Uma das carreiras que mais cresce no mercado em todo o mundo! Assim podemos definir o cenário no Brasil ou mesmo no exterior nos mais diversos tipos e nichos de atuação do profissional de Coaching. O Coaching produz mudanças significativas, positivas e duradouras em espaço de tempo curto, mas com resultados prolongados e que elevam o cliente, também chamado de Coachee, de um estado atual para outro patamar desejado.
De acordo com MARQUES (2014), existem três principais habilidades de um coach: capacidade de suspender o julgamento, capacidade de ter clareza nos objetivos escolhas e capacidade para inspirar a autoconfiança.
PIZZAIA, Angela. F. L. Coaching Executivo e Desenvolvimento de Líderes. UniCesumar: Maringá, 2019.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O coach deve levar o cliente (coachee) a se libertar de seus julgamentos internos sobre suas capacidades ou limitações. Olhar para si de forma leve e positiva acreditando em sua potencialidade.
PORQUE
- Olhar para si mesmo imprimindo julgamentos prejudica significativamente o próprio potencial, o que atrapalha o alcance de metas e objetivos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2
Alguns alunos se dão bem estudando com vídeos da internet, outros não renunciam a ouvir podcasts. E tem ainda a galera viciada em escrever e ler em voz alta fichas de resumo. Essas diferenças não são aleatórias. Mesmo sem saber, eles estão escolhendo métodos adequados à personalidade delas. E essa pode ser a melhor maneira de fixar conteúdos. Segundo a teoria do Sistema Representacional de William Edward “Ned” Herrmann cada um de nós, através dos sentidos, tem uma forma peculiar de perceber o mundo a nossa volta e isso implica diretamente em nosso aprendizado. Tal variação ele categorizou em perfis.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que indica os perfis elencados por William Edward “Ned” Herrmann no sistema representacional.
Alternativa 1:
Auditivo, Visual e Verbalizador.
Alternativa 2:
Auditivo, Verbalizador e Cinestésico.
Alternativa 3:
Auditivo, Visual, Cinestésico e Digital.
Alternativa 4:
Analista, Programador, Auditivo e Visual.
Alternativa 5:
Auditivo, Visual, Verbalizador e Cinestésico.
Questão 3
Em linhas gerais todo processo de coaching trabalha a aprendizagem. Sim, ao se fazer perguntas que leve o coachee à reflexão, o resultado sempre será de aprendizagem. Compreender este processo é essencial, no contexto de coaching, para estar habilitado para atuar nesta profissão. Vygotsky afirma que a aprendizagem acelerativa ocorre em três fases: Nível de desenvolvimento real, Nível de desenvolvimento potencial e Nível de desenvolvimento proximal.
PIZZAIA, Angela. F. L. Coaching Executivo e Desenvolvimento de Líderes. Maringá: Unicesumar, 2019.(adaptado).
Considerando o conceito do Nível de desenvolvimento Potencial analise as afirmativas a seguir.
- Desenvolvimento de forma retrospectiva.
- Capacidade de realizar tarefas com a ajuda de pessoas mais capacitadas.
III. Caminho que o indivíduo irá percorrer em seu processo de amadurecimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 4
Texto 1: A Tríade do Tempo é uma das metodologias mais conhecidas e utilizadas para medir a produtividade de um profissional. Trata-se de um processo inovador de planejamento pessoal, que ajuda o indivíduo a organizar sua vida e, dessa forma, se tornar mais produtivo e ter um dia a dia mais equilibrado, para isto, considera que o gerenciamento do tempo pode se dividir em três esferas: importância, urgência e circunstancial.
Adaptado de: MARQUES, J. R. As esferas da tríade do tempo. Instituto Brasileiro de Coaching, 23 abr. 2019. Disponível em:
Texto 2: Considere a seguinte situação - ao realizar o teste da tríade do tempo de um profissional solteiro, na faixa dos 28 anos de idade e que trabalha 40 horas semanais, obteve o seguinte resultado: 30% do seu tempo está na esfera urgente; 25% na esfera importante e na esfera circunstancial, 45%.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando os fragmentos de textos apresentados e os estudos sobre a tríade do tempo, avalie as afirmativas a seguir.
- O texto 2 demonstra que 45% do tempo do profissional pesquisado é destinado às tarefas desnecessárias ou excessivas.
- O resultado apresentado no texto 2 demonstra que o resultado da tríade do tempo do profissional está de acordo com os parâmetros da tríade ideal.
III. Em uma sessão de coaching, o uso da tríade do tempo proporciona o autoconhecimento e demonstra como realmente o coache utiliza o seu tempo, evidenciado se existem esferas que necessitam de melhorias.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 5
No ambiente organizacional, surgem abordagens significativas visando aprimorar o desempenho individual e a performance no mercado, atendendo às demandas decorrentes das transformações contemporâneas. Dentro desse contexto, existem diversos tipos de processos, incluindo o Mentoring, o Counseling, a Terapia, a Consultoria, o Coaching, entre outros.
Elaborado pela professora, 2023.
Pensando o processo de Mentoring, analise as afirmativas a seguir e considere F para Falso e V para Verdadeiro.
- Modelo de desenvolvimento profissional que consiste na tutoria e aconselhamento realizado por uma pessoa mais experiente.
- Contempla discussões amplas que podem ir além do contexto profissional, pois o profissional é considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento de mundo.
III. Processo de interação entre duas pessoas (um profissional especializado e o cliente), cujo objetivo é ajudar a pessoa a fazer escolhas acertadas no âmbito pessoal ou profissional.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativa 1:
V, V, V.
Alternativa 2:
V, V, F.
Alternativa 3:
V, F, V.
Alternativa 4:
F, V, F.
Alternativa 5:
F, F, F.
Questão 6
Para alguns autores, um processo de coaching de equipe deve contemplar um modelo de atuação que concatena os papéis de facilitador, monitor e coordenador. E todas as ações devem reportar feedback para um supervisor fora da equipe. Ainda, de acordo com alguns autores, esse tipo de processo deve apresentar seis passos. A partir dessas informações, leia e analise com atenção a situação hipotética a seguir:
Mariana atua como coach de equipe na empresa XYZ Ltda. Após desenhar seu planejamento e estratégia de atuação frente à equipe a ser trabalhada, apresentou à diretoria que prontamente aprovou, viabilizando o início do processo. Em meio as discussões, próprias do processo, junto à equipe, uma situação de conflito surgiu, entre dois colaboradores. Prontamente, Mariana mediou a situação, para garantir que não apenas fosse solucionado o conflito, mas que aprendizados fossem gerados da situação, garantindo também a satisfação para ambas as partes envolvidas.
Considerando a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Mariana assumiu o papel de facilitadora.
PORQUE
- Agiu apresentando a solução de problemas, gerenciando o conflito entre os dois membros da equipe, garantindo relacionamento interpessoal saudável.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 7
Leia as frases a seguir:
" Você consegue vislumbrar essa possibilidade comigo?"
"Eu não consigo me ver realizando esta tarefa".
"É preciso enxergar além do óbvio".
Como vimos ao longo da disciplina, há maneiras/perfis diferentes de se perceber o mundo a nossa volta e isso impacta como aprendemos também. As frases apresentadas são comumente utilizadas por pessoas que apresentam determinado perfil predominante.
As frases apresentadas são características de um perfil do sistema representacional, assim, analise as alternativas e assinale a correta:
Alternativa 1:
Visual.
Alternativa 2:
Digital.
Alternativa 3:
Analista.
Alternativa 4:
Auditivo.
Alternativa 5:
Cinestésico.
Questão 8
A ferramenta SMART é uma abordagem popular e eficaz para a definição de metas e objetivos, seja no contexto profissional, educacional ou pessoal. O acrônimo "SMART" descreve os critérios que uma meta deve atender para ser considerada bem formulada e alcançada, cada letra na palavra representa um desses critérios.
A partir de seu conhecimento acerca dessa ferramenta, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Em consonância coma letra S, é possível afirmar que uma meta deve ser precisa e bem específica, de maneira que seja facilmente compreendida por outras pessoas e que facilite nossa própria compreensão e concentração. É necessário fornecer detalhes, ou seja, apresentar clareza sobre o objetivo a ser alcançado.
PORQUE
- Essa ferramenta, auxilia na definição de metas, sejam elas pessoais ou profissionais. SMART é um acrônimo com as iniciais das palavras Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time-based.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 9
Leia o caso hipotético a seguir:
Márcia, é uma executiva business coach, com larga experiência e um portfólio bem robusto. No momento, presta seus serviços à empresa MR transportes Ltda. O objetivo da empresa, procurar por Márcia, é porque está em processo de expansão e precisa desenvolver competências de liderança em uma equipe que atuará em filiais distribuídas pelo país. É sabido que ao longo do processo de coaching em equipe, algumas dimensões são abordadas. Seguindo seu planejamento, Márcia está executando as seguintes ações, dentre outras:
- Está adotando alto grau de transparência nas discussões.
- Nas conversas individuais tem mantido o limite confidencial.
- Garantindo o equilíbrio entre o que deve ser “ventilado” para organização e o que deve ser mantido em confidencialidade.
A partir das informações apresentadas, é possível afirmar que Márcia está em uma dimensão do processo de coaching em equipe, assim, analise as alternativas e assinale a correta:
Alternativa 1:
Decisão.
Alternativa 2:
Sinergia.
Alternativa 3:
Diagnóstico.
Alternativa 4:
Confiabilidade.
Alternativa 5:
Estabelecimento de metas.
Questão 10
GROW é um acrônimo que representa um modelo utilizado no contexto de coaching para auxiliar na estruturação e condução de conversas direcionadas ao desenvolvimento pessoal e profissional. Este modelo foi desenvolvido por Sir John Whitmore e seus colegas nos anos 1980 e foi amplamente adotado no campo do coaching. A palavra "GROW" representa as quatro etapas principais desse modelo.
A partir de seu conhecimento acerca dessa ferramenta, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A letra G, significa a meta a ser definida, o objetivo a ser atingido.
PORQUE
- De acordo com essa ferramenta, as perguntas devem ocorrer nessa etapa, garantindo assim a consistência de todo o processo, que depende da definição da meta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.