• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 3 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Questão 1

A Umbro deu o passo definitivo na estratégia de investir no futevôlei dentro do mercado brasileiro. A marca inglesa lançou uma coleção de vestuário específica para a prática da modalidade, com camisas de mangas curtas e longas, regatas e shorts, todos com versões masculinas e femininas.

A partir do trecho exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre conceito de estratégia de acordo com Mintzberg.

  1. A estratégia realizada é a estratégia compreendida como um plano.
  2. A estratégia pretendida é a estratégia compreendida como um padrão.

III. A gestão possui uma tendência a definir estratégia como um plano, uma direção.

  1. A estratégia pode ser também um padrão, um comportamento consistente ao longo do tempo.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

I e II, apenas.

 

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

 

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 2

Quando desejamos por um produto ou serviço temos, atualmente, uma série de opções disponíveis, o que pode causar uma confusão na cabeça dos clientes. Visando se destacar diante dos demais atuantes, é essencial criar um plano e definir critérios para ser diferente. É necessário criar valor e agregar para os clientes desenvolvendo uma percepção positiva. Porter (1986 apud PARDO, 2020) desenvolveu três estratégias visando a diferenciação que são a liderança em custo, diferenciação e enfoque e, por fim, o nicho de mercado.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.

Considerando as características dessa abordagem, analise as afirmativas a seguir:

I.A Liderança em custo se refere a se destacar em um setor com produtos únicos utilizando pesquisa e desenvolvimento.
II. Por atuar em um mercado popular, o produto tem poucos diferenciais com foco em diminuição de custos, caracterizando a diferenciação e o enfoque.
III. O Nicho de mercado pode ter uma diferenciação baixa a alta atuando em um poucos segmentos de mercado.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

III, apenas.

 

Alternativa 2:

I e II, apenas.

 

Alternativa 3:

I e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 3

A essência de fazer o planejamento é cuidar do futuro do negócio visando proteger o patrimônio para continuar mantendo existente. É necessário conhecer tanto sobre o negócio, como também os concorrentes e o mercado de uma forma geral. Uma das importantes ferramentas que pode ser utilizada para auxiliar na jornada é o Modelo das 5 Forças de Porter. Michael Porter é um dos especialistas de negócios que criou uma ferramenta que considera a importância da análise de Concorrentes, Fornecedores, Compradores, Produtos Substitutos, Rivalidade entre Concorrentes. Entender a intenção de cada uma das forças permite criar vantagem competitiva.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.


Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. O Modelo das Forças de Porter é essencial para compreender o mercado e embasar o planejamento do negócio

PORQUE

  1. A criação de vantagem competitiva visa se destacar dos demais para se manter no mercado, conquistando uma posição imutável e permanente no mercado.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 4

De acordo com Fusco (1997), uma Unidade Estratégica de Negócio (UEN) consiste na forma adotada por muitas empresas que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos. Nesses casos, o planejamento estratégico é dividido em duas formas de abordagem: estratégia corporativa e estratégia da unidade organizacional.

Fonte: FUSCO, J. P. A. Unidades estratégicas de negócios: uma ferramenta para gestão competitiva de empresas. Gestão & Produção, v. 4, n. 1, p. 36-51, 1997.

Sobre as unidades de negócio, analise as afirmativas a seguir:

  1. Dentre as estratégias possíveis para os setores fragmentados estão as franquias e as fusões horizontais.
  2. Um setor emergente reflete os setores que estão estagnados e com baixa mudança ou adaptação.

III. Os setores em crescimento são representados por um pequeno conjunto de grandes empresas.

  1. Empresas pequenas não possuem vantagens competitivas diante das empresas grandes.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

I, apenas.

 

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

 

Alternativa 3:

II e III, apenas.

 

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

 

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

 

Questão 5

Na elaboração do processo de planejamento, após estudar o mercado e estabelecer os principais alvos desejados, é fundamental considerar as reais possibilidades que podem acontecer. Dificilmente o que você estabeleceu como objetivo acontecerá da forma como deseja, ainda mais em um mercado tão volátil e dinâmico como é o atual. O estabelecimento de cenários é uma excelente forma de compreender o que realmente pode acontecer e te preparar para as dificuldades que aconteçam, por ventura. Pardo (2020) considera importante elaborar 3 possibilidades, sendo eles: otimista, realista e pessimista.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.

Considerando a relevância dos cenários, analise as afirmativas a seguir:

  1. É essencial criar um cenário mais próximo da realidade, o que vai indicar as maiores possibilidades de acontecimento.
    II. Um cenário pessimista deve ser considerado porque as mudanças do mercado podem ir além da visão e até de forma contrário ao que planejou.
    III. O cenário otimista considera que as expectativas são confirmadas na realidade, ou seja, o que foi planejado se confirma e ainda excede o que foi planejado.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

II, apenas.

 

Alternativa 2:

I e II, apenas.

 

Alternativa 3:

I e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 6

Além do estabelecimento dos principais indicadores de um negócio feito no Planejamento Estratégico, é preciso traçar estratégias de participação no mercado para dar mais viabilidade na implantação. O Ciclo de Vida de um Produto permite compreender o momento real do mercado e as possibilidades reais de lucro. Há quatro possibilidades que podem ser traçadas, sendo a Introdução a primeira fase em que o produto tem pouco tempo de lançamento, sendo necessário fazer altos investimentos. Na fase de crescimento, a situação já melhora, mas é possível avançar para atingir a maturidade em que se aproxima da capacidade máxima. O desafio é permanecer o máximo de tempo possível para evitar o declínio e também aproveitar para aperfeiçoar ou reinventar o seu produto para continuar proporcionando resultados.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. O Ciclo de Vida do Produto permite analisar possibilidades do cenário de aumentar as vendas mesmo no cenário de Introdução fazendo alcançar a etapa de Maturidade mais rapidamente pulando a fase de Crescimento

PORQUE

  1. Existe a necessidade de aperfeiçoar os produtos para continuar existindo no mercado, visto que os lucros começam a diminuir e existe a necessidade de ação imediata para resolver o problema.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 7

A Análise SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas no planejamento porque é uma sigla que considera quatro palavras em inglês (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) que podem ser traduzidos por Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Com isso, permite fazer uma análise interna e externa de aspectos do ambiente e de funcionamento do mercado. É importante que cada fator seja analisado com a devida importância para fornecer informações confiáveis para os gestores. Internamente, é analisado os parâmetros de funcionamento considerando os concorrentes, sendo que é possível estar numa situação melhor ou em desvantagem. Externamente, é feito um panorama do ambiente analisando concorrentes, fornecedores, clientes, governo e sociedade. Um ponto importante da aplicação da ferramenta é a atualização constante para ter informações atualizadas.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.


Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. A atualização das informações do cenário é essencial para os gestores possam ter confiabilidade das decisões, otimizando o desempenho no mercado.

PORQUE

  1. A Análise Interna é mais importante em comparação com a Externa, porque uma empresa precisa priorizar o funcionamento operacional para otimizar a relação com o mercado.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 8

Além do planejamento ao nível institucional é necessário pensar na questão tática. Um dos pontos que pode ser considerado para negócios que atuam em diferentes segmentos é operar por Unidades de Negócio (UNs) das organizações. A estratégia de operação depende do mercado em que atua podendo haver quatro fases no mercado, conforme Kluyver e Pearce II (2007 apud PARDO, 2020): 1) Setor emergente ou embrionário, 2) Setor em crescimento e fragmentados, 3) Setor maduro, 4) Setor em declínio.

Fonte: KLUYVER e PEARCE II, 2007 apud PARDO, 2020. Planejamento Estratégico. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2020.

Considerando as características da Economia Compartilhada, analise as afirmativas a seguir:

  1. Na fase emergente, é possível verificar oportunidades de mercado, no qual os atuantes podem se destacar por meio de ações pioneiras.
    II. Em um setor maduro, percebe-se grandes empresas atuando ativamente para conseguir se manter lucrativo no setor e na empresa.
    III. Em uma situação de declínio, é preciso se posicionar seja com desinvestimento ou com uma ação forte para se manter no mercado.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativa 1:

II, apenas.

 

Alternativa 2:

I e II, apenas.

 

Alternativa 3:

I e III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 9

Para uma empresa sobreviver no mercado, é comum buscar a diversificação dos produtos. É importante fazer uma análise mais detalhada para saber o desempenho de cada linha, ainda mais quando há nichos diferentes de atuação. A Matriz BCG do Boston Consulting Group ficou conhecida por conta de Bruce Henderson que desenvolveu a matriz crescimento-participação. O objetivo era o cruzamento de informações de crescimento do negócio e participação de mercado, permitindo obter quatro quadrantes: Estrela, Criança-Problema, Vaca Leiteira e Cão. Dessa forma, torna-se possível pensar em alternativas de investimento ou desinvestimento a partir de projeções estabelecidas.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.


Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. A Matriz BCG é importante para avaliar o desempenho de linha de produtos visto que cada uma consome recursos organizacionais

PORQUE

  1. Cada quadrante da matriz crescimento-participação visa avaliar a necessidade de aumentar o investimento para ter lucros mais robustos.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 10

É muito comum, atualmente, ficar perdido diante de tantas possibilidades que o mercado possibilita. Para não perder o foco do planejamento, é necessário ter em mente aquilo que deseja porque pode fazer você mudar de estratégia, mas ainda tendo em mente um resultado. Caso seja pertinente, a mudança da visão ocorrerá para ser mais relevante em resultados para um negócio. Uma visão estratégica permite deixar claro o que é relevante e que ajuda a dar sentido para a Missão Organizacional.

Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.

Considerando as características da Visão Organizacional, assinale a alternativa correta:

 

Alternativa 1:

É um objetivo de curto prazo a ser atingido por uma das áreas-chave do negócio que traz impactos positivos para as demais.

 

Alternativa 2:

Representa como uma bússola indicando um rumo a ser seguido orientando para onde a organização precisa remar.

 

Alternativa 3:

Direciona os colaboradores e outros stakeholders em relação à razão de estar no mercado permitindo compreender os diferenciais competitivos.

 

Alternativa 4:

Produzir soluções tecnológicas para melhorar a experiência de viagem de famílias é um exemplo de Visão focado em determinado público.

 

Alternativa 5:

A aplicação se dá em negócios de médio e grande porte que podem escolher o rumo conforme os próprios interesses, diferente do porte pequeno, com uma possibilidade.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

No tocante à Segurança no Trabalho, a Norma Regulamentadora NR 12 estabelece os requisitos e procedimentos para a segurança dos trabalhadores que, em seus processos ou atividades, utilizam máquinas e equipamentos. O avanço tecnológico tem feito com que os processos sejam cada vez mais automáticos e inteligentes. Assim, para a proteção do trabalhador, a instalação de sistemas de proteção é imprescindível para garantir sua segurança.
02/05/2024
Integrare Academy

No tocante à Segurança no Trabalho, a Norma Regulamentadora NR 12 estabelece os requisitos e procedimentos para a segurança dos trabalhadores que, em seus processos ou atividades, utilizam máquinas e equipamentos. O avanço tecnológico tem feito com que os processos sejam cada vez mais automáticos e inteligentes. Assim, para a proteção do trabalhador, a instalação […]

Algumas iniciativas governamentais têm tido papel importante neste sentido. Por exemplo, estudos recentes destacam os impactos positivos da implementação do Portal Único sobre os fluxos de comércio
28/08/2024
Integrare Academy

  MAPA - COMEX - LEGISLAÇÃO ADUANEIRA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO - 53_2024 Olá, estudante! Tudo bem com você? Chegou o momento de você realizar a atividade MAPA. Esta atividade lhe permitirá que você saia da teoria e entre na prática baseando-se em tudo que aprendeu até então! Como proposta dessa da Atividade MAPA é […]

2. Descreva no mínimo dois principais pontos de melhoria, e apresente ações para que as melhorias sejam realizadas.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - RH - CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - 53_2024   Pesquisa de Clima Organizacional Bem-vindo (a). Essa atividade, MAPA, propõe que você embarque em uma jornada de descoberta e compreensão do ambiente onde passamos grande parte do nosso tempo: o ambiente organizacional. A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta poderosa que nos […]

Leia o resumo de um artigo científico publicado em 06 de agosto de 2024. Nesse estudo, os pesquisadores descrevem o desenvolvimento tecnológico farmacêutico de um novo agonista seletivo tireoidiano:
11/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FAR - TECNOLOGIA FARMACÊUTICA - 54_2024 Leia o resumo de um artigo científico publicado em 06 de agosto de 2024. Nesse estudo, os pesquisadores descrevem o desenvolvimento tecnológico farmacêutico de um novo agonista seletivo tireoidiano: Os hormônios tireoidianos (TH) regulam a taxa metabólica basal por meio de seus receptores THRα e THRβ. […]

A proatividade é um traço fundamental do assistente social, que não se limita a reagir às demandas, mas sim se antecipa às necessidades, buscando soluções preventivas e inovadoras.
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SER - FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL - 53_2024   A proatividade é um traço fundamental do assistente social, que não se limita a reagir às demandas, mas sim se antecipa às necessidades, buscando soluções preventivas e inovadoras. Sua atuação deve ser proativa, propositiva e transformadora. A competência propositiva diz respeito a criar […]

Por fim, será apresentada uma reflexão sobre as contribuições do estágio na formação acadêmica e profissional do estudante de Biomedicina, evidenciando a relevância dessa experiência para o desenvolvimento de competências técnicas e o aprimoramento da prática clínica.
15/07/2024
Integrare Academy

Por fim, será apresentada uma reflexão sobre as contribuições do estágio na formação acadêmica e profissional do estudante de Biomedicina, evidenciando a relevância dessa experiência para o desenvolvimento de competências técnicas e o aprimoramento da prática clínica. Dessa forma, o presente relatório busca não apenas relatar as atividades realizadas durante o estágio, mas também contextualizar […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp