• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 2 – GESTÃO ESPORTIVA – 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

1ª QUESTÃO
Compreender que existem documentos e normas que orientam a gestão esportiva no Brasil é um enorme
passo para o desenvolvimento de um trabalho profissional e de qualidade. Caminhar sob a luz do
conhecimento nos leva a escolher os melhores caminhos e arriscar em momentos oportunos, estando
sempre um passo à frente dos demais, buscando desempenhar o melhor trabalho. A gestão esportiva
acontece em diferentes instituições, podendo elas serem atreladas ao setor público ou privado.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Assinale a alternativa que apresenta apenas modelos de instituições esportivas do setor público:
ALTERNATIVAS
Departamento Municipal de Esportes e Associação Esportiva sem fins lucrativos;
Secretaria Estadual de Esportes e Departamento Municipal de Esportes;
Associação Esportiva sem fins lucrativos, Institutos Esportivos e Centro de Treinamento;
Departamento Municipal de Esportes e Escola de Natação;
Secretaria Municipal de Esportes, Associação Esportiva sem fins lucrativos e Institutos Esportivos.
2ª QUESTÃO
Muitas são as ferramentas que a área da Administração apresenta, para auxiliar em etapas de planejamento
de diferentes projetos e ações. Uma dessas ferramentas é o Ciclo de Deming, que consiste em uma
ferramenta que trabalha com etapas de desenvolvimento de uma ação ou projeto.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Assinale a alternativa que apresenta as etapas do Ciclo de Deming:
ALTERNATIVAS
Planejamento, execução e análise.
Planejamento, estruturação, execução e avaliação;
Elaborar, executar e avaliar;
Planejar, executar e avaliar;
Planejar, executar, verificar e agir;
3ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:12 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 2/6
Desde a antiguidade, gerenciam-se projetos como a construção de templos, cidades, pirâmides e
caravelas. A metodologia está longe de ser nova, nos dias de hoje a gestão de projetos tem evoluído a
passos largos, alcançando novos patamares de sofisticação e popularidade. Os projetos e programas sociais
esportivos (PPSE) integram o contexto das políticas públicas de esporte no Brasil desde a década de 1980.
Mediante o crescimento da demanda, tais iniciativas despertaram o interesse científico-acadêmico da área
da Educação Física, especialmente nos últimos dez anos.
KRAVCHYCHYN, C.; DE OLIVEIRA, A. A. B. Projetos e programas sociais esportivos no Brasil: uma revisão
sistemática. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1051-1065, 2015. Disponível
em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115343227016.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021. (adaptado)
Analisando o texto e o material da disciplina, sobre os projetos esportivos, avalie as afirmativas:
I. Cada projeto esportivo que for elaborado deve ter sua especificidade e objetivo muito bem definido.
II. Ao elaborar um projeto esportivo na mesma instituição, é importante desenvolver apenas um de cada vez
para não dar conflito.
III. Um projeto deve ser analisado do início ao fim, isso se chama “ciclo da vida do projeto” e é divido em
três fases: princípio, intermediário e conclusão.
IV. Algumas boas práticas são importantes para desenvolver um projeto de qualidade, como, orçamento
realista, gerenciar conflitos, ajustar prioridades e remover possíveis barreiras.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
4ª QUESTÃO
Martins (2018) apresenta uma visão de eventos associadas ao evento como produto a ser consumido por
grupos específicos e, portanto, deve ter uma visão mercadológica de venda desse produto/evento. De
acordo com Martins (2018), um evento esportivo deve contar com uma extensa equipe de trabalho. A
junção de todas essas equipes forma uma Comissão Central Organizadora (CCO), responsável pela
realização geral do evento.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Assinale a alternativa que apresenta as características de uma equipe de Direção de Marketing e
Comunicação de um evento esportivo:
ALTERNATIVAS
21/11/2023, 14:12 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/6
Gerenciamento estratégico e funcionamento geral da competição.
Gerenciamento da hospedagem de participantes, colaboradores e/ou convidados;
Organização dos congressos técnicos, cerimônia de abertura, encerramento e premiações;
Gerenciamento de refeições que serão oferecidas pelo evento. Controle qualitativo e quantitativo;
Gerenciamento de planos de marketing, comunicação visual, merchandising, cenografia, patrocínios, propaganda,
publicidade e assessoria de imprensa;
5ª QUESTÃO
A gestão do esporte pode ser entendida, basicamente, como a “aplicação dos princípios de gestão a
organizações esportivas”. Além desta conexão entre os princípios da Administração e o contexto esportivo,
a gestão do esporte conflui outros saberes como os da Sociologia, da Psicologia e do Direito, fazendo com
que seja compreendida como um campo de conhecimento e de intervenção multidisciplinar.
RIBEIRO CÁRDENAS, Alfredo et al. DIFICULDADES E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DE GESTORES
ESPORTIVOS. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 7, n. 1, 2017. Disponível
em: https://bityli.com/dyVeSG. Acesso em: 09 nov. 2021. (adaptado)
Considerando o excerto e o material da disciplina, avalie as afirmativas:
I. O termo gestão pode ser compreendido como o desenvolvimento, execução das ações.
II. A gestão aplicada dentro do setor privado pode ser a gestão de uma empresa esportiva, como uma
