1ª QUESTÃO
Compreender que existem documentos e normas que orientam a gestão esportiva no Brasil é um enorme
passo para o desenvolvimento de um trabalho profissional e de qualidade. Caminhar sob a luz do
conhecimento nos leva a escolher os melhores caminhos e arriscar em momentos oportunos, estando
sempre um passo à frente dos demais, buscando desempenhar o melhor trabalho. A gestão esportiva
acontece em diferentes instituições, podendo elas serem atreladas ao setor público ou privado.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Assinale a alternativa que apresenta apenas modelos de instituições esportivas do setor público:
ALTERNATIVAS
Departamento Municipal de Esportes e Associação Esportiva sem fins lucrativos;
Secretaria Estadual de Esportes e Departamento Municipal de Esportes;
Associação Esportiva sem fins lucrativos, Institutos Esportivos e Centro de Treinamento;
Departamento Municipal de Esportes e Escola de Natação;
Secretaria Municipal de Esportes, Associação Esportiva sem fins lucrativos e Institutos Esportivos.
2ª QUESTÃO
Muitas são as ferramentas que a área da Administração apresenta, para auxiliar em etapas de planejamento
de diferentes projetos e ações. Uma dessas ferramentas é o Ciclo de Deming, que consiste em uma
ferramenta que trabalha com etapas de desenvolvimento de uma ação ou projeto.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Assinale a alternativa que apresenta as etapas do Ciclo de Deming:
ALTERNATIVAS
Planejamento, execução e análise.
Planejamento, estruturação, execução e avaliação;
Elaborar, executar e avaliar;
Planejar, executar e avaliar;
Planejar, executar, verificar e agir;
3ª QUESTÃO
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Desde a antiguidade, gerenciam-se projetos como a construção de templos, cidades, pirâmides e
caravelas. A metodologia está longe de ser nova, nos dias de hoje a gestão de projetos tem evoluído a
passos largos, alcançando novos patamares de sofisticação e popularidade. Os projetos e programas sociais
esportivos (PPSE) integram o contexto das políticas públicas de esporte no Brasil desde a década de 1980.
Mediante o crescimento da demanda, tais iniciativas despertaram o interesse científico-acadêmico da área
da Educação Física, especialmente nos últimos dez anos.
KRAVCHYCHYN, C.; DE OLIVEIRA, A. A. B. Projetos e programas sociais esportivos no Brasil: uma revisão
sistemática. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1051-1065, 2015. Disponível
em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115343227016.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021. (adaptado)
Analisando o texto e o material da disciplina, sobre os projetos esportivos, avalie as afirmativas:
I. Cada projeto esportivo que for elaborado deve ter sua especificidade e objetivo muito bem definido.
II. Ao elaborar um projeto esportivo na mesma instituição, é importante desenvolver apenas um de cada vez
para não dar conflito.
III. Um projeto deve ser analisado do início ao fim, isso se chama “ciclo da vida do projeto” e é divido em
três fases: princípio, intermediário e conclusão.
IV. Algumas boas práticas são importantes para desenvolver um projeto de qualidade, como, orçamento
realista, gerenciar conflitos, ajustar prioridades e remover possíveis barreiras.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
4ª QUESTÃO
Martins (2018) apresenta uma visão de eventos associadas ao evento como produto a ser consumido por
grupos específicos e, portanto, deve ter uma visão mercadológica de venda desse produto/evento. De
acordo com Martins (2018), um evento esportivo deve contar com uma extensa equipe de trabalho. A
junção de todas essas equipes forma uma Comissão Central Organizadora (CCO), responsável pela
realização geral do evento.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Assinale a alternativa que apresenta as características de uma equipe de Direção de Marketing e
Comunicação de um evento esportivo:
ALTERNATIVAS
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Gerenciamento estratégico e funcionamento geral da competição.
Gerenciamento da hospedagem de participantes, colaboradores e/ou convidados;
Organização dos congressos técnicos, cerimônia de abertura, encerramento e premiações;
Gerenciamento de refeições que serão oferecidas pelo evento. Controle qualitativo e quantitativo;
Gerenciamento de planos de marketing, comunicação visual, merchandising, cenografia, patrocínios, propaganda,
publicidade e assessoria de imprensa;
5ª QUESTÃO
A gestão do esporte pode ser entendida, basicamente, como a “aplicação dos princípios de gestão a
organizações esportivas”. Além desta conexão entre os princípios da Administração e o contexto esportivo,
a gestão do esporte conflui outros saberes como os da Sociologia, da Psicologia e do Direito, fazendo com
que seja compreendida como um campo de conhecimento e de intervenção multidisciplinar.
RIBEIRO CÁRDENAS, Alfredo et al. DIFICULDADES E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DE GESTORES
ESPORTIVOS. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 7, n. 1, 2017. Disponível
em: https://bityli.com/dyVeSG. Acesso em: 09 nov. 2021. (adaptado)
Considerando o excerto e o material da disciplina, avalie as afirmativas:
I. O termo gestão pode ser compreendido como o desenvolvimento, execução das ações.
II. A gestão aplicada dentro do setor privado pode ser a gestão de uma empresa esportiva, como uma
escola de lutas, como também a gestão em associações.
III. A gestão de qualquer negócio precisa ter um controle, a fiscalização em empresas privadas acontece
através da cobrança de impostos, certidões de regularidade, filiação aos conselhos da classe
IV. A figura de gestor é altamente relevante dentro da instituição, já que é a partir dele que as ações
técnicas são direcionadas; porém é importante ressaltar que a equipe de trabalho deve ser grande para
auxiliar em todas as demandas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
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De acordo com Ouriques (1999, p. 8) a partir da década de 1990 “o Estado utilizou-se de grandes
personalidades esportivas para a condução da atividade esportiva e para a defesa de alguns interesses
empresariais” burocratizando e tornando necessária a formalização de muitas instituições esportivas.
OURIQUES, N. O gol contra do rei: a lei Pelé e suas consequências. Motrivivência, n. 12 – Políticas Públicas:
Educação Física/Esporte/Lazer: 1999.
A partir deste comentário e do conteúdo estudado sobre as legislações do âmbito esportivo, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As legislações existentes não contribuem efetivamente para organizar as ações e profissionalizar a gestão esportiva;
As novas legislações atendem apenas aos interesses e ações do Futebol;
As legislações esportivas não são incorporadas a gestão esportiva no Brasil;
Legislações como as Leis Zico e Pelé, fomentam apenas o esporte de rendimento;
As novas legislações contribuíram para o processo de profissionalização da gestão esportiva no Brasil.
7ª QUESTÃO
Leia com atenção trecho a baixo:
“A década de 90 foi marcada pela busca da supremacia de mercado entre setores que comandavam a vida
esportiva do futebol brasileiro; essa situação ficou muito bem demonstrada na elaboração da legislação
esportiva de 1993 (Lei Zico) e de 1998 (Lei Pele). Essas mudanças visavam retirar os empecilhos, forjados
anteriormente pelo Estado, para a integração do futebol aos interesses do mercado, situados principalmente
no capital financeiro nacional e internacional” (OURIQUES, 1999, p. 7).
OURIQUES, N. O gol contra do rei: a lei Pelé e suas consequências. Motrivivência, n. 12 – Políticas Públicas:
Educação Física/Esporte/Lazer: 1999.
Assinale a alternativa que apresenta a legislação que atualmente regulamenta o esporte no Brasil:
ALTERNATIVAS
Lei Nº 3.199/1941
Lei Nº 10.264/2001
Lei Nº 9.615/1998
Lei Nº 11.438/2006
Lei Nº 13.155/2015
8ª QUESTÃO
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O Manifesto Mundial do Esporte, publicado em 1964, é o primeiro documento que passa a basear as novas
perspectivas para o entendimento da prática esportiva para além do alto rendimento.De a cordo com a Lei
Pelé o esporte pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações: I – desporto educacional; II –
desporto de participação; III – desporto de rendimento; e IV – desporto de formação (BRASIL, 1998).
Inicialmente apenas três manifestações eram reconhecidas.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
De acordo com as diferentes manifestações em que o esporte é reconhecido, assinale a alternativa que
apresenta a quarta manifestação, que foi inserida na legislação em 2015:
ALTERNATIVAS
Educacional;
Formação;
Participação:
Rendimento;
Não profissional;
9ª QUESTÃO
Dentro de uma competição esportiva, quando o número de equipes corresponde a um número que é
potência de 2, ou seja, 2² = 4, 2³ = 8 e assim por diante, todos os participantes participam da primeira
rodada e o ganhador da partida, avança para a próxima fase, quem perde automaticamente está eliminado
da competição.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Assinale a alternativa que corresponde ao Sistema de Eliminatória Simples em uma competição esportiva:
ALTERNATIVAS
Sistema em que todas as equipes participam da primeira rodada e apenas é desclassificada da competição a equipe
que for derrotada;
Quando um novo chaveamento com as equipes derrotadas na primeira rodada, e então é realizado uma disputa
paralela à principal;
Sistema com a participação das equipes que perderam do campeão, desde a primeira rodada. O vencedor desse
torneio se consagrará vice-campeão;
Sistema que demanda o confronto de todas as equipes entre si, tendo a sua classificação definida pela acumulação
de pontos que cada equipe conquista em cada rodada.
10ª QUESTÃO
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Para o alemão Karl Diem, tido como um grande estudioso do esporte do século XX, a história do esporte é
íntima da cultura humana, pois por meio dela se compreendem épocas e povos, já que cada período
histórico tem o seu esporte e a essência de cada povo nele se reflete. Houve uma fase na história em que as
práticas corporais eram ligadas a atividades de sobrevivência, foi nesse período também que se iniciaram os
Jogos Gregos, evento que registrou a primeira organização para a competição, eram disputados em
homenagem a chefes gregos e faziam parte até mesmo de rituais religiosos ou cerimonias fúnebres.
Marcado também pelas primeiras evidencias dos Jogos Olímpicos.
TUBINO, Manoel. O que é esporte. 1. ed. Brasília, DF: Brasiliense, 2017.
Analisando o texto e os conhecimentos adquiridos na disciplina, qual período está sendo caracterizado:
ALTERNATIVAS
Esporte Antigo.
Esporte Moderno.
Esporte Primitivo.
Esporte Progressista.
Esporte Contemporâneo