Questão 1
Um programa de treinamento bem estruturado considera além dos aspectos físicos, as questões técnicas, táticas e psicológicas. Nesse sentido, é importante que o treinador entenda e respeite as particularidades e modos de desenvolvimento de cada um desses aspectos.
PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto e nos estudos das variáveis do treinamento esportivo, analise as afirmativas e assinale a correta:
Alternativa 1:
Todos os exercícios destinados ao treinamento físico são considerados específicos.
Alternativa 2:
A elevação da carga de treinamento deve respeitar o tempo necessário para que haja adaptações.
Alternativa 3:
Em uma competição, o atleta que se sobressai é aquele que possui as capacidades físicas mais desenvolvidas, independentemente da técnica.
Alternativa 4:
Exercícios calistênicos não podem compor o quadro de exercícios da fase de treinamento geral, pois são considerados movimentos específicos.
Alternativa 5:
Uma das habilidades do treinador deve ser a capacidade de observar e identificar que seus atletas possuem características diferentes, contudo o treinamento deve ser nivelado bom base nos atletas que possuem melhor condição física em relação ao grupo.
Questão 2
Durante o processo de treinamento, através dos exercícios físicos, os atletas recebem diferentes estímulos que excitam diferentes vias metabólicas, objetivando a promoção de adaptações para a melhora da performance.
PEDRO, R. E. Treinamento esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do exposto e com base nos estudos da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Alternativa 1:
O metabolismo aeróbio é predominante em exercícios físicos de alta intensidade e curta duração.
Alternativa 2:
A via metabólica anaeróbia alática produz ATP sem a necessidade de oxigênio, ao contrário da via anaeróbia lática que necessitam do oxigênio para a produção de ATP.
Alternativa 3:
Um dos principais fatores que influenciam o metabolismo anaeróbio é a intensidade do esforço físico, onde, quanto menor a intensidade e velocidade, maior a participação desta via metabólica.
Alternativa 4:
Assim como o metabolismo anaeróbio, o metabolismo aeróbio é influenciado pela intensidade do esforço físico, onde, quanto maior a intensidade e velocidade, menor a participação desta via metabólica.
Alternativa 5:
Independentemente da intensidade do esforço, o organismo necessita de um período de tempo para se ajustar à nova demanda de energia, e durante esse período grande parte do ATP advém da fosforilação oxidativa.
Questão 3
A montagem de um programa de treinamento esportivo, é uma tarefa árdua que necessita de horas de estudos para a montagem e mais horas para que seja executado da sua melhor forma. Para que esse treinamento seja executado trazendo os resultados esperados, é necessário que os profissionais responsáveis, pensem e criem formas variadas de execução, para que assim os atletas possam apresentar bons desempenhos.
PEDRO, R.E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando texto acima e os estudos da disciplina relacionados as variáveis do treinamento esportivo, analise as afirmativas abaixo e assinale "V" para verdadeira e "F" para Falsa:
( ) Oscilar as cargas de treinamento durante o microciclo pode ser importante para reduzir a fadiga excessiva e promover as adaptações esperadas.
( ) As oscilações na carga de treinamento são diárias e seguem a programação pré-estabelecida, não sofrendo ajustes conforme as respostas individuais dos atletas.
( ) A elaboração de um programa de treinamento esportivo, precisa ser pensada de maneira que o atleta realize estímulos com intensidades variadas durante os treinamentos.
( ) Para potencializar o desenvolvimento muscular do atleta, uma estratégia que pode ser utilizada na programação do treinamento esportivo, é a variação de estímulos e exercícios, como os exercícios pliométricos e os resistidos de velocidade.
( ) O programa de treinamento deve conter dias específicos para que sejam realizadas avaliações de desempenho dos atletas, pois assim é possível saber se o programa está promovendo as adaptações esperadas, bem como, realizar os devidos ajustes para que o resultado esperado seja atingido.
Assinale a alternativa correta.
Alternativa 1:
F, V, F, F, V.
Alternativa 2:
V, V, V, V, V.
Alternativa 3:
F, V, V, V, F.
Alternativa 4:
F, V, V, F, V.
Alternativa 5:
V, F, V, V, V.
Questão 4
A carga de treinamento é descrita, de modo geral, como a dose de treinamento durante uma sessão e pode ser dividida em cargas externa e interna. A carga externa pode ser associada às variáveis descritas pelo princípio FITT-VP. Já a carga interna, refere-se ao impacto sofrido pelo organismo em decorrência da carga externa.
PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá - PR.: Unicesumar, 2020.
Considerando as definições dos tipos de carga de treinamento, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre estas.
- A resposta da frequência cardíaca (FC) durante um exercício submáximo é proporcional à intensidade do mesmo.
PORQUE,
- A carga interna (respostada FC) é dependente da carga externa (intensidade).
É correto afirmar que:
Alternativa 1:
As asserções I e II são falsas.
Alternativa 2:
A asserção II é falsa e I é verdadeira.
Alternativa 3:
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
Alternativa 4:
As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II justifica a I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II não justifica a I.
Questão 5
Quando um atleta conhece e entende os processos e plano de treino, a chance de ele executar as tarefas de forma adequada e maximizar seu desempenho, assim como, a sua performance é muito maior.
PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as asserções abaixo:
I - O atleta deve ter plena consciência dos objetivos do treinamento e o seu papel nele, e para manter o foco no treino, não precisa participar do planejamento, nem realizar uma autoavaliação do processo.
PORQUE
II – A participação ativa do atleta não deve influenciar no planejamento dos objetivos a longo prazo, pois isso depende somente da equipe de treinamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 6
De modo geral, ao longo do processo de treinamento os atletas passam por períodos de preparação geral e específicos. A preparação geral é conhecida também como período de desenvolvimento multilateral, enquanto a preparação específica é entendida como o desenvolvimento específico para a modalidade esportiva praticada.
PEDRO, R. E. Treinamento esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto e considerando a fase de desenvolvimento multilateral, analise as afirmativas e assinale "V" para verdadeira e "F" para falsa:
( ) O desenvolvimento multilateral é responsável por estimular as capacidades físicas que são, diretamente, aplicadas ao que é exigido na modalidade esportiva.
( ) O desenvolvimento multilateral está relacionado com a fase de desenvolvimento não especializado das capacidades físicas.
( ) As capacidades físicas não específicas do atleta são estimuladas durante o período de desenvolvimento multilateral.
( ) É a fase do treinamento onde se procura a melhor transferência para a modalidade esportiva.
Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
F, V, F, V.
Alternativa 2:
V, F, V, F.
Alternativa 3:
V, F, F, V.
Alternativa 4:
F, V, V. F.
Alternativa 5:
V, V, V, F.
Questão 7
Alguns dos princípios que norteiam o treinamento esportivo são a individualidade, a variedade, a modelação e a sobrecarga progressiva. A individualidade, por exemplo, significa que cada indivíduo vai responder de uma maneira aos estímulos de treinamento, pois, considera-se que existem diferentes níveis de aptidão física, experiências, assim como, diferentes formas de aprendizagem.
PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e os conteúdos da disciplina, analise as afirmativas abaixo considerando "V" para as verdadeiras ou "F" para falsas.
I - A estratégia de oscilar as cargas de treinamento, semanalmente, é utilizada com a finalidade de reduzir o acúmulo excessivo de fadiga.
II - A variação nos estímulos promove a redução da monotonia do treino e está associada às melhores respostas aos estímulos de treinamento.
III - Jogos com campo reduzido elevam as demandas físicas e fisiológicas dos atleta, e isto corresponde a alguns dos motivos que os tornam estratégias adotadas por certos treinadores.
IV - A carga de treinamento pode ser elevada e controlada por diferentes meios, como por exemplo: o número de sessões e quantidade de horas por semana, e a quantidade de sessões de treino em alta intensidade.
Com base em suas respostas, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
F, F, F, V.
Alternativa 2:
V, F, F, V.
Alternativa 3:
F, V, F, F.
Alternativa 4:
F, F, F, F.
Alternativa 5:
V, V, V, V.
Questão 8
Quando pensamos em exercício físico, imediatamente devemos pensar em estrutura e planejamento, isto é, em como o treinamento deve ser elaborado. Dessa forma, os treinadores devem sempre ter em mente as variáveis que devem ser manipuladas no momento de preparação das sessões de treinamento. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) o treinamento deve ser estruturado seguindo os princípios FITT-VP.
PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base nessas informações e nos estudos do treinamento esportivo, analise as seguintes afirmativas:
- A intensidade está relacionada a quantidade de trabalho que um atleta produz por unidade de tempo, sendo medida apenas em quilogamas de peso;
- O tempo refere-se à duração de cada sessão de treinamento e pode corresponder ao número de séries de determinado exercício, por exemplo;
III. O tipo é utilizado para descrever quais serão os exercícios escolhidos para se trabalhar as capacidades físicas que se pretende aprimorar;
- A frequência refere-se à quantidade de dias na semana que determinada capacidade será treinada, por exemplo.
Assinale a alternativa correta.
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV.
Questão 9
Fonte: PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020 (adaptado).
A imagem acima ilustra uma forma tradicional da periodização de uma fase do ciclo de treinamento. Como observado, a periodização permite a organização e visualização dos ciclos de treinamento, bem como das sessões de treino que as compõem. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:
I – A fase de treinamento apresentada deve ser realizada durante toda a carreira esportiva do atleta.
II – Com base nas informações do quadro acima, podemos afirmar que esta fase é composta por 6 microciclos de treinamento.
III – Analisando as informações do quadro acima, podemos afirmar que existem 60 sessões de treino distribuídas no formato 2:2:1.
IV – Considerando as informações da imagem, podemos dizer que o objetivo desta fase do treinamento será o desenvolvimento geral das capacidades físicas do atleta, para que isso sirva de base ao desenvolvimento esportivo e assim suportar as novas demandas de treinamento.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III, IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 10
Após o planejamento geral do programa de treinamento de acordo com o objetivo de cada fase deste, o treinador deverá também planejar cada sessão de treino de forma específica. Uma sessão de treinamento pode ser dividida em 3 ou 4 partes: a preparação (aquecimento), parte principal e conclusão. Para indivíduos iniciantes, adiciona-se a fase de introdução ao exercício.
PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá - PR.: Unicesumar, 2020.
Considerando as fases de uma sessão de treinamento, analise as afirmativas abaixo.
- A fase de aquecimento pode ser dividida em geral e específica.
- A fase de introdução tem como objetivo iniciar o indivíduo na atividade, fazendo com que o corpo do atleta saia da situação de inércia.
III. A fase de conclusão tem como objetivo reduzir a intensidade dos esforços com a finalidade de restabelecer os sistemas fisiológicos que foram solicitados.
- A fase de preparação (ou aquecimento) tem como um de seus objetivos elevar a temperatura corporal, o que aumenta a extração de O2 do sangue para os músculos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.