1ª QUESTÃO
“O gerenciamento de projetos está envolvido com métodos de coordenar e controlar alguns tipos de
atividades complexas e dinâmicas, diferenciando-se muito da administração tradicional de atividades de
rotina”Camarini e Sousa (2006, p. 188). É pelo gerente de projetos que passam todas as situações
pertinentes e relativas ao projeto executado, e é essa figura responsável por pensar além do que o
cronograma exige e, ainda, pensar subjetivamente nas ações sem esquecer a realidade da execução das
ações.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
A partir do conteúdo estudado sobre a etapa de avaliação de projetos, leia com atenção as afirmativas a
baixo:
I. É considerada a última etapa do projeto.
II. Deve ser realizada apenas pelo gestor principal do projeto.
III. Momento de retomar os objetivos e metas e identificar quais foram os reais resultados alcançados.
IV. Elencar pontos importantes que ocorreram durante a execução do evento, analisar as situações positivas
e negativas que ocorreram.
Assinale a alternativa que apresenta quais afirmações estão corretas:
ALTERNATIVAS
I apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
Os recursos humanos são o principal meio para aumentar a inovação em eventos esportivos e,
consequentemente, com o avanço das organizações desses eventos, tem surgido uma crescente
preocupação na gestão adequada de recursos humanos. Além disso, outros recursos são fundamentais para
que um evento esportivo seja realizado com sucesso e de forma satisfatória.
GOMES, T. D. G. A influência da gestão de recursos humanos na motivação dos colaboradores.
Dissertações de Mestrado. ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. 2017.
Neste sentido, são considerandos como aspectos para o sucesso de um evento esportivo:
ALTERNATIVAS
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Calendário e recursos políticos
Recursos financeiros e político;
Recursos financeiros, materiais e instalações;
Recursos de logística e calendário;
Recursos administrativos.
3ª QUESTÃO
A gestão esportiva acontece em diferentes instituições, podendo elas serem atreladas ao setor público ou
privado. O setor público realiza o trabalho voltado ao interesse público e utiliza de ferramentas que
orientam este viés de trabalho. O setor privado realiza o trabalho com vistas a obter lucro e resultados
específicos, utilizando ferramentas administrativas que os orientem atingir esse objetivo.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Considerando o modelo de gestão, assinale a alternativa que apresenta apenas modelos de instituições
esportivas do setor público:
ALTERNATIVAS
Departamento Municipal de Esportes e Associação Esportiva sem fins lucrativos;
Secretaria Estadual de Esportes e Departamento Municipal de Esportes;
Associação Esportiva sem fins lucrativos, Institutos Esportivos e Centro de Treinamento;
Departamento Municipal de Esportes e Escola de Natação;
Secretaria Municipal de Esportes, Associação Esportiva sem fins lucrativos e Institutos Esportivos.
4ª QUESTÃO
A profissionalização da gestão esportiva no Brasil vem ocorrendo gradativamente. Alguns relatos históricos
apontam que esse movimento começou com o voleibol já na década de 1980. Até mesmo o futebol, que é o
esporte mais popular do nosso país, ainda está iniciando a profissionalização de sua gestão, mas já
apresenta indícios de grandes avanços.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Em relação a profissionalização da gestão esportiva, analise as asserções abaixo:
A gestão amadora ainda é recorrente, mesmo que em instituições que promovam o esporte de alto
rendimento profissional, porém tende a diminuir cada vez mais.
PORQUE
Na gestão esportiva “não existe mais espaço para a desinformação e amadorismo barato ou para uma
abordagem de gestão baseada no ‘achismo’ desconsiderando a legalidade e os paradigmas existentes sobre
o desenvolvimento adequado da prática esportiva”.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
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As afirmações I e II são falsas.
A afirmação I é falsa e a II é verdadeira.
A afirmação I é verdadeira, mas a II é falsa.
As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I.
As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
5ª QUESTÃO
O trecho abaixo foi retirado do Regulamento dos Jogos Universitários Brasileiros, na Seção II – Das Formas
de Disputa:
“Art. 27º. As formas de disputas serão definidas conforme número de inscritos em cada modalidade e
estarão detalhadas nos regulamentos específicos: serão adotadas as formas de disputas estabelecidas nos
artigos a seguir (de acordo com o número de participantes)
. . .
”.
CBDU. Regulamento Jogos Universitários Brasileiros. Confederação Brasileira de Desportos Universitários.
Brasília, 2021.
Em relação ao Sistema de Eliminatória Simples em uma competição esportiva, assinale a alternativa correta:
I. Sistema em que a equipe apenas é desclassificada da competição após a sua segunda derrota (não
necessariamente para o mesmo adversário).
II. Sistema eliminatório com a participação das equipes que perderam do campeão, desde a primeira
rodada. O vencedor desse torneio se consagrará vice-campeão.
III. Sistema que demanda o confronto de todas as equipes entre si, tendo a sua classificação definida pela
acumulação de pontos que cada equipe conquista em cada rodada.
IV. Quando o número de equipes corresponde a um número que é potência de 2, ou seja, 2² = 4, 2³ = 8 e
assim por diante, todos os participantes participam da primeira rodada e o ganhador da partida avança para
a próxima fase.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
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Considerando o conteúdo estudado sobre os tipos de planejamento, leia com atenção o trecho a seguir:
“Em uma organização, a interação comunicacional entre cada membro e cada unidade faz com que o
conhecimento circule gerando aprendizado, podendo ser reutilizado pelos mesmos, concentrando seus
esforços na capacidade organizacional, no conhecimento já existente e no desenvolvimento científico e
tecnológico (NERY, et. Al, 2018, p. 65).
NERY, L. C. P.; TELLES, S. de C. C.; RISCADO TERRA, B. R. C. dos S. e S.; DACOSTA, L. P. Gestão do
conhecimento e os fatores de inovação organizacional na gestão do esporte baseado no fluxo de
conhecimento: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 12,
n. 3, p. 64 ao 85, 2018.
Assinale a alternativa que corresponde as características do planejamento tático:
ALTERNATIVAS
Realizado a longo prazo;
Realizado a médio prazo e com equipe de trabalho específica;
Realizado a curto prazo com equipe de trabalho específica;
Realizado a longo prazo com tarefas individualizadas;
Realizada a longo prazo, muito utilizada para estabelecer os objetivos da instituição.
7ª QUESTÃO
De acordo com Santos (2021, p. 44) “algumas ferramentas de administração nos auxiliam na gestão e
planejamento das ações e tais ferramentas nos auxiliam em qualquer que seja a ação/negócio esportivo”.
Assim, muitas são as ferramentas que a área da Administração apresenta para auxiliar em etapas de
planejamento de diferentes projetos e ações. Sendo o Ciclo de Deming uma dessas ferramenta.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Assinale a alternativa que apresenta as etapas do Ciclo de Deming:
ALTERNATIVAS
Elaborar, executar e avaliar;
Elaborar, executar e avaliar;
Planejamento, execução e análise.
Planejar, executar, verificar e agir;
Planejamento, estruturação, execução e avaliação;
8ª QUESTÃO
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Reconhecendo o Esporte como um direito social do cidadão brasileiro e tendo o Estado o dever de
fomentar ações esportivas, foi necessário a exposição do que se o Estado entende como Esporte e desta
forma as legislações posteriores a Constituição Federal (1988) classificaram o esporte no Brasil em diferentes
manifestações. De a cordo com a Lei Pelé o esporte pode ser reconhecido em qualquer das seguintes
manifestações: I – desporto educacional; II – desporto de participação; III – desporto de rendimento; e IV –
desporto de formação (BRASIL, 1998).
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Inicialmente, na publicação da legislação em 1998 apenas três manifestações eram reconhecidas, no
entanto, com o passar dos anos foi necessário a inclusão de uma quarta manifestação esportiva. Assinale a
alternativa que apresenta a quarta manifestação, que foi inserida na legislação em 2015:
ALTERNATIVAS
Educacional;
Formação;
Participação;
Rendimento;
Não profissional;
9ª QUESTÃO
Com relação a publicação de legislações esportivas na década de 1990, leia com atenção o trecho a baixo:
A partir desse momento, o Estado utilizou-se de grandes personalidades esportivas para a condução da
atividade esportiva e para a defesa de alguns interesses empresariais permeados dentro do Estado e
representados por agencias de marketing esportivo que surgiram nessa década. Por seu turno, a burocracia
das entidades administradoras do futebol e os grandes clubes, representados pelo Clube dos 13, passaram a
procurar, no Estado, mecanismos capazes de efetivar as transformações legislativas necessárias sem,
contudo, serem prejudicadas (OURIQUES, 1999, p. 8).
OURIQUES, N. O gol contra do rei: a lei Pelé e suas consequências. Motrivivência, n. 12 – Políticas Públicas:
Educação Física/Esporte/Lazer: 1999).
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As legislações existentes não contribuem para organizar as ações e profissionalizar a gestão esportiva;
As novas legislações se limitam aos interesses e ações do Futebol;
As legislações esportivas não são incorporadas a gestão esportiva no Brasil;
Legislações como as Leis Zico e Pelé, se restringem a fomentar o esporte de rendimento;
As novas legislações contribuíram para o processo de profissionalização da gestão esportiva;
10ª QUESTÃO
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A elaboração de um projeto é um processo que exige muita atenção e dedicação. O projeto deve ser
pensado desde o seu início até o seu encerramento. Esse processo é chamado de ‘ciclo de vida do
projeto’,Durante o processo de elaboração de um projeto, pensar em sua viabilidade é parte fundamental
para o bom andamento no momento de sua execução.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Considerando a importância da análise da viabilidade, avalie as situações propostas e assinale (V) para as
verdadeiras e (F) para as falsas:
I. Viabilidade Financeira – considera os custos, fontes de receita, relação das principais despesas do projeto.
II. Viabilidade Política – corresponde ao apoio político local, fica restrito ao bom relacionamento que entre
instituição e o campo político;
III. Viabilidade Social – deve considerar se os objetivos do projeto atendem de alguma forma a questões
sociais ou prevê contrapartidas sociais;
IV. Viabilidade Política – orienta para que o projeto fique atento ao cumprimento de normas legais
estabelecidas como legislações e documentos normativos.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, V, F;
F, V, F, V;
V, F, V, V;
V, V, V, F;
V, V, F, F