1ª QUESTÃO
Observe a imagem a seguir:
Fonte: https://saopauloparacriancas.com.br/cirque-du-soleil-online-novo-especial-gelo-crystal-axel/. Acesso
em: 5 out. 2022.
Segundo Dumazedier, existem cinco categorias distintas quanto ao conteúdo das atividades direcionados ao
lazer. Observando a imagem anterior do Circo de Soleil, em qual categoria essa atividade se encaixa?
ALTERNATIVAS
Interesses físicos.
Interesses artísticos.
Interesses sociais.
Interesses intelectuais.
Interesses manuais.
2ª QUESTÃO
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O lazer é algo que está presente na vida das pessoas, mas nem todos sabem a importância dessa atividade,
que traz muitos benefícios para nossa qualidade de vida, entre os seus benefícios, podemos citar o combate
ao estresse, facilita a circulação do sangue promovendo assim uma homeostase, ou seja, um equilíbrio no
meio interno do corpo, colaborando na manutenção da saúde. Às vezes, por falta de informações, as
pessoas ignoram sua importância e isso não pode acontecer, pois todos têm direito ao lazer.
JÚNIOR, M. A. B. T.; SFERRA, L. F. B.; BOTTCHER, L. B. A importância do lazer para a qualidade de vida do
trabalhador. Revista Conexão (Online),
S. l
, v. 9, p. 581-595, 2012.
A respeito das diferentes definições que podem ser atribuídas à qualidade de vida, a alternativa que está
correta é:
ALTERNATIVAS
Com o surgimento das Academias da Terceira Idade (ATIs), que apresentavam como objetivo o fortalecimento com o
tabagismo, comportamento sedentário e padrões da mídia, foi-se atrelado ao conceito de qualidade de vida as
questões de educação, moradia, política, lazer e longevidade.
Pode-se dizer que no senso comum, o termo “qualidade de vida” ficou conhecido como potencialidades no bem-estar
da vida das pessoas, envolvendo aspectos emocionais, sociais e econômicos.
Na linguagem popular, a qualidade de vida é compreendida como elemento negativo de elevado bem-estar
econômico, cultural, psicológico e laboral, associada às melhorias de padrão de vida.
Desde a década de 1990 já era possível observar que os conceitos de segurança no ambiente laboral e ergonomia
faziam parte das questões relacionadas à insatisfação no trabalho.
O conceito “qualidade de vida” apresenta apenas um significado global e que pode ser compreendido igualmente em
todos os países do mundo.
3ª QUESTÃO
Além de contribuir com a formação de um acervo de atividades recreativas que poderão ser usadas nas
primeiras intervenções profissionais, o repertório de lazer também busca, mesmo que de forma reticente,
ofertar “dicas didáticas”, como: certificar-se de que o público participante conhece o funcionamento das
atividades que serão vivenciadas é uma atitude imprescindível a qualquer animador, bem como reunir o
grupo antes de cada atividade e verificar se os participantes conhecem a letra e a melodia da música, a
dinâmica de funcionamento, as regras e o regulamento de cada brincadeira ou jogo. Para tanto, é
fundamental que o animador seja visto e ouvido por todos. A disposição espacial da roda, nesse sentido, é
recomendada, pois além de ser uma formação democrática, permite que todos sejam vistos e ouvidos pelos
demais. Alternar a intensidade das atividades é outra sugestão: do contrário, atividades muito intensas em
sequência poderão desgastar fisicamente o grupo, fazendo com que a programação precise ser
interrompida precocemente.
VELLOSO, Guilherme. REPERTÓRIO DE ATIVIDADES RECREATIVAS. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS–
UNIVERSO BELO HORIZONTE, v. 1, n. 2, 2017.
Considerando o exemplo de fichas que podem ser organizadas para preparação dos repertórios das
atividades recreativas, assinale a alternativa que apresenta elementos propostos por Marcellino, que podem
fazer parte das fichas:
ALTERNATIVAS
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Funcionamento, outras observações, conceito, montagem e recursos.
Montagem, organização, possibilidades, experiências, significado da atividade.
Probabilidades de adaptação, funcionamento, nome da atividade, código de regras.
Recursos necessários, descrição da população, formas de utilização, nome da atividade.
Organização, experiências dos participantes, processo de montagem e descrição, conceito.
4ª QUESTÃO
A Animação Sociocultural é compreendida como uma prática social participada por todos, uma pedagogia
interdisciplinar que visa desenvolver uma série de competências sociais e de cidadania com vista aos
indivíduos e grupos poderem se munir de ferramentas que lhes permitam se afirmar num espaço cada vez
mais globalizado, serem os protagonistas dos processos de desenvolvimento integrado que respeite as
identidades individuais, símbolo da identidade coletiva e da coesão comunitária.
