Seiri.
IV. Determinar o local ideal para alocar cada objeto, de forma que
sejam encontrados facilmente quando forem ser utilizados, é o objetivo do segundo passo, ou seja, Seiton.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO
Você trabalha em uma indústria de biscoitos e recebe um e-mail de seu maior cliente relatando que está
devolvendo todos os produtos do último lote recebido, pois foi observado que os produtos estavam
danificados no momento do descarregamento. Seu gestor pede que seja utilizada alguma ferramenta de
controle de qualidade para encontrar a causa raiz do problema, o mais rápido possível.
Elaborado pela professora, 2021.
A partir do contexto acima apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Pode ser utilizada a ferramenta Diagrama de Causa e Efeito para analisar quais são os fatores de influência
que atuam sobre determinado motivo de reclamação.
PORQUE
II. A grande vantagem de utilização deste diagrama é sua atuação de maneira mais específica e direcionada
no detalhamento das causas possíveis, agrupando as causas nos chamados 6Ms.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

- Quais devem ser os procedimentos indicados como medidas de prevenção pós acidente com material biológico.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SEG - SEGURANÇA DO TRABALHO HOSPITALAR - 53_2024   O que a Biossegurança?   De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a biossegurança é uma abordagem estratégica e integrada para analisar e gerenciar os riscos relevantes para a vida e a saúde humana, animal e vegetal e os riscos associados […]

Estas publicações podem ser acessadas nos links abaixo, ou na sala do café da disciplina. Publicação 1: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/saiba-usar-a-psicologia-das-cores-a-favor-da-suamarca,4ca6dc825a423810VgnVCM100000d701210aRCRD Acesso em 5 jul. 2024.
19/07/2024
Integrare Academy

      Estas publicações podem ser acessadas nos links abaixo, ou na sala do café da disciplina.   Publicação 1: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/saiba-usar-a-psicologia-das-cores-a-favor-da-suamarca,4ca6dc825a423810VgnVCM100000d701210aRCRD Acesso em 5 jul. 2024. Publicação 2: https://themakers.com.br/redacao/marketing/a-psicologia-das-cores-no-marketing-como-as-cores-influenciam-as-decisoes-de-compra/ Acesso em 5 jul. 2024. Após conhecer sobre a importância das cores em um negócio, se imagine montando a sua clínica de estética. Pense nas […]

A Lista TIP preconiza também que há quatro categorias de piores formas de trabalho infantojuvenil que devem ser abolidas, a saber: todas as formas de escravidão ou práticas análogas à escravidão, como venda e tráfico de crianças,
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SEG - SAÚDE OCUPACIONAL E MEDICINA DO TRABALHO - 53_2024   Analise o infográfico a seguir:   Fonte: https://bit.ly/3zvxHUG. Acesso em: 05 jul. 2024. Leia sobre o Marco Legal do Trabalho Infantil, trecho extraído de um texto elaborado pela professora Amanda Navarro, o qual ainda não está disponível na internet:  No Brasil, […]

Orientação de resposta: Desejamos saber como foram os passos para criação da aula, ou seja, primeiro escolheu a música? Os alunos? Os exercícios? Em seguida, nos conte como irá corrigir, adaptar ou proceder caso algum aluno não consiga realizar os movimentos que escolheu. (Máximo de 5 linhas).
15/07/2024
Integrare Academy

  Orientação de resposta: Desejamos saber como foram os passos para criação da aula, ou seja, primeiro escolheu a música? Os alunos? Os exercícios? Em seguida, nos conte como irá corrigir, adaptar ou proceder caso algum aluno não consiga realizar os movimentos que escolheu. (Máximo de 5 linhas). 3). Você, acadêmico está cada dia mais […]

  Uma das formas mais comuns de calcular o grau de abertura econômica é por meio da fórmula: Grau de Abertura = (Exportações + Importações) / PIB Quanto maior for o resultado desse cálculo, maior será o grau de abertura econômica do país, indicando que a economia está mais integrada ao comércio internacional.
19/07/2024
Integrare Academy

    Uma das formas mais comuns de calcular o grau de abertura econômica é por meio da fórmula: Grau de Abertura = (Exportações + Importações) / PIB Quanto maior for o resultado desse cálculo, maior será o grau de abertura econômica do país, indicando que a economia está mais integrada ao comércio internacional.   […]

ATIVIDADE 1 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 52_2024
04/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 52_2024 De acordo com Elias (1985, p. 9) “o objetivo fundamental da escola deveria ser o de criar condições favoráveis ao desenvolvimento global da criança, de forma harmoniosa, em seus aspectos físico, socioemocional e intelectual. Priorizar apenas um desses aspectos em detrimento dos demais, seria […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp