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ATIVIDADE 2 – PSICO – MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM – 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

1ª QUESTÃO
Vivemos um momento em que nunca tivemos tanto acesso a informações, estamos conectados o tempo
todo. A partir dessas informações podemos transformá-las em conhecimento para melhorar o nosso dia a
dia.
Analise a sentença a seguir:
“….esta tecnologia se caracteriza pela conexão de dispositivos físicos (coisas) em uma rede capaz de
transmitir dados (internet). Essas conexões permitem a troca de informações constantes.”
BORGES, T. B. Multimeios e Aprendizagem. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
Agora assinale a alternativa que traz a tecnologia a qual essa sentença se refere.
ALTERNATIVAS
Robótica
Machine Learning
Internet das Coisas
Inteligência Artificial
Processamento da Linguagem Natural
2ª QUESTÃO
O processo de aprendizado deve seguir um plano de acordo com os objetivos do que está sendo estudado.
Para isso, usamos um currículo, que vem do latim “Curriculum”, que significa “carreira” ou “caminho”. Um
exemplo simples seria pensar em um currículo para aprender a fazer um bolo de chocolate. Precisamos
fornecer ao aluno todas as informações e habilidades necessárias para alcançar esse objetivo. As disciplinas
nesse caso seriam os passos e conteúdos para fazer o bolo. O currículo é importante para organizar a
educação e tem evoluído ao longo do tempo de acordo com as mudanças na sociedade.
BORGES, Thyago Bohrer. Multimeios e Aprendizagem. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sobre o movimento currículo e sua relação com a Educação 4.0, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
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O currículo é uma ferramenta estática que não sofre alterações ao longo do tempo, independentemente das
mudanças na sociedade.
O currículo é de suma importância para organizar a educação, mas não é necessário adaptá-lo para incluir
tecnologias e métodos modernos na Educação 4.0.
O currículo é um plano de estudos, no entanto, irrelevante quando pensado com os objetivos de aprendizado, e sua
evolução ao longo do tempo não deve considerar as transformações na sociedade.
O currículo, originado do termo latino “Curriculum”, significa apenas “carreira” e não está relacionado com o
planejamento educacional.
Na Educação 4.0, o currículo desempenha um papel essencial ao incorporar tecnologias e métodos de ensino
contemporâneos para preparar os alunos para o mundo atual.
3ª QUESTÃO
Quando falamos sobre a integração da tecnologia no currículo escolar, é importante notar que nem sempre
se refere apenas às tecnologias digitais. Por exemplo, a computação desplugada é uma iniciativa que
permite aos alunos aprenderem conceitos de computação interativamente, sem a necessidade de utilizar
computadores, incluindo softwares e hardwares. Essa abordagem pode ser aplicada especialmente em
escolas que não têm a infraestrutura ideal para a tecnologia digital.
Adaptado de: DO NASCIMENTO, Antonio Willian Pontes; AGUIAR, Gabriela Maria Cunha; AMORIM, Naiara
Taiane Lima; DE SOUSA, Thiago Augusto Soares; DE GOES SOUZA, Albano. Uso da Computação Desplugada
para Ensino da Lógica Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II do Município de Capitão
Poço (Pará).
s. d.
. Edu.br. Disponível em: https://lccp.ufra.edu.br/images/doc/CTDAUSO_DA_COMPUTA%C3%87%C3%83O_DESPLUGADA.pdf. Acesso em: 6 nov. 2023.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A integração da tecnologia no currículo escolar não se restringe exclusivamente às tecnologias digitais.
PORQUE
II. A computação desplugada oferece uma abordagem interativa para os alunos aprenderem conceitos de
computação sem a necessidade de usar computadores, englobando tanto softwares quanto hardwares.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
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São muitas as Metodologias Ativas para que se possa aumentar a efetividade do ensino. Muitas vezes, essas
metodologias podem trazer alguma confusão pelas semelhanças que elas trazem. Acerca das metodologias
ativas temos as descritas por Lovato (2018) aquelas denominadas de Atividades de Aprendizagem
Colaborativas e as Atividades de Aprendizagem Cooperativa.
Adaptado de : BORGES, Thyago Bohrer. Multimeios e Aprendizagem. Thyago Bohrer Borges. Maringá – PR:
UniCesumar, 2022. página 53.
LOVATO, F. L. Metodologias Ativas de Aprendizagem: Uma Breve Revisão. In: Acta Scientiae, v. 20, n. 2,
mar/abr. 2018.
Diante deste fragmento de texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As atividades baseadas em times e as atividades baseadas em projetos são exemplos de atividades de
aprendizagem colaborativa.
PORQUE
II. Ambas as atividades envolvem a colaboração entre os alunos para a realização de um objetivo comum.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
As metodologias ativas são maneiras de ensinar que fazem o estudante ser o “chefe” do seu próprio
aprendizado. Antigamente, o aluno só recebia a informação e o professor mandava em tudo. Com as
metodologias ativas, o aluno passa a ser o responsável pelo que aprende. Ele participa ativamente e o
professor ajuda, guia e compartilha o conhecimento, onde juntos busca-se alcançar os objetivos.
Elaborado pelo professor, 2023.
Diante deste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As metodologias ativas colocam o estudante no centro do seu próprio aprendizado, tornando-o
responsável pelo que aprende.
PORQUE
II. Antigamente, o aluno tinha um papel mais passivo, recebendo a informação diretamente do professor,
que tinha controle total sobre o processo de ensino.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
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As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
Inteligência Artificial é muito abordado em nossos dias. Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) é
uma tecnologia que permite que a máquina vai aprendendo à medida que ele vai interagindo com os
usuários. Mas afinal o que é Inteligência Artificial? Para definir esses conceitos abordam duas vertentes, a
primeira relacionada ao raciocínio, e a segunda sobre o comportamento. Haugeland (1995) traz o segundo
conceito: “O novo e interessante esforço para fazer os computadores pensarem… máquinas com mentes, no
sentido total e literal”.
BORGES, T. B. Multimeios e Aprendizagem. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
De acordo com Haugeland (1995) esse conceito se refere à:
ALTERNATIVAS
Sistemas que atuam como seres humanos
Sistemas que pensam como seres humanos
Sistemas que pensam racionalmente
Sistemas que atuam racionalmente
Sistemas Inteligentes
7ª QUESTÃO
Em 1988, a Constituição Federal destacou a educação como um direito de todos e um dever do Estado e da
família. O artigo 205 estipulou que a sociedade tem um papel fundamental no desenvolvimento dos
indivíduos, preparando-os para o trabalho e para a integração social. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional foi apresentada. O artigo 22 sublinha que a educação tem como propósito o
desenvolvimento do aluno, fornecendo os meios para que se torne um cidadão capaz de avançar nos
estudos e desempenhar suas atividades profissionais. Em linha com esses princípios, e diante dos avanços
da Quarta Revolução Industrial, emerge o conceito de Educação 4.0, que busca atualizar o currículo e as
metodologias de ensino para equipar o estudante com as habilidades tecnológicas e cognitivas necessárias
para sua integração efetiva e uso adequado na sociedade digital e sua adaptação aos desafios
contemporâneos, incluindo a capacidade de interação com novas tecnologias e a abordagem de solução de
problemas complexos de forma criativa e inovadora.
BORGES, Thyago Bohrer. Multimeios e Aprendizagem. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. ( Adaptado)
Sobre o texto e sua relação com a Educação 4.0, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
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A Constituição Federal de 1988 enfatizou que a educação é um direito de todos os cidadãos e uma responsabilidade
conjunta do Estado e da família, ressaltando o papel da sociedade no desenvolvimento dos indivíduos. Além disso, a
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 reforça a necessidade de fornecer meios para que os
estudantes se tornem cidadãos capazes de enfrentar os desafios contemporâneos, incluindo o uso adequado das
tecnologias na Educação 4.0.
O texto destaca que a Constituição Federal de 1988 reconhece a educação como um direito universal, mas não
aborda o papel da sociedade no desenvolvimento dos indivíduos. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional de 1996 não menciona a necessidade de equipar os estudantes com habilidades tecnológicas
para a integração social na Educação 4.0.
O texto ressalta que a Constituição Federal de 1988 estabelece a educação como um direito de todos, mas não
aborda o papel da sociedade no desenvolvimento dos indivíduos. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional de 1996 não enfatiza a importância de fornecer meios para que os estudantes se tornem
cidadãos capazes de enfrentar os desafios contemporâneos, incluindo o uso adequado das tecnologias na Educação
4.0.
O texto destaca a importância da Constituição Federal de 1988 ao reconhecer a educação como um direito universal
e um dever do Estado e da família, ressaltando o papel da sociedade no desenvolvimento dos indivíduos. Além disso,
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 reforça a necessidade de fornecer meios para que os
estudantes se tornem cidadãos capazes de enfrentar os desafios contemporâneos, excluindo, no entanto, o uso das
tecnologias na Educação 4.0.
O texto não aborda a relevância da Constituição Federal de 1988 ao reconhecer a educação como um direito
universal e um dever do Estado e da família. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996
não destaca a necessidade de equipar os estudantes com habilidades tecnológicas para a integração social na
Educação 4.0.
8ª QUESTÃO
Imagine a seguinte situação: o professor da disciplina de Ciências Biológicas da escola consegue, após
muito insistir e por meio de seus vários contatos com amigos, que um renomado professor brasileiro
residente nos Estados Unidos da América realizasse uma aula prática para seus alunos. Essa oportunidade
seria ímpar na formação dos alunos, uma vez que esse renomado professor desenvolveu várias técnicas de
estudos sobre animais marinhos. No entanto, um problema impediria a realização da tão sonhada aula: o
professor não tem como se deslocar até a escola por conta de seus compromissos e, mesmo se pudesse, a
escola não tem condições de laboratórios para a demonstração das técnicas do professor. A solução
encontrada foi a adoção de uma tecnologia que unisse os dois mundos, real e digital, por meio de óculos de
realidade aumentada e virtual. Nesse contexto, a turma participaria da aula em um ambiente denominado
Metaverso, assim, professor poderia não só expor seu conhecimento como apresentar na prática,
possibilitando, mesmo que de forma virtual, a participação ativa dos alunos.
Leia mais sobre o Metaverso em: https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/.
O Metaverso está gerando muita expectativa e, ao mesmo tempo, muitas controvérsias. Classifique V para as
afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo Metaverso não possui uma definição consolidada, sendo ela inspirada na ficção científica.
( ) O Metaverso impedirá que as pessoas se comuniquem com liberdade, pois é preciso estar fisicamente
em um mesmo local.
( ) O Metaverso já está consolidado e em pleno funcionamento.
( ) É possível realizar transações comerciais dentro do Metarverso através das NFTs (Tokens NãoFungíveis).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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ALTERNATIVAS
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
9ª QUESTÃO
Em toda a história do mundo as pessoas com deficiências, sejam nascidas ou adquiridas ao longo das suas
vidas, fizeram parte da sociedade. Infelizmente nem sempre esse público foi tratado com o respeito que
merece. Na década de 1950, após o final da II Guerra Mundial, muitos soldados, jovens, retornaram a seus
países, muitas vezes mutilados pelos horrores da guerra, neste momento, o mundo se deu conta que
precisava cuidar das pessoas com deficiência para que estas pessoas pudessem ter acesso ao mercado de
trabalho. Assim surgiu um conceito muito conhecido atualmente que é a inclusão. De lá pra cá muita coisa
mudou, muito embora temo um longo caminho para percorrer mas avançamos no que tange a
acessibilidade das pessoas com deficiência ao trabalho, lazer, esporte e educação.
Fonte: https://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php. Acesso em: 9 fev. 2023.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao final da década de 1940, já se discutia como as pessoas com deficiência teriam acesso às instalações
físicas dos serviços de reabilitação física.
II. Na década de 1960, iniciou-se a discussão da necessidade de garantir o acesso das pessoas com
deficiência nas Universidades.
III. A década de 1990 deu espaço para mais discussões e o surgimento de outro conceito muito importante,
o Desenho Universal.
IV. O Desenho Universal é um conceito que visa à construção e disponibilização de utensílio, objeto ou
ambiente; precisa ser projetado para todos.
V. Em 2006, a ONU realizou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, discutindo os meios
de assegurar a todos com deficiência de forma equitativa e plena, para o desfrute de todos os direitos
humanos e das liberdades fundamentais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
III, apenas.
V, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III, IV e V.
10ª QUESTÃO
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A Educação 4.0 tem como objetivo principal capacitar o estudante para o mercado de trabalho atual, assim,
no contexto da nossa sociedade, é muito importante que o aluno seja preparado para atuar com as novas
necessidades, tanto de conhecimento como de comportamento. Na imagem a seguir, podemos ver os
princípios da Educação 4.0:
Fonte: BORGES, T. B. Multimeios e Aprendizagem. Maringá: UniCesumar, 2022. p. 34.
Analise a afirmativa a seguir: “aprender fazendo é a aprendizagem na prática, é colocar a ‘mão na massa’,
nada melhor do que ver acontecer aquilo que se está estudando. Nesse conceito, o aluno se adapta e
aprende de acordo com o seu ambiente”.
Refletindo sobre o exposto e considerando a afirmativa anterior, assinale a alternativa que corresponde ao
princípio da Educação 4.0:
ALTERNATIVAS
Colaboração.
Educação 4.0.
Learning by Doing.
Interdisciplinaridade.
Sala de Aula Invertida

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