• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 3 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Questão 1

A Umbro deu o passo definitivo na estratégia de investir no futevôlei dentro do mercado brasileiro. A marca inglesa lançou uma coleção de vestuário específica para a prática da modalidade, com camisas de mangas curtas e longas, regatas e shorts, todos com versões masculinas e femininas.

A partir do trecho exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre conceito de estratégia de acordo com Mintzberg.

  1. A estratégia realizada é a estratégia compreendida como um plano.
  2. A estratégia pretendida é a estratégia compreendida como um padrão.

III. A gestão possui uma tendência a definir estratégia como um plano, uma direção.

  1. A estratégia pode ser também um padrão, um comportamento consistente ao longo do tempo.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

I e II, apenas.

 

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

 

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 2

Quando desejamos por um produto ou serviço temos, atualmente, uma série de opções disponíveis, o que pode causar uma confusão na cabeça dos clientes. Visando se destacar diante dos demais atuantes, é essencial criar um plano e definir critérios para ser diferente. É necessário criar valor e agregar para os clientes desenvolvendo uma percepção positiva. Porter (1986 apud PARDO, 2020) desenvolveu três estratégias visando a diferenciação que são a liderança em custo, diferenciação e enfoque e, por fim, o nicho de mercado.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.

Considerando as características dessa abordagem, analise as afirmativas a seguir:

I.A Liderança em custo se refere a se destacar em um setor com produtos únicos utilizando pesquisa e desenvolvimento.
II. Por atuar em um mercado popular, o produto tem poucos diferenciais com foco em diminuição de custos, caracterizando a diferenciação e o enfoque.
III. O Nicho de mercado pode ter uma diferenciação baixa a alta atuando em um poucos segmentos de mercado.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

III, apenas.

 

Alternativa 2:

I e II, apenas.

 

Alternativa 3:

I e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 3

A essência de fazer o planejamento é cuidar do futuro do negócio visando proteger o patrimônio para continuar mantendo existente. É necessário conhecer tanto sobre o negócio, como também os concorrentes e o mercado de uma forma geral. Uma das importantes ferramentas que pode ser utilizada para auxiliar na jornada é o Modelo das 5 Forças de Porter. Michael Porter é um dos especialistas de negócios que criou uma ferramenta que considera a importância da análise de Concorrentes, Fornecedores, Compradores, Produtos Substitutos, Rivalidade entre Concorrentes. Entender a intenção de cada uma das forças permite criar vantagem competitiva.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.


Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. O Modelo das Forças de Porter é essencial para compreender o mercado e embasar o planejamento do negócio

PORQUE

  1. A criação de vantagem competitiva visa se destacar dos demais para se manter no mercado, conquistando uma posição imutável e permanente no mercado.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 4

De acordo com Fusco (1997), uma Unidade Estratégica de Negócio (UEN) consiste na forma adotada por muitas empresas que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos. Nesses casos, o planejamento estratégico é dividido em duas formas de abordagem: estratégia corporativa e estratégia da unidade organizacional.

Fonte: FUSCO, J. P. A. Unidades estratégicas de negócios: uma ferramenta para gestão competitiva de empresas. Gestão & Produção, v. 4, n. 1, p. 36-51, 1997.

Sobre as unidades de negócio, analise as afirmativas a seguir:

  1. Dentre as estratégias possíveis para os setores fragmentados estão as franquias e as fusões horizontais.
  2. Um setor emergente reflete os setores que estão estagnados e com baixa mudança ou adaptação.

III. Os setores em crescimento são representados por um pequeno conjunto de grandes empresas.

  1. Empresas pequenas não possuem vantagens competitivas diante das empresas grandes.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

I, apenas.

 

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

 

Alternativa 3:

II e III, apenas.

 

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

 

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

 

Questão 5

Na elaboração do processo de planejamento, após estudar o mercado e estabelecer os principais alvos desejados, é fundamental considerar as reais possibilidades que podem acontecer. Dificilmente o que você estabeleceu como objetivo acontecerá da forma como deseja, ainda mais em um mercado tão volátil e dinâmico como é o atual. O estabelecimento de cenários é uma excelente forma de compreender o que realmente pode acontecer e te preparar para as dificuldades que aconteçam, por ventura. Pardo (2020) considera importante elaborar 3 possibilidades, sendo eles: otimista, realista e pessimista.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.

Considerando a relevância dos cenários, analise as afirmativas a seguir:

  1. É essencial criar um cenário mais próximo da realidade, o que vai indicar as maiores possibilidades de acontecimento.
    II. Um cenário pessimista deve ser considerado porque as mudanças do mercado podem ir além da visão e até de forma contrário ao que planejou.
    III. O cenário otimista considera que as expectativas são confirmadas na realidade, ou seja, o que foi planejado se confirma e ainda excede o que foi planejado.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

II, apenas.

 

Alternativa 2:

I e II, apenas.

 

Alternativa 3:

I e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 6

Além do estabelecimento dos principais indicadores de um negócio feito no Planejamento Estratégico, é preciso traçar estratégias de participação no mercado para dar mais viabilidade na implantação. O Ciclo de Vida de um Produto permite compreender o momento real do mercado e as possibilidades reais de lucro. Há quatro possibilidades que podem ser traçadas, sendo a Introdução a primeira fase em que o produto tem pouco tempo de lançamento, sendo necessário fazer altos investimentos. Na fase de crescimento, a situação já melhora, mas é possível avançar para atingir a maturidade em que se aproxima da capacidade máxima. O desafio é permanecer o máximo de tempo possível para evitar o declínio e também aproveitar para aperfeiçoar ou reinventar o seu produto para continuar proporcionando resultados.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. O Ciclo de Vida do Produto permite analisar possibilidades do cenário de aumentar as vendas mesmo no cenário de Introdução fazendo alcançar a etapa de Maturidade mais rapidamente pulando a fase de Crescimento

PORQUE

  1. Existe a necessidade de aperfeiçoar os produtos para continuar existindo no mercado, visto que os lucros começam a diminuir e existe a necessidade de ação imediata para resolver o problema.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 7

A Análise SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas no planejamento porque é uma sigla que considera quatro palavras em inglês (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) que podem ser traduzidos por Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Com isso, permite fazer uma análise interna e externa de aspectos do ambiente e de funcionamento do mercado. É importante que cada fator seja analisado com a devida importância para fornecer informações confiáveis para os gestores. Internamente, é analisado os parâmetros de funcionamento considerando os concorrentes, sendo que é possível estar numa situação melhor ou em desvantagem. Externamente, é feito um panorama do ambiente analisando concorrentes, fornecedores, clientes, governo e sociedade. Um ponto importante da aplicação da ferramenta é a atualização constante para ter informações atualizadas.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.


Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. A atualização das informações do cenário é essencial para os gestores possam ter confiabilidade das decisões, otimizando o desempenho no mercado.

PORQUE

  1. A Análise Interna é mais importante em comparação com a Externa, porque uma empresa precisa priorizar o funcionamento operacional para otimizar a relação com o mercado.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 8

Além do planejamento ao nível institucional é necessário pensar na questão tática. Um dos pontos que pode ser considerado para negócios que atuam em diferentes segmentos é operar por Unidades de Negócio (UNs) das organizações. A estratégia de operação depende do mercado em que atua podendo haver quatro fases no mercado, conforme Kluyver e Pearce II (2007 apud PARDO, 2020): 1) Setor emergente ou embrionário, 2) Setor em crescimento e fragmentados, 3) Setor maduro, 4) Setor em declínio.

Fonte: KLUYVER e PEARCE II, 2007 apud PARDO, 2020. Planejamento Estratégico. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2020.

Considerando as características da Economia Compartilhada, analise as afirmativas a seguir:

  1. Na fase emergente, é possível verificar oportunidades de mercado, no qual os atuantes podem se destacar por meio de ações pioneiras.
    II. Em um setor maduro, percebe-se grandes empresas atuando ativamente para conseguir se manter lucrativo no setor e na empresa.
    III. Em uma situação de declínio, é preciso se posicionar seja com desinvestimento ou com uma ação forte para se manter no mercado.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

II, apenas.

 

Alternativa 2:

I e II, apenas.

 

Alternativa 3:

I e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 9

Para uma empresa sobreviver no mercado, é comum buscar a diversificação dos produtos. É importante fazer uma análise mais detalhada para saber o desempenho de cada linha, ainda mais quando há nichos diferentes de atuação. A Matriz BCG do Boston Consulting Group ficou conhecida por conta de Bruce Henderson que desenvolveu a matriz crescimento-participação. O objetivo era o cruzamento de informações de crescimento do negócio e participação de mercado, permitindo obter quatro quadrantes: Estrela, Criança-Problema, Vaca Leiteira e Cão. Dessa forma, torna-se possível pensar em alternativas de investimento ou desinvestimento a partir de projeções estabelecidas.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.


Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. A Matriz BCG é importante para avaliar o desempenho de linha de produtos visto que cada uma consome recursos organizacionais

PORQUE

  1. Cada quadrante da matriz crescimento-participação visa avaliar a necessidade de aumentar o investimento para ter lucros mais robustos.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 10

É muito comum, atualmente, ficar perdido diante de tantas possibilidades que o mercado possibilita. Para não perder o foco do planejamento, é necessário ter em mente aquilo que deseja porque pode fazer você mudar de estratégia, mas ainda tendo em mente um resultado. Caso seja pertinente, a mudança da visão ocorrerá para ser mais relevante em resultados para um negócio. Uma visão estratégica permite deixar claro o que é relevante e que ajuda a dar sentido para a Missão Organizacional.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.

Considerando as características da Visão Organizacional, assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

É um objetivo de curto prazo a ser atingido por uma das áreas-chave do negócio que traz impactos positivos para as demais.

 

Alternativa 2:

Representa como uma bússola indicando um rumo a ser seguido orientando para onde a organização precisa remar.

 

Alternativa 3:

Direciona os colaboradores e outros stakeholders em relação à razão de estar no mercado permitindo compreender os diferenciais competitivos.

 

Alternativa 4:

Produzir soluções tecnológicas para melhorar a experiência de viagem de famílias é um exemplo de Visão focado em determinado público.

 

Alternativa 5:

A aplicação se dá em negócios de médio e grande porte que podem escolher o rumo conforme os próprios interesses, diferente do porte pequeno, com uma possibilidade.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Considerando o contexto da Teoria Integral de Barbara Dóssey, descreva os princípios da Enfermagem Integrativa.
07/05/2024
Integrare Academy

Considerando o contexto da Teoria Integral de Barbara Dóssey, descreva os princípios da Enfermagem Integrativa.

Considerando as informações apresentadas acima e o que você aprendeu sobre cartografia nessa disciplina, compare as representações cartográficas, identifique e disserte sobre o período histórico de cada uma, as semelhanças, as diferenças e as possíveis tendências que cada uma traz.
06/05/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - HIST - GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA - 52_2024 MAPA DA EUROPA EM 1571 MAPA DA EUROPA EM 1815 Disponível em: https://www.guiageo-europa.com/mapas-historicos/europa-1815.htm. Acesso em: 8 mar. 2024. Considerando as informações apresentadas acima e o que você aprendeu sobre cartografia nessa disciplina, compare as representações cartográficas, identifique e disserte sobre o período histórico de […]

A história contada, no entanto, não deve se resumir apenas a estes dados. Ela deve ser colocada em perspectiva para dimensionar a importância do fato apurado e o impacto disso na vida das pessoas
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - JOR - NARRATIVAS, GÊNEROS E FORMATOS JORNALÍSTICOS - 53_2024   Olá, estudante! Chegou o momento do MAPA da disciplina. Comece lendo o texto a seguir:   G1 recebe Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria investigação   Reportagem sobre abortos legais no Brasil, publicada em junho, foi premiada neste domingo […]

O uso de ferramentas digitais ou a intencionalidade pedagógica do seu uso?
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024   A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar: Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por […]

Recentemente, um artigo publicado em uma revista renomada relatou um caso de uma intoxicação fatal devido ao consumo de um derivado da triptamina, conhecido como dipropiltriptamina (DPT). DPT é um composto alucinógeno reconhecido por induzir efeitos semelhantes aos da dimetiltriptamina (DMT, usado principalmente em rituais religiosos), porém com maior duração. No caso relatado, o individuo foi levado ao hospital para os devidos atendimentos. Amostras de soro (coletadas quatro horas após o consumo), sangue e urina foram analisadas com o auxílio de algumas técnicas da química analítica instrumental. Cromatogramas provindos de cromatografia gasosa (CG) indicaram a presença de DPT, contudo mais duas substâncias estavam presentes na amostra analisada (considerar os picos principais no cromatograma).
12/04/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 01 - SAÚDE - QUÍMICA ANALÍTICA E INSTRUMENTAL - 51/2024 Recentemente, um artigo publicado em uma revista renomada relatou um caso de uma intoxicação fatal devido ao consumo de um derivado da triptamina, conhecido como dipropiltriptamina (DPT). DPT é um composto alucinógeno reconhecido por induzir efeitos semelhantes aos da dimetiltriptamina (DMT, usado principalmente em […]

2º) Depois de escolher a sua pesquisa, você deverá:
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - LOG - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 53_2024   A pesquisa de mercado/marketing é uma prática contínua e essencial para entender o ambiente em que as empresas operam, bem como as preferências e necessidades dos consumidores. É importante ressaltar que a pesquisa de mercado evolui constantemente, à medida que novas tecnologias e técnicas […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp