Questão 1
A Umbro deu o passo definitivo na estratégia de investir no futevôlei dentro do mercado brasileiro. A marca inglesa lançou uma coleção de vestuário específica para a prática da modalidade, com camisas de mangas curtas e longas, regatas e shorts, todos com versões masculinas e femininas.
A partir do trecho exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre conceito de estratégia de acordo com Mintzberg.
- A estratégia realizada é a estratégia compreendida como um plano.
- A estratégia pretendida é a estratégia compreendida como um padrão.
III. A gestão possui uma tendência a definir estratégia como um plano, uma direção.
- A estratégia pode ser também um padrão, um comportamento consistente ao longo do tempo.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 2
Quando desejamos por um produto ou serviço temos, atualmente, uma série de opções disponíveis, o que pode causar uma confusão na cabeça dos clientes. Visando se destacar diante dos demais atuantes, é essencial criar um plano e definir critérios para ser diferente. É necessário criar valor e agregar para os clientes desenvolvendo uma percepção positiva. Porter (1986 apud PARDO, 2020) desenvolveu três estratégias visando a diferenciação que são a liderança em custo, diferenciação e enfoque e, por fim, o nicho de mercado.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Considerando as características dessa abordagem, analise as afirmativas a seguir:
I.A Liderança em custo se refere a se destacar em um setor com produtos únicos utilizando pesquisa e desenvolvimento.
II. Por atuar em um mercado popular, o produto tem poucos diferenciais com foco em diminuição de custos, caracterizando a diferenciação e o enfoque.
III. O Nicho de mercado pode ter uma diferenciação baixa a alta atuando em um poucos segmentos de mercado.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 3
A essência de fazer o planejamento é cuidar do futuro do negócio visando proteger o patrimônio para continuar mantendo existente. É necessário conhecer tanto sobre o negócio, como também os concorrentes e o mercado de uma forma geral. Uma das importantes ferramentas que pode ser utilizada para auxiliar na jornada é o Modelo das 5 Forças de Porter. Michael Porter é um dos especialistas de negócios que criou uma ferramenta que considera a importância da análise de Concorrentes, Fornecedores, Compradores, Produtos Substitutos, Rivalidade entre Concorrentes. Entender a intenção de cada uma das forças permite criar vantagem competitiva.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O Modelo das Forças de Porter é essencial para compreender o mercado e embasar o planejamento do negócio
PORQUE
- A criação de vantagem competitiva visa se destacar dos demais para se manter no mercado, conquistando uma posição imutável e permanente no mercado.
Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4
De acordo com Fusco (1997), uma Unidade Estratégica de Negócio (UEN) consiste na forma adotada por muitas empresas que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos. Nesses casos, o planejamento estratégico é dividido em duas formas de abordagem: estratégia corporativa e estratégia da unidade organizacional.
Fonte: FUSCO, J. P. A. Unidades estratégicas de negócios: uma ferramenta para gestão competitiva de empresas. Gestão & Produção, v. 4, n. 1, p. 36-51, 1997.
Sobre as unidades de negócio, analise as afirmativas a seguir:
- Dentre as estratégias possíveis para os setores fragmentados estão as franquias e as fusões horizontais.
- Um setor emergente reflete os setores que estão estagnados e com baixa mudança ou adaptação.
III. Os setores em crescimento são representados por um pequeno conjunto de grandes empresas.
- Empresas pequenas não possuem vantagens competitivas diante das empresas grandes.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Questão 5
Na elaboração do processo de planejamento, após estudar o mercado e estabelecer os principais alvos desejados, é fundamental considerar as reais possibilidades que podem acontecer. Dificilmente o que você estabeleceu como objetivo acontecerá da forma como deseja, ainda mais em um mercado tão volátil e dinâmico como é o atual. O estabelecimento de cenários é uma excelente forma de compreender o que realmente pode acontecer e te preparar para as dificuldades que aconteçam, por ventura. Pardo (2020) considera importante elaborar 3 possibilidades, sendo eles: otimista, realista e pessimista.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
Considerando a relevância dos cenários, analise as afirmativas a seguir:
- É essencial criar um cenário mais próximo da realidade, o que vai indicar as maiores possibilidades de acontecimento.
II. Um cenário pessimista deve ser considerado porque as mudanças do mercado podem ir além da visão e até de forma contrário ao que planejou.
III. O cenário otimista considera que as expectativas são confirmadas na realidade, ou seja, o que foi planejado se confirma e ainda excede o que foi planejado.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 6
Além do estabelecimento dos principais indicadores de um negócio feito no Planejamento Estratégico, é preciso traçar estratégias de participação no mercado para dar mais viabilidade na implantação. O Ciclo de Vida de um Produto permite compreender o momento real do mercado e as possibilidades reais de lucro. Há quatro possibilidades que podem ser traçadas, sendo a Introdução a primeira fase em que o produto tem pouco tempo de lançamento, sendo necessário fazer altos investimentos. Na fase de crescimento, a situação já melhora, mas é possível avançar para atingir a maturidade em que se aproxima da capacidade máxima. O desafio é permanecer o máximo de tempo possível para evitar o declínio e também aproveitar para aperfeiçoar ou reinventar o seu produto para continuar proporcionando resultados.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O Ciclo de Vida do Produto permite analisar possibilidades do cenário de aumentar as vendas mesmo no cenário de Introdução fazendo alcançar a etapa de Maturidade mais rapidamente pulando a fase de Crescimento
PORQUE
- Existe a necessidade de aperfeiçoar os produtos para continuar existindo no mercado, visto que os lucros começam a diminuir e existe a necessidade de ação imediata para resolver o problema.
Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 7
A Análise SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas no planejamento porque é uma sigla que considera quatro palavras em inglês (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) que podem ser traduzidos por Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Com isso, permite fazer uma análise interna e externa de aspectos do ambiente e de funcionamento do mercado. É importante que cada fator seja analisado com a devida importância para fornecer informações confiáveis para os gestores. Internamente, é analisado os parâmetros de funcionamento considerando os concorrentes, sendo que é possível estar numa situação melhor ou em desvantagem. Externamente, é feito um panorama do ambiente analisando concorrentes, fornecedores, clientes, governo e sociedade. Um ponto importante da aplicação da ferramenta é a atualização constante para ter informações atualizadas.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A atualização das informações do cenário é essencial para os gestores possam ter confiabilidade das decisões, otimizando o desempenho no mercado.
PORQUE
- A Análise Interna é mais importante em comparação com a Externa, porque uma empresa precisa priorizar o funcionamento operacional para otimizar a relação com o mercado.
Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 8
Além do planejamento ao nível institucional é necessário pensar na questão tática. Um dos pontos que pode ser considerado para negócios que atuam em diferentes segmentos é operar por Unidades de Negócio (UNs) das organizações. A estratégia de operação depende do mercado em que atua podendo haver quatro fases no mercado, conforme Kluyver e Pearce II (2007 apud PARDO, 2020): 1) Setor emergente ou embrionário, 2) Setor em crescimento e fragmentados, 3) Setor maduro, 4) Setor em declínio.
Fonte: KLUYVER e PEARCE II, 2007 apud PARDO, 2020. Planejamento Estratégico. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2020.
Considerando as características da Economia Compartilhada, analise as afirmativas a seguir:
- Na fase emergente, é possível verificar oportunidades de mercado, no qual os atuantes podem se destacar por meio de ações pioneiras.
II. Em um setor maduro, percebe-se grandes empresas atuando ativamente para conseguir se manter lucrativo no setor e na empresa.
III. Em uma situação de declínio, é preciso se posicionar seja com desinvestimento ou com uma ação forte para se manter no mercado.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 9
Para uma empresa sobreviver no mercado, é comum buscar a diversificação dos produtos. É importante fazer uma análise mais detalhada para saber o desempenho de cada linha, ainda mais quando há nichos diferentes de atuação. A Matriz BCG do Boston Consulting Group ficou conhecida por conta de Bruce Henderson que desenvolveu a matriz crescimento-participação. O objetivo era o cruzamento de informações de crescimento do negócio e participação de mercado, permitindo obter quatro quadrantes: Estrela, Criança-Problema, Vaca Leiteira e Cão. Dessa forma, torna-se possível pensar em alternativas de investimento ou desinvestimento a partir de projeções estabelecidas.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A Matriz BCG é importante para avaliar o desempenho de linha de produtos visto que cada uma consome recursos organizacionais
PORQUE
- Cada quadrante da matriz crescimento-participação visa avaliar a necessidade de aumentar o investimento para ter lucros mais robustos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 10
É muito comum, atualmente, ficar perdido diante de tantas possibilidades que o mercado possibilita. Para não perder o foco do planejamento, é necessário ter em mente aquilo que deseja porque pode fazer você mudar de estratégia, mas ainda tendo em mente um resultado. Caso seja pertinente, a mudança da visão ocorrerá para ser mais relevante em resultados para um negócio. Uma visão estratégica permite deixar claro o que é relevante e que ajuda a dar sentido para a Missão Organizacional.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Considerando as características da Visão Organizacional, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
É um objetivo de curto prazo a ser atingido por uma das áreas-chave do negócio que traz impactos positivos para as demais.
Alternativa 2:
Representa como uma bússola indicando um rumo a ser seguido orientando para onde a organização precisa remar.
Alternativa 3:
Direciona os colaboradores e outros stakeholders em relação à razão de estar no mercado permitindo compreender os diferenciais competitivos.
Alternativa 4:
Produzir soluções tecnológicas para melhorar a experiência de viagem de famílias é um exemplo de Visão focado em determinado público.
Alternativa 5:
A aplicação se dá em negócios de médio e grande porte que podem escolher o rumo conforme os próprios interesses, diferente do porte pequeno, com uma possibilidade.