VIVEIROS, A.; SÓCIO-CULTURAL, A. Os desafios que se colocam à animação sociocultural. Uma visão a partir
da região autónoma da Madeira. Animador Sociocultural: Revista Iberoamericana,
S. l
, v. 1, p. 110-121, 2007.
Sobre a atuação dos profissionais de lazer, analise as afirmações a seguir:
I. A formação destes sujeitos precisa ser baseada em compromissos políticos, competências técnicas e
organização econômica.
II. A recreação está intimamente relacionada ao elemento lúdico, além da associação de momentos de
improvisação e atividades controladas.
III. A função educacional do recreador ou animador é a de organizar atividades e práticas de lazer, além de
demonstrar possibilidades de participação social.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
5ª QUESTÃO
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Devido às características que tradicionalmente são lhe atribuídas, tais como improdutividade, liberdade e
prazer, o lazer foi circunscrito ao chamado “tempo livre”, passando a ser assimilado como contraponto do
trabalho. No decurso de todo o século XX, esses postulados influenciaram os conhecimentos sobre o lazer
difundidos nas sociedades ocidentais, permanecendo vigentes até mesmo nos dias atuais.
GOMES, C. L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v.
1, n. 1, p. 3–20, 2014.
Sobre as concepções da trajetória histórica do lazer, leia as afirmações a seguir:
I. Ao compreender e analisar o lazer na sociedade moderna e contemporânea, a historicidade deve
considerar as relações advindas do trabalho do mundo fenomenológico.
II. A industrialização foi o processo responsável por gerar mudanças significativas no meio ambiente e,
também, no comportamento dos seres humanos.
III. Ao ocorrer a quebra entre o espaço e o tempo de trabalho, a alegria, o lazer e o lúdico passam a existir
em ambientes diferentes do laboral.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
6ª QUESTÃO
A inserção, no mercado de trabalho, no campo do lazer, pode ocorrer em três setores, conforme anuncia
Stoppa e Isayama (2001). No setor público, (entendido como governamental), verifica-se a contratação de
profissionais objetivando o desenvolvimento de projetos e ações no âmbito do lazer direcionadas para toda
a população local, sem distinção de gênero, raça, classe social ou econômica. Outros espaços como os
clubes e condomínios (setor corporativo), acampamentos, hotéis, academias de ginástica e parques
temáticos (setor privado) também são possibilidades de atuação para o profissional do lazer. Uma terceira
possibilidade de atuação ocorre no terceiro setor, representado pelas associações de bairro, classes ou
sindicatos, organizações não-governamentais (ONG’s) e cooperativas.
CAPI, André Henrique Chabaribery. Lazer e Esporte nos Clubes Social-Recreativos de Araraquara/SP.
Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba/SP, 2006.
Considerando os diversos espaços de atuação do profissional de lazer e recreação, as possibilidades de
intervenção abrangem diversas áreas da nossa cultura. Quanto aos conteúdos culturais do lazer segundo
Dumazedier, quais categorias podemos distinguir:
ALTERNATIVAS
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Conteúdos esportivos e conteúdos de lazer.
Conteúdos escolares, conteúdos familiares e conteúdos sociais.
Conteúdos dos jogos competitivos, conteúdos dos jogos cooperativos e brincadeiras.
Conteúdos físico-esportivos, conteúdos práticos ou manuais, conteúdos culturais-artísticos, conteúdos intelectuais e
conteúdos sociais.
Não há classificação dos conteúdos culturais do lazer, sendo o homem livre para escolher o que quer fazer em seu
tempo fora do trabalho.
7ª QUESTÃO
Quando tratamos da temática lazer e qualidade de vida, falamos do caráter ativo, crítico e reflexivo ligado à
autonomia do ser, em contraposição à uma postura conformista, consumista. Para isso é necessário que nós,
animadores socioculturais, embasemos nossas ações em questões fundamentais sobre o “lazer ativo”.
BITTENCOURT GABRIEL, O. P. Recreação e Lazer. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o conteúdo do lazer, analise as afirmativas abaixo.
I. O lazer ativo ou atitude ativa também se refere à participação em atividades culturais que fujam de
padrões massificados e de práticas rotineiras.
II. O lazer ativo é bem definido como qualquer atividade ou exercício físico realizado sozinho ou
coletivamente, por escolha própria ou imposta pelos padrões sociais.
III. Podemos afirmar que o lazer ativo tem relação direta com a autonomia, pois esta se refere à ação
vivenciada com o equilíbrio do corpo, da razão e da emoção. Ainda, o oposto poderia ser chamado de
caráter passivo.
IV. O lazer ativo requer participação na vida social, seja na família, na empresa, com amigos, de forma
voluntária e que privilegie o contato com a natureza e atividades em que haja prazer, este conceito se opõe
ao isolamento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas.
II apenas.
II e IV apenas
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
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Para falar em lazer não podemos deixar de falar também em cultura, mas a grande problemática é que
quando se fala em cultura o que vem logo em nossas mentes são assuntos como: arte, teatro, música,
literatura, entre outros, ou seja, algo meio complexo, e podemos até dizer “chato”, que muitas pessoas não
tem acesso. Diante desses comentários, podemos pensar então que a cultura é somente para pessoas
selecionadas? Ou seja, pessoas com poder aquisitivo alto?
JÚNIOR, M. A. B. T.; SFERRA, L. F. B.; BOTTCHER, L. B. A importância do lazer para a qualidade de vida do
trabalhador. Revista Conexão (Online),
S. l
, v. 9, p. 581-595, 2012.
A respeito da importância do lazer para todas as pessoas, sem distinção, leia as afirmativas a seguir:
I. O prazer é um elemento essencial em nossa vida, quando se visa a melhoria da qualidade de vida.
II. A negação ao prazer é considerada como normal, uma vez que priva o ser humano de experiências
negativas.
III. A organização de um estilo de vida melhor, isto é, positivo ou de qualidade, está associada à
conscientização em sua vida social.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
9ª QUESTÃO
Com o decorrer da transformação na estrutura social, as expressões “tempo livre” e “tempo de lazer” são
utilizadas, na maioria das vezes, até como sinônimos. No nosso vocabulário, a expressão “tempo livre” é
usada com o mesmo significado da expressão “lazer”, embora, do ponto de vista conceitual, tais expressões
traduzam significados diferentes, e essa diferença precisa ser analisada.
TEIXEIRA JÚNIOR, M. A. B.; SFERRA, L. F. B.; BOTTCHER, L. B. A importância do lazer para a qualidade de vida
do trabalhador. Revista Conexão, v. 9, p. 581–595, 2012.
Considerando o lazer relacionado à qualidade de vida, avalie as asserções a seguir.
I. O conceito de qualidade de vida não é novo e, desde que foi implementado, já conseguiu ser utilizado
sem delimitar novos significados.
PORQUE
II. O aspecto central da qualidade de vida está direcionado para os índices quantitativos e não qualitativos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
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As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
As brincadeiras infantis realizadas nas ruas (queimada, betes, futebol, pipa, bolinha de gude etc.) são cada
vez mais raras, mais ainda, as festas populares que mobilizavam os bairros praticamente desapareceram. As
praças raramente são ocupadas para atividades espontâneas de lazer. As que são ocupadas, em geral,
possuem equipamentos específicos tais como quadras esportivas, pistas de skate e mesas para jogos.
BITTENCOURT GABRIEL, O. P. Recreação e Lazer. Maringá: UniCesumar, 2019.
Devemos considerar que para tratarmos de forma efetiva do lazer e da qualidade de vida, devemos levar em
conta os espaços disponíveis para as vivências culturais, corporais e de socialização nas áreas urbanas. Com
isso, analise as afirmativas a seguir.
I. A classe social, econômica e o gênero são considerados barreiras ao lazer, ainda mais quando temos como
principal equipamento não-específico de lazer a nossa casa. Ambiente este que está saturado de obrigações
domésticas, além de oferecer espaço muito limitado, resumindo nossas vivências ao consumo de programas
de televisão e convivência virtual.
II. Diante do esforço em possibilitar o acesso da população a espaços de lazer nos grandes centros urbanos,
e considerando a incapacidade de grandes investimentos, espaços que não foram construídos nem
pensados para tais atividades ganham essa característica de forma parcial ou às vezes até total. Estes locais
podem ser chamados de equipamentos não-específicos de lazer.
III. Há diversos aspectos interdependentes que podem ser considerados a respeito do acesso aos espaços de
lazer. Um exemplo é a má distribuição populacional, que interfere no transporte urbano e também está
relacionada aos problemas ambientais que envolvem pragas e a baixa qualidade do ar. Toda essa realidade
exige a implementação de ações criativas na busca de uma solução.
IV. Nos dias de hoje, as discussões em torno dos espaços de lazer não fazem mais sentido, isso devido a
solução encontrada na construção de shopping centers que propiciam essa vivência livre do ser humano, de
se conhecer e explorar a natureza por meio das atrações que esses ambientes oferecem : com filmes sobre
diferentes culturas, livrarias com diversas expressões sociais, além da culinária mundial que ali desfrutamos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II, III e IV.
I, apenas.
IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas