Questão 1
Barreiras à entrada podem surgir naturalmente devido às características particulares do mercado ou da própria empresa, mas também podem ser impostas por empresas no mercado para reduzir o potencial de concorrência ou pelos governos como medida de controle econômico.
A partir do trecho exposto acima, avalie as afirmações a seguir quanto aos tipos de barreiras à entrada.
- A regulamentação governamental é frequente em setores com muitas empresas.
- A estrutura de custos vantajosa de empresas estabelecidas sobre potenciais entrantes inibi o ingresso dessas últimas no setor.
III. A preferência dos consumidores por produtos ou marcas de empresas já estabelecidas inibi o ingresso de potenciais concorrentes.
- As Economias de Escala acontecem quando o consumidor tem um alto custo para mudar os produtos oferecidos por uma empresa para outros produtos oferecidos por uma nova empresa.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 2
Joaquim foi contratado como o novo diretor da empresa Pão de Mel, uma grande rede de confeitaria da região sul do país. Um de seus primeiros desafios estava em desenvolver um novo planejamento estratégico para a empresa e suas unidades e revendedoras. O primeiro elemento estratégico que Joaquim e sua equipe consideraram mais importante a ser desenvolvido deveria representar a essência da organização, seus propósitos, ou mais precisamente a própria razão de existir da empresa.
Com base no caso apresentado, sobre o elemento estratégico desenvolvido pela empresa Pão de Mel, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Missão.
Alternativa 2:
Balanced Scorecard.
Alternativa 3:
Valores.
Alternativa 4:
Visão.
Alternativa 5:
Matriz BCG.
Questão 3
Na abordagem sobre estratégia, podemos encontrar diferentes tipos conforme considera Mintzberg (2004 apud PARDO, 2020). O caminho para a direção futura pode ser trilhado por meio de estratégias que visam a um padrão, mas que nem sempre ocorrem da forma como estruturamos. Dessa forma, existem termos como Estratégia pretendida, deliberada, não realizada, emergente e realizada.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Toda estratégia pretendida pela organização será realizada.
Alternativa 2:
Uma estratégia deliberada é sinônimo de estratégia realizada.
Alternativa 3:
Uma estratégia não realizada já foi uma estratégia emergente.
Alternativa 4:
Uma estratégia realizada acontece pela organização da estratégia pretendida.
Alternativa 5:
Uma estratégia emergente decorre por meio de estratégia que não era pretendida.
Questão 4
A Matriz de Planejamento de Ansoff é uma das mais conhecidas ferramentas que tem como foco na expansão e diversificação dos negócios chamado de produto-mercado. Possibilita fazer análises das ações que podem ser tomadas levando em consideração atuar em mercados novos ou existentes e os produtos que podem ser novos ou existentes.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Considerando as características de cada parte da Matriz, analise as afirmativas a seguir:
- Quando se optar pelo desenvolvimento de mercado, quer dizer que a empresa resolve atuar em novos mercados utilizando produtos existentes.
- No caso de produtos existentes em mercados desenvolvidos, a opção é pelo desenvolvimento de produtos.
III. A diversificação é considerada inovadora porque resolve atuar com produtos novos e em mercados que serão desenvolvidos.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 5
"O conceito de estratégia militar influenciou fortemente os autores e praticantes de estratégia, sobretudo nos estudos iniciais de estratégia e, de certa forma até hoje. Conceitos como concorrência, competição e até mesmo inimigo ou guerra aparecem com frequência em textos ligados à gestão de empresas. [...] Conceitos similares ligados à estratégia militar influenciam as estratégias bem concebidas para governos, países, esportes e negócios."
Sobre a evolução das estratégias nas organizações, analise as afirmativas a seguir:
- Até os anos de 1920, o foco estava no aumento da produção, mesmo que não houvesse demanda.
- Entre os anos de 1950 e 1990, o foco estratégico estava nas vendas, não mais na produção.
III. No final da década de 1990 e início dos anos 2000, o foco estratégico voltou-se para as TICs.
- Nos dias atuais, o foco das organizações está na geração e gestão do conhecimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Questão 6
A empresa Beta é uma pequena marcenaria voltada à fabricação de móveis personalizados que, no decorrer do ano de 2022, apresentou uma grande expansão de mercado. Assim, perante seu crescimento, a diretoria da empresa decidiu implementar algumas ações para melhoria dos processos e das estratégias. Uma das mais importantes ações foi a contratação de uma empresa de consultoria para o desenvolvimento de um planejamento mais elaborado. Dessa forma, as principais sugestões foram direcionadas à diretoria da empresa, para que mantivessem o foco do planejamento para o longo prazo, e também fizessem regularmente a análise do ambiente externo à empresa.
Elaborado pelo professor (2022).
Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa que representa corretamente o nível de planejamento implementado pela empresa Beta.
Alternativa 1:
Tático.
Alternativa 2:
Funcional.
Alternativa 3:
Operacional.
Alternativa 4:
Estratégico.
Alternativa 5:
Social.
Questão 7
Tirar o planejamento estratégico do papel é um dos grandes desafios que as organizações enfrentam atualmente. Muitas empresas apostam no Balanced Scorecard – BSC como um instrumento para alcançar as metas e atingir os objetivos estratégicos. Mesmo assim, alguns administradores têm uma visão um pouco equivocada do seu uso e, por isso, não conseguem obter todos os benefícios que esse valioso instrumento pode trazer.
A partir do trecho exposto acima, avalie as asserções a seguir sobre Balanced Scorecard (BSC) e a relação proposta entre elas.
- O Balanced Scorecard (BSC) é uma das principais ferramentas da atualidade para formulação estratégica. Ele auxilia a análise da organização em toda a sua complexidade.
PORQUE
- O Balanced Scorecard (BSC) contempla a quatro diferentes perspectivas da organização (financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento) em um único documento, gerando objetivos e indicadores alinhados a missão e estratégia da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 8
O planejamento é um dos termos mais utilizados pelos diretores que visam criar objetivos e, com isso, ações que serão realizadas ao longo do tempo considerando as melhores possibilidades que podem acontecer no futuro. Para isso, é necessário considerar dimensões no momento do planejamento uma vez essas dimensões considera: assunto abordado, elementos do planejamento,tempo do planejamento, unidades organizacionais e caracteristicas do planejamento. Neste contexto, um dos modelos que pode ser considerado é o de Steiner (1969 apud PARDO, 2020).
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Sobre o pensamento de Steiner, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Considera importante a ideia de planejamento assemelhando a necessidade de sobrevivência como era feito na pré-história.
Alternativa 2:
É necessário definir o escopo, ou seja, se é um planejamento corporativo, de unidades de negócio, de subsidiárias, de departamentos, de produtos, entre outros.
Alternativa 3:
Ressalta a abordagem de considerar elementos como previsão, projeção, predição, resolução de problemas e planos ao planejamento institucional.
Alternativa 4:
Alerta para o cuidado de evitar o conceito de planejamento ser amplo e comprometer o planejamento com ações que não estão no escopo.
Alternativa 5:
Ressalta que existe a necessidade de considerar elementos como racionalização, decomposição e articulação de forma objetiva e integrada.
Questão 9
A estratégia é um dos termos mais clássicos utilizados no mundo da gestão. Ao longo de séculos ganhou diferentes significados classificados por especialistas. Os estudos se desenvolveram ao longo dos anos em, basicamente, três tipos de abordagens: foco de análise, principal benefício e principal crítica.
Considerando as características de cada abordagem, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Na abordagem de Foco, é pensada em como a estratégia pode ser redefinida durante a execução.
Alternativa 2:
Encontrar a estratégia mais adequada para um negócio faz parte da abordagem do Principal Benefício.
Alternativa 3:
A observação da inter-relação de gerentes, práticas e prática cotidiana é a característica mais marcante da abordagem Foco de Análise.
Alternativa 4:
A compreensão da estrutura de funcionamento interno em relação a estratégia é o principal traço da Principal Crítica.
Alternativa 5:
Quando há foco em macroprocessos e desconsideração das ferramentas, estamos nos referindo a abordagem do Principal Benefício.
Questão 10
É equivocado considerar que um negócio vai conseguir ser bem-sucedido apenas se tiver equipe qualificada e produtos com qualidade. Em um mundo tão dinâmico como o atual, a capacidade de observação do ambiente onde está inserido é fundamental para almejar destaque no mercado. A Análise de Fatores Externos permite ampliar o escopo de variáveis, o que é necessário para elaborar planos mais assertivos.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.Reimpresso em 2020.
Considerando o Ambiente Geral, analise as afirmativas a seguir:
- Os aspectos políticos fazem parte da análise do ambiente ao considerar ações e decisões do Governo em suas mais diferentes esferas.
II. A sociedade é um componente importante ao permitir conhecer fatores, como costumes, crenças, estilo de vida, idade, distribuição geográfica e mobilidade.
III. As inovações tecnológicas, que estão cada vez mais automatizando processos nos negócios, representam fatores essenciais a serem analisados no Ambiente.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.