escola de lutas, como também a gestão em associações.
III. A gestão de qualquer negócio precisa ter um controle, a fiscalização em empresas privadas acontece
através da cobrança de impostos, certidões de regularidade, filiação aos conselhos da classe
IV. A figura de gestor é altamente relevante dentro da instituição, já que é a partir dele que as ações
técnicas são direcionadas; porém é importante ressaltar que a equipe de trabalho deve ser grande para
auxiliar em todas as demandas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:12 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 4/6
De acordo com Ouriques (1999, p. 8) a partir da década de 1990 “o Estado utilizou-se de grandes
personalidades esportivas para a condução da atividade esportiva e para a defesa de alguns interesses
empresariais” burocratizando e tornando necessária a formalização de muitas instituições esportivas.
OURIQUES, N. O gol contra do rei: a lei Pelé e suas consequências. Motrivivência, n. 12 – Políticas Públicas:
Educação Física/Esporte/Lazer: 1999.
A partir deste comentário e do conteúdo estudado sobre as legislações do âmbito esportivo, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As legislações existentes não contribuem efetivamente para organizar as ações e profissionalizar a gestão esportiva;
As novas legislações atendem apenas aos interesses e ações do Futebol;
As legislações esportivas não são incorporadas a gestão esportiva no Brasil;
Legislações como as Leis Zico e Pelé, fomentam apenas o esporte de rendimento;
As novas legislações contribuíram para o processo de profissionalização da gestão esportiva no Brasil.
7ª QUESTÃO
Leia com atenção trecho a baixo:
“A década de 90 foi marcada pela busca da supremacia de mercado entre setores que comandavam a vida
esportiva do futebol brasileiro; essa situação ficou muito bem demonstrada na elaboração da legislação
esportiva de 1993 (Lei Zico) e de 1998 (Lei Pele). Essas mudanças visavam retirar os empecilhos, forjados
anteriormente pelo Estado, para a integração do futebol aos interesses do mercado, situados principalmente
no capital financeiro nacional e internacional” (OURIQUES, 1999, p. 7).
OURIQUES, N. O gol contra do rei: a lei Pelé e suas consequências. Motrivivência, n. 12 – Políticas Públicas:
Educação Física/Esporte/Lazer: 1999.
Assinale a alternativa que apresenta a legislação que atualmente regulamenta o esporte no Brasil:
ALTERNATIVAS
Lei Nº 3.199/1941
Lei Nº 10.264/2001
Lei Nº 9.615/1998
Lei Nº 11.438/2006
Lei Nº 13.155/2015
8ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:12 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 5/6
O Manifesto Mundial do Esporte, publicado em 1964, é o primeiro documento que passa a basear as novas
perspectivas para o entendimento da prática esportiva para além do alto rendimento.De a cordo com a Lei
Pelé o esporte pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações: I – desporto educacional; II –
desporto de participação; III – desporto de rendimento; e IV – desporto de formação (BRASIL, 1998).
Inicialmente apenas três manifestações eram reconhecidas.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
De acordo com as diferentes manifestações em que o esporte é reconhecido, assinale a alternativa que
apresenta a quarta manifestação, que foi inserida na legislação em 2015:
ALTERNATIVAS
Educacional;
Formação;
Participação:
Rendimento;
Não profissional;
9ª QUESTÃO
Dentro de uma competição esportiva, quando o número de equipes corresponde a um número que é
potência de 2, ou seja, 2² = 4, 2³ = 8 e assim por diante, todos os participantes participam da primeira
rodada e o ganhador da partida, avança para a próxima fase, quem perde automaticamente está eliminado
da competição.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Assinale a alternativa que corresponde ao Sistema de Eliminatória Simples em uma competição esportiva:
ALTERNATIVAS
Sistema em que todas as equipes participam da primeira rodada e apenas é desclassificada da competição a equipe
que for derrotada;
Quando um novo chaveamento com as equipes derrotadas na primeira rodada, e então é realizado uma disputa
paralela à principal;
Sistema com a participação das equipes que perderam do campeão, desde a primeira rodada. O vencedor desse
torneio se consagrará vice-campeão;
Sistema que demanda o confronto de todas as equipes entre si, tendo a sua classificação definida pela acumulação
de pontos que cada equipe conquista em cada rodada.
10ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:12 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 6/6
Para o alemão Karl Diem, tido como um grande estudioso do esporte do século XX, a história do esporte é
íntima da cultura humana, pois por meio dela se compreendem épocas e povos, já que cada período
histórico tem o seu esporte e a essência de cada povo nele se reflete. Houve uma fase na história em que as
práticas corporais eram ligadas a atividades de sobrevivência, foi nesse período também que se iniciaram os
Jogos Gregos, evento que registrou a primeira organização para a competição, eram disputados em
homenagem a chefes gregos e faziam parte até mesmo de rituais religiosos ou cerimonias fúnebres.
Marcado também pelas primeiras evidencias dos Jogos Olímpicos.
TUBINO, Manoel. O que é esporte. 1. ed. Brasília, DF: Brasiliense, 2017.
Analisando o texto e os conhecimentos adquiridos na disciplina, qual período está sendo caracterizado:
ALTERNATIVAS
Esporte Antigo.
Esporte Moderno.
Esporte Primitivo.
Esporte Progressista.
Esporte Contemporâneo

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

30 anos do Plano Real, o tiro certeiro contra as mazelas da inflação que atormentava o país
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SER - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 53_2024   Prezado, estudante. Vamos a nossa atividade MAPA! Ela é muito importante na composição da sua nota e é um momento em que você exercitará conteúdo na prática! A seguir disponibilizo um texto que servirá de base para essa atividade! Mãos à obra, pessoal!! 30 anos do […]

Você percebe a seriedade do assunto quando pensamos em acidentes envolvendo descarga elétrica de alta voltagem? Percebe como o profissional bem preparado pode atuar em várias frentes como: primeiros socorros à vítima otimizando o tempo desse cuidado assim como na prevenção desse tipo de acidente? A educação continuada dos trabalhadores é fundamental para prevenir os agravos no local de trabalho, reduzir riscos, acidentes e o adoecimento do trabalhador. Estabelecer uma relação próxima esclarecedora com o trabalhador, é fundamental para boa adesão das práticas e segurança.
05/06/2024
Integrare Academy

Você percebe a seriedade do assunto quando pensamos em acidentes envolvendo descarga elétrica de alta voltagem? Percebe como o profissional bem preparado pode atuar em várias frentes como: primeiros socorros à vítima otimizando o tempo desse cuidado assim como na prevenção desse tipo de acidente? A educação continuada dos trabalhadores é fundamental para prevenir os […]

* O que você sugere enquanto futuro profissional da educação, a respeito da articulação das formações inicial e continuada para a atuação prática docente, levando em consideração a legislação e a literatura apresentada no livro didático? Justifique a sua resposta.
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EESP - TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA - 54_2024   Para realizar a Atividade 1, leia e analise os excertos a seguir:   Excerto 1:   Uma crítica comum aos cursos de formação docente é que eles se restringem muito às discussões no campo teórico, de forma […]

A emergência e a expansão de empreendimentos sociais no mundo fazem com que esse fenômeno seja foco de estudo, tanto para conhecer suas características empíricas quanto para lhe estender os conhecimentos provenientes da teoria das organizações e as possibilidades de modelar ferramentas adequadas de gestão. O crescente reconhecimento do empreendedorismo social tem sido acompanhado de uma multiplicidade de enfoques teóricos. A literatura indica a existência de pelo menos três abordagens do empreendedorismo social: a europeia, a americana e a dos países em desenvolvimento, que, apesar de representarem o empreendedorismo social a partir de diferentes contextos organizacionais, tendem a se complementar.
18/07/2024
Integrare Academy

    A emergência e a expansão de empreendimentos sociais no mundo fazem com que esse fenômeno seja foco de estudo, tanto para conhecer suas características empíricas quanto para lhe estender os conhecimentos provenientes da teoria das organizações e as possibilidades de modelar ferramentas adequadas de gestão. O crescente reconhecimento do empreendedorismo social tem sido […]

Sabendo disso, imagine hipoteticamente que você acaba de assumir a operação de um restaurante self-service e sua primeira tarefa é detalhar o modelo de transformação
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SALI - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 54_2024 Um restaurante é um local destinado ao preparo e comércio de refeições, podendo também ter bebidas alcoólicas e não alcoólicas. De um modo geral, possui um salão de refeição e uma cozinha, havendo diferenciações na forma de servir, preparar a comida e atender.   A refeição […]

Considerando a importância da educação em saúde e as competências descritas por Jacob et al. (2023), discorra sobre como um enfermeiro educador pode implementar um plano de capacitação eficaz, abordando as seguintes dimensões: contextualização, inovação, diversidade e resultados. Em sua resposta, inclua como a tecnologia da informação e a escuta qualificada podem contribuir para a eficácia do plano de capacitação.
11/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ENF - DIDÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM - 54_2024 A atuação do educador em saúde, especialmente no campo da Enfermagem, é essencial para promover o bem-estar da população. O educador utiliza palavras e gestos para realizar uma abordagem educativa que não apenas visa à prevenção de doenças, mas também promove a saúde e […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp