1ª QUESTÃO
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Editoria Cultura (2019, on-line)
EDITORIA CULTURA. Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta Charlie Chaplin ao vivo. Agência de Notícias
do Paraná, 16 ago. 2019. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?
storyid=103340&tit=Orquestra-Sinfonica-do-Parana-apresenta-Charlie-Chaplin-ao-vivo. Acesso em: 11 nov.
2021.
A imagem foi retirada do filme “Tempos Modernos” protagonizado por Charles Chapplin. O filme retrata a
vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930, demonstrando os modos de produção industrial baseados
na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem. Avaliando o contexto mencionado anterior,
avalie as asserções a seguir:
I. Por meio das transformações ocorridas pós revolução industrial, o ambiente de trabalho apresentava cada
vez menos presença do elemento do lúdico, representando uma ruptura temporal das novas jornadas de
trabalho.
PORQUE
II. Após a Revolução Industrial, tudo provinha da terra, deste modo, toda a economia era agrícola, com
exceção dos privilegiados, considerados como uma elite restrita.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
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As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
Além de contribuir com a formação de um acervo de atividades recreativas, que poderão ser usadas nas
primeiras intervenções profissionais, o repertório de lazer também busca, mesmo que de forma reticente,
ofertar “dicas didáticas”, como: certificar-se de que o público participante conhece o funcionamento das
atividades, que serão vivenciadas, é uma atitude imprescindível a qualquer animador, bem como reunir o
grupo antes de cada atividade e verificar se os participantes conhecem a letra e a melodia músicas, a
dinâmica de funcionamento, as regras e o regulamento de cada brincadeira ou jogo. Para tanto, é
fundamental que o animador seja visto e ouvido por todos. A disposição espacial da roda, nesse sentido, é
recomendada, pois além de ser uma formação democrática, permite que todos sejam vistos e ouvidos pelos
demais. Alternar a intensidade das atividades é outra sugestão: do contrário, atividades muito intensas em
sequência poderão desgastar fisicamente o grupo, fazendo com que a programação precise ser
interrompida precocemente.
VELLOSO, G. Repertório de atividades recreativas. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS–UNIVERSO
BELO HORIZONTE,
S. l
, v. 1, n. 2, 2017.
Considerando o exemplo de fichas que podem ser organizadas para preparação dos repertórios das
atividades recreativas, assinale a alternativa que apresenta elementos propostos pelo autor Marcellino, que
podem fazer parte destas fichas:
ALTERNATIVAS
Funcionamento, outras observações, conceito, montagem e recursos.
Montagem, organização, possibilidades, experiências, significado da atividade.
Probabilidades de adaptação, funcionamento, nome da atividade, código de regras.
Recursos necessários, descrição da população, formas de utilização, nome da atividade.
Organização, experiências dos participantes, processo de montagem e descrição, conceito.
3ª QUESTÃO
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O bicho-preguiça ou, simplesmente, preguiça é um animal pertencente ao filo Chordata, classe Mammalia,
ordem Pilosa, a mesma do tamanduá, e está distribuído em duas famílias, a Bradypodidae e
a Megalonychidae. As espécies de bicho-preguiça estão divididas em dois gêneros que se diferenciam
basicamente pela quantidade de dedos.
SILVA, Gibran Anderson Oliveira da; PAZ, Marilia Carolina Pereira da; CORDEIRO, Tarcísio Alves.
Monitoramento do bicho-preguiça Bradypus variegatus Schinz, 1825 (Xenarthra: Bradypodidae) em um
remanescente de Floresta Atlântica (João Pessoa-PB, Nordeste do Brasil). Revista Brasileira de Gestão
Ambiental e Sustentabilidade, v. 4, n. 8, p. 299-312, 2017.
Neste sentido, avalie as afirmativas abaixo quanto ao direito da preguiça:
I. O autor Dumazedier é o pioneiro em abordar o processo de libertação do proletário, visando que o
operário livre-se da sua alma.
II. Marcellino é o responsável pela obra e nos apresenta uma abordagem polêmica e paradoxal quanto à
alienação do sistema capitalista.
III. Lafarge demonstra que o panfleto é um manifesto filosófico, visto que apresenta tom mobilizador e
interpelativo.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
4ª QUESTÃO
Vários autores que se debruçaram sobre a temática do lazer compreendem que o mundo do trabalho,
principalmente os tempos decorridos pós revolução industrial, não satisfaz suficientemente a necessidade
de explicar a existência humana, afinal, fragilidades relacionadas à satisfação no ambiente laboral ocasionam
problemáticas sociais. Neste cenário, a sociedade capitalista não contribui para momentos de satisfação.
GABRIEL, O. P. B. Recreação e Lazer. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre a temática, analise as afirmações abaixo:
I. O surgimento de patologias está relacionado com ações negativas associadas ao ambiente de trabalho e
as reações geralmente ocorrem fora do espaço profissional.
II. O ser humano busca se reencontrar na natureza ao necessitar de uma realidade divergente à
desempenhada no ambiente de trabalho.
III. Ao se submeter aos métodos laborais de produção em série, o indivíduo busca executar muitas tarefas
que não estavam organizadas ou solicitadas.
IV. Existe uma proposta de jornada laboral que estava organizada visando a moralização social dos sujeitos,
pois para o autor desta sugestão a índole é a qualidade moral que o mundo mais necessita.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
5ª QUESTÃO
A imagem abaixo apresenta o autor Dumazedier:
Fonte: Google Imagens (2021).
Para além da definição de lazer, Dumazedier apresenta cinco categorias que caracterizam as atividades.
Deste modo, analise as afirmações abaixo:
I. As atividades práticas estão associadas a toda e qualquer movimentação física, esteja relacionada ao
exercício físico ou a trabalhos manuais, por exemplo.
II. Os interesses artísticos são caracterizados por determinados graus de imaginário ou de contemplação.
III. O conhecimento que é experimentado e vivido pelos sujeitos é estritamente relacionado aos interesses
sociais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
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O lazer nos espaços urbanos não se reduz a formas urbanas originárias de estratégias econômicas e
políticas. O lazer é também uma conquista. Observa-se um movimento em busca da valorização do lugar, da
cultura local, do orgulho de pertencer. Nos espaços periféricos mais populares, evidencia-se a conquista dos
lugares de lazer.
SILVA, Edima Aranha. Lazer nos espaços urbanos. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos
Brasileiros, Seção Três Lagoas-(ISSN 1808-2653), p. 54-69, 2004.
Ao refletir sobre as barreiras do lazer, avalie as asserções abaixo:
I. O gênero, a classe social, a classe econômica e o endereço social são relevantes para visualizar a dinâmica
das barreiras sociais.
PORQUE
II. Os espaços de lazer estão inseridos em espaços urbanos ou não urbanos, podendo ser classificados em
equipamentos específicos e não específicos de lazer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
Para Dumazedier (1975), o lazer possui conteúdos culturais que são divididos em cinco áreas de interesses.
Esses conteúdos culturais, divididos em áreas de interesses, possuem a predominância de uma área sobre a
outra. Uma atividade pode ter mais de um interesse nela incutido, pois um não exclui os outros, eles se
complementam. Assim, as pessoas podem ter opções de atividades que a realizam nas suas diversas esferas
de necessidades pessoais e sociais.
DUMAZEDIER, J. Questionamento Teórico do Lazer.
S. l
: CELARIPUCRS, 1975.
A respeito das áreas de interesses definidas por Dumazedier, assinale a alternativa que representa a
dimensão que apresenta como características: forma de linguagem importante; educação das sensibilidades.
Experiência estética:
ALTERNATIVAS
Interesses físicos.
Interesses sociais.
Interesses manuais.
Interesses artísticos.
Interesses intelectuais.
8ª QUESTÃO
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Embora nem sempre exista uma palavra ou um conceito específico, as festas e celebrações, as práticas
corporais, os jogos, as músicas, as conversações e outras experiências de sociabilidade podem
assumir a feição de lazeres que têm significados e sentidos singulares para os sujeitos que as
vivenciam ludicamente. Isso não quer dizer que o lazer em contextos minoritários seja ingenuamente
representado como algo “puro” ou “autêntico”.
GOMES, Christianne Luce. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos
do Lazer, v. 1, n. 1, p. 3-20, 2014.
A cultura, o tempo e a atitude fazem parte da compreensão do conceito de lazer, deste modo, se faz
importante analisar as afirmações abaixo:
I. Nos séculos em que todas as necessidades decorriam das terras, os itens considerados essenciais para a
sobrevivência dos seres humanos eram: casa, roupas e alimentos.
II. O processo de industrialização do trabalho apresenta quebra de paradigma e, o ambiente laboral não é
mais compreendido como um lugar de realizações lúdicas, prazeres ou de festa.
III. Pode-se afirmar que é necessário estabelecer uma relação histórica para o lazer e também compreender
que o sistema capitalista contém a dinâmica necessária para compreensão da apreciação operacional do
lazer.
IV. A revolução industrial é compreendida como um marco, visto que substituiu o trabalho manual e
artesanal pelo trabalho salariado e com utilização predominante de máquinas, o que garantiu mais tempo
para o lazer dos trabalhadores.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, F, V;
V, V, V, F;
F, V, F, V;
V, V, F, V;
F, F, V, V.
9ª QUESTÃO
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Sobre o lazer incidem valores, comportamentos, significados e saberes que contribuem para a perpetuação
da visão de mundo hegemônica. Os momentos de lazer representam a possibilidade dos jovens criarem e
reforçarem seus laços de identidade social, além do fato de as crianças interpretarem e ressignificarem o
mundo que as cerca.
. . .
Faz-se necessário resgatar, a partir da infância e da adolescência, a visão do ser humano enquanto sujeito
coletivo e histórico capaz de produzir e transformar a realidade que o cerca. É da produção material e
simbólica da existência humana, cuja centralidade é dada pelo trabalho, que emerge o lazer.
DIAS, Graziany Penna; SANTOS, Marcelo Silva dos. Trabalho e lazer na infância e adolescência no século
XXI: direito social ou inclusão excludente? Revista Motrivivência, ano XXIII, Nº 36, p. 291-305, 2011.
Dessa forma, podemos destacar a relação íntima entre lazer e educação, já que o lazer atua como veículo e
objeto da educação (duplo processo educativo do lazer). Com base nessas informações, analise as
afirmativas abaixo:
I – O lazer como veículo de educação pode cumprir dois objetivos, sendo um deles o consumatório, no qual
a criança tem grande potencial de descoberta, através da contemplação e do prazer.
II – Necessitamos ensinar nossos alunos as diferentes possibilidades no tempo disponível, a fim de que haja
uma superação da dimensão conformista para uma realidade crítica e criativa. Neste caso o lazer é objeto da
educação.
III – As atividades recreativas podem estimular a sensibilidade da criança para o crescimento intelectual,
físico, estético, assim como nas oportunidades para conhecer outras pessoas. O lazer cumpre, nesse caso, os
objetivos instrumentais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
10ª QUESTÃO
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Ao longo dos nossos estudos sobre as mudanças na organização social ocorridas a partir da revolução
industrial, compreendemos que, a sustentação da vivência e consumo no lazer estaria relacionada à
capacidade que determinado indivíduo ou grupo social, possui de manter uma massa de trabalhadores ao
seu dispor para realizar um trabalho que lhe sustente e que, consequentemente, seja favorável ao seu ócio e
ao consumo. E do outro lado dessa organização social, temos os trabalhadores que se deparam com
diversos entraves que os inibem a vivência do lazer, o que podemos chamar de barreiras para o lazer.
Considerando o fragmento de texto exposto acima e com base nos estudos da disciplina de Recreação e
Lazer, a seguir avalie as situações propostas e assinale V para verdadeiro e F para falso:
I.São barreiras ao lazer as de caráter climático, geográfico e cultural.
II.São barreiras ao lazer as de caráter urbano, rural, de modismos, de tendências e midiáticas.
III.São barreiras ao lazer as de caráter econômico, de faixa etária, de instrução, aquelas de acesso aos
espaços e equipamentos, a violência e à questão de gênero.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, V, F.
F, F, F