• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 2 - BEDU - TREINAMENTO ESPORTIVO - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Questão 1

Um programa de treinamento bem estruturado considera além dos aspectos físicos, as questões técnicas, táticas e psicológicas. Nesse sentido, é importante que o treinador entenda e respeite as particularidades e modos de desenvolvimento de cada um desses aspectos.

PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.

Com base no texto e nos estudos das variáveis do treinamento esportivo, analise as afirmativas e assinale a correta:

Alternativa 1:

Todos os exercícios destinados ao treinamento físico são considerados específicos.

Alternativa 2:

A elevação da carga de treinamento deve respeitar o tempo necessário para que haja adaptações.

Alternativa 3:

Em uma competição, o atleta que se sobressai é aquele que possui as capacidades físicas mais desenvolvidas, independentemente da técnica.

Alternativa 4:

Exercícios calistênicos não podem compor o quadro de exercícios da fase de treinamento geral, pois são considerados movimentos específicos.

Alternativa 5:

Uma das habilidades do treinador deve ser a capacidade de observar e identificar que seus atletas possuem características diferentes, contudo o treinamento deve ser nivelado bom base nos atletas que possuem melhor condição física em relação ao grupo.

 

Questão 2

Durante o processo de treinamento, através dos exercícios físicos, os atletas recebem diferentes estímulos que excitam diferentes vias metabólicas, objetivando a promoção de adaptações para a melhora da performance.

PEDRO, R. E. Treinamento esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.

A partir do exposto e com base nos estudos da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.

Alternativa 1:

O metabolismo aeróbio é predominante em exercícios físicos de alta intensidade e curta duração.

Alternativa 2:

A via metabólica anaeróbia alática produz ATP sem a necessidade de oxigênio, ao contrário da via anaeróbia lática que necessitam do oxigênio para a produção de ATP.

Alternativa 3:

Um dos principais fatores que influenciam o metabolismo anaeróbio é a intensidade do esforço físico, onde, quanto menor a intensidade e velocidade, maior a participação desta via metabólica.

Alternativa 4:

Assim como o metabolismo anaeróbio, o metabolismo aeróbio é influenciado pela intensidade do esforço físico, onde, quanto maior a intensidade e velocidade, menor a participação desta via metabólica.

Alternativa 5:

Independentemente da intensidade do esforço, o organismo necessita de um período de tempo para se ajustar à nova demanda de energia, e durante esse período grande parte do ATP advém da fosforilação oxidativa.

 

Questão 3

A montagem de um programa de treinamento esportivo, é uma tarefa árdua que necessita de horas de estudos para a montagem e mais horas para que seja executado da sua melhor forma. Para que esse treinamento seja executado trazendo os resultados esperados, é necessário que os profissionais responsáveis, pensem e criem formas variadas de execução, para que assim os atletas possam apresentar bons desempenhos.

PEDRO, R.E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.

Considerando texto acima e os estudos da disciplina relacionados as variáveis do treinamento esportivo, analise as afirmativas abaixo e assinale "V" para verdadeira e "F" para Falsa:

( ) Oscilar as cargas de treinamento durante o microciclo pode ser importante para reduzir a fadiga excessiva e promover as adaptações esperadas.

( ) As oscilações na carga de treinamento são diárias e seguem a programação pré-estabelecida, não sofrendo ajustes conforme as respostas individuais dos atletas.

( ) A elaboração de um programa de treinamento esportivo, precisa ser pensada de maneira que o atleta realize estímulos com intensidades variadas durante os treinamentos.

( ) Para potencializar o desenvolvimento muscular do atleta, uma estratégia que pode ser utilizada na programação do treinamento esportivo, é a variação de estímulos e exercícios, como os exercícios pliométricos e os resistidos de velocidade.

( ) O programa de treinamento deve conter dias específicos para que sejam realizadas avaliações de desempenho dos atletas, pois assim é possível saber se o programa está promovendo as adaptações esperadas, bem como, realizar os devidos ajustes para que o resultado esperado seja atingido.

Assinale a alternativa correta.

Alternativa 1:

F, V, F, F, V.

Alternativa 2:

V, V, V, V, V.

Alternativa 3:

F, V, V, V, F.

Alternativa 4:

F, V, V, F, V.

Alternativa 5:

V, F, V, V, V.

 

Questão 4

A carga de treinamento é descrita, de modo geral, como a dose de treinamento durante uma sessão e pode ser dividida em cargas externa e interna. A carga externa pode ser associada às variáveis descritas pelo princípio FITT-VP. Já a carga interna, refere-se ao impacto sofrido pelo organismo em decorrência da carga externa.

PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá - PR.: Unicesumar, 2020.

Considerando as definições dos tipos de carga de treinamento, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre estas.

  1. A resposta da frequência cardíaca (FC) durante um exercício submáximo é proporcional à intensidade do mesmo.

PORQUE,

  1. A carga interna (respostada FC) é dependente da carga externa (intensidade).

É correto afirmar que:

Alternativa 1:

As asserções I e II são falsas.

Alternativa 2:

A asserção II é falsa e I é verdadeira.

Alternativa 3:

A asserção I é falsa e a II é verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II justifica a I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II não justifica a I.

 

Questão 5

Quando um atleta conhece e entende os processos e plano de treino, a chance de ele executar as tarefas de forma adequada e maximizar seu desempenho, assim como, a sua performance é muito maior.

PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.

Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as asserções abaixo:

I - O atleta deve ter plena consciência dos objetivos do treinamento e o seu papel nele, e para manter o foco no treino, não precisa participar do planejamento, nem realizar uma autoavaliação do processo.

PORQUE

II – A participação ativa do atleta não deve influenciar no planejamento dos objetivos a longo prazo, pois isso depende somente da equipe de treinamento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 6

De modo geral, ao longo do processo de treinamento os atletas passam por períodos de preparação geral e específicos. A preparação geral é conhecida também como período de desenvolvimento multilateral, enquanto a preparação específica é entendida como o desenvolvimento específico para a modalidade esportiva praticada.

PEDRO, R. E. Treinamento esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.

A partir do texto e considerando a fase de desenvolvimento multilateral, analise as afirmativas e assinale "V" para verdadeira e "F" para falsa:

( ) O desenvolvimento multilateral é responsável por estimular as capacidades físicas que são, diretamente, aplicadas ao que é exigido na modalidade esportiva.

( ) O desenvolvimento multilateral está relacionado com a fase de desenvolvimento não especializado das capacidades físicas.

( ) As capacidades físicas não específicas do atleta são estimuladas durante o período de desenvolvimento multilateral.

( ) É a fase do treinamento onde se procura a melhor transferência para a modalidade esportiva.

Assinale a alternativa correta:

Alternativa 1:

F, V, F, V.

Alternativa 2:

V, F, V, F.

Alternativa 3:

V, F, F, V.

Alternativa 4:

F, V, V. F.

Alternativa 5:

V, V, V, F.

 

Questão 7

Alguns dos princípios que norteiam o treinamento esportivo são a individualidade, a variedade, a modelação e a sobrecarga progressiva. A individualidade, por exemplo, significa que cada indivíduo vai responder de uma maneira aos estímulos de treinamento, pois, considera-se que existem diferentes níveis de aptidão física, experiências, assim como, diferentes formas de aprendizagem.

PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.

Com base no texto acima e os conteúdos da disciplina, analise as afirmativas abaixo considerando "V" para as verdadeiras ou "F" para falsas.

I - A estratégia de oscilar as cargas de treinamento, semanalmente, é utilizada com a finalidade de reduzir o acúmulo excessivo de fadiga.

II - A variação nos estímulos promove a redução da monotonia do treino e está associada às melhores respostas aos estímulos de treinamento.

III - Jogos com campo reduzido elevam as demandas físicas e fisiológicas dos atleta, e isto corresponde a alguns dos motivos que os tornam estratégias adotadas por certos treinadores.

IV - A carga de treinamento pode ser elevada e controlada por diferentes meios, como por exemplo: o número de sessões e quantidade de horas por semana, e a quantidade de sessões de treino em alta intensidade.

Com base em suas respostas, assinale a alternativa correta:

Alternativa 1:

F, F, F, V.

Alternativa 2:

V, F, F, V.

Alternativa 3:

F, V, F, F.

Alternativa 4:

F, F, F, F.

Alternativa 5:

V, V, V, V.

 

Questão 8

Quando pensamos em exercício físico, imediatamente devemos pensar em estrutura e planejamento, isto é, em como o treinamento deve ser elaborado. Dessa forma, os treinadores devem sempre ter em mente as variáveis que devem ser manipuladas no momento de preparação das sessões de treinamento. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) o treinamento deve ser estruturado seguindo os princípios FITT-VP.

PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.

Com base nessas informações e nos estudos do treinamento esportivo, analise as seguintes afirmativas:

  1. A intensidade está relacionada a quantidade de trabalho que um atleta produz por unidade de tempo, sendo medida apenas em quilogamas de peso;
  2. O tempo refere-se à duração de cada sessão de treinamento e pode corresponder ao número de séries de determinado exercício, por exemplo;

III. O tipo é utilizado para descrever quais serão os exercícios escolhidos para se trabalhar as capacidades físicas que se pretende aprimorar;

  1. A frequência refere-se à quantidade de dias na semana que determinada capacidade será treinada, por exemplo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV.

 

Questão 9

Fonte: PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020 (adaptado).

A imagem acima ilustra uma forma tradicional da periodização de uma fase do ciclo de treinamento. Como observado, a periodização permite a organização e visualização dos ciclos de treinamento, bem como das sessões de treino que as compõem. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:

I – A fase de treinamento apresentada deve ser realizada durante toda a carreira esportiva do atleta.

II – Com base nas informações do quadro acima, podemos afirmar que esta fase é composta por 6 microciclos de treinamento.

III – Analisando as informações do quadro acima, podemos afirmar que existem 60 sessões de treino distribuídas no formato 2:2:1.

IV – Considerando as informações da imagem, podemos dizer que o objetivo desta fase do treinamento será o desenvolvimento geral das capacidades físicas do atleta, para que isso sirva de base ao desenvolvimento esportivo e assim suportar as novas demandas de treinamento.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III, IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 10

Após o planejamento geral do programa de treinamento de acordo com o objetivo de cada fase deste, o treinador deverá também planejar cada sessão de treino de forma específica. Uma sessão de treinamento pode ser dividida em 3 ou 4 partes: a preparação (aquecimento), parte principal e conclusão. Para indivíduos iniciantes, adiciona-se a fase de introdução ao exercício.

PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá - PR.: Unicesumar, 2020.

Considerando as fases de uma sessão de treinamento, analise as afirmativas abaixo.

  1. A fase de aquecimento pode ser dividida em geral e específica.
  2. A fase de introdução tem como objetivo iniciar o indivíduo na atividade, fazendo com que o corpo do atleta saia da situação de inércia.

III. A fase de conclusão tem como objetivo reduzir a intensidade dos esforços com a finalidade de restabelecer os sistemas fisiológicos que foram solicitados.

  1. A fase de preparação (ou aquecimento) tem como um de seus objetivos elevar a temperatura corporal, o que aumenta a extração de O2 do sangue para os músculos.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Considere o sistema livre não amortecido mostrado na figura a seguir. (a) Encontre a equação do movimento deste sistema mostrando quais etapas você seguiu para chegar até a resposta final. Simplifique a equação, colocando termos em evidência, quando possível. Caso necessário, utilize o Diagrama de Corpo Livre para elucidar sua resposta. (b) Calcule a frequência natural em Hz e informe a resposta com duas casas após a vírgula. Dados: m = 17 kg, k1 = 200 N/m e k2 = 250 N/m. Fonte: o autor.
19/07/2024
Integrare Academy

  Considere o sistema livre não amortecido mostrado na figura a seguir. (a) Encontre a equação do movimento deste sistema mostrando quais etapas você seguiu para chegar até a resposta final. Simplifique a equação, colocando termos em evidência, quando possível. Caso necessário, utilize o Diagrama de Corpo Livre para elucidar sua resposta. (b) Calcule a […]

Ponteiros em linguagem C são poderosas ferramentas que permitem aos programadores manipular diretamente a memória do computador. Eles armazenam endereços de memória como valores, permitindo acesso eficiente e direto aos dados. Ao declarar um ponteiro, utilizamos um asterisco (*), como em ‘int *ptr;’, indicando que ‘ptr’ é um ponteiro para um inteiro. Com ponteiros, podemos alocar dinamicamente memória durante a execução do programa com funções como ‘malloc()’, ‘calloc()’, e ‘realloc()’, garantindo flexibilidade no uso de recursos. Entretanto, é crucial compreender e utilizar ponteiros com cuidado, pois erros como referenciar um ponteiro não inicializado podem resultar em comportamento indefinido ou falhas no programa. Portanto, dominar o uso de ponteiros é fundamental para programadores em C, permitindo a implementação de estruturas de dados complexas e algoritmos eficientes.
06/05/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 – ADSIS – ESTRUTURA DE DADOS I – 52_2024   Ponteiros em linguagem C são poderosas ferramentas que permitem aos programadores manipular diretamente a memória do computador. Eles armazenam endereços de memória como valores, permitindo acesso eficiente e direto aos dados. Ao declarar um ponteiro, utilizamos um asterisco (*), como em ‘int *ptr;’, […]

  Sintomas de ansiedade e transtorno de ansiedade generalizada (TAG) são comuns na adolescência, e é papel do enfermeiro elaborar estratégias para diminuição dos casos nas comunidades em que esse profissional está inserido. O enfermeiro pode atuar como um ator na identificação de problemas de saúde mental, frequentes nas comunidades, e elaborar, em conjunto com a equipe multiprofissional, ações que visam à educação em saúde sobre a temática. Sabendo dessas informações, considere a seguinte situação hipotética:
17/07/2024
Integrare Academy

    Sintomas de ansiedade e transtorno de ansiedade generalizada (TAG) são comuns na adolescência, e é papel do enfermeiro elaborar estratégias para diminuição dos casos nas comunidades em que esse profissional está inserido. O enfermeiro pode atuar como um ator na identificação de problemas de saúde mental, frequentes nas comunidades, e elaborar, em conjunto […]

Os números indicam um cenário de “encarceramento massivo”, segundo o coordenador do Geni (Grupo de Estudos de Novas Ilegalidades) da Universidade Federal Fluminense,
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024   Olá, acadêmico(a) de "IMERSÃO PROFISSIONAL"- A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo na atividade de Execução […]

Diante do grave cenário, foram despachados pelo Corpo de Bombeiros uma ambulância, um caminhão de resgate e salvamento (ABTR) e o Oficial de Área. Ao mesmo tempo, o Samu enviou um suporte avançado de vida.
05/06/2024
Integrare Academy

Diante do grave cenário, foram despachados pelo Corpo de Bombeiros uma ambulância, um caminhão de resgate e salvamento (ABTR) e o Oficial de Área. Ao mesmo tempo, o Samu enviou um suporte avançado de vida.   No local, as equipes encontraram o adulto no telhado de zinco, há cerca de 6 metros do solo entre […]

OBS.: coloque as referências de onde as informações foram retiradas (de acordo com a ABNT) para que o exercício seja pontuado.   f) A eficiência energética do escritório também contribui para o conforto e produtividade de seus ocupantes.Dessa forma, o seu gestor pediu que você desenvolvesse um estudo dos requisitos de eficiência energética do escritório e como esses requisitos podem afetar no conforto térmico e na carga térmica do ambiente.
22/07/2024
Integrare Academy

  OBS.: coloque as referências de onde as informações foram retiradas (de acordo com a ABNT) para que o exercício seja pontuado.   f) A eficiência energética do escritório também contribui para o conforto e produtividade de seus ocupantes.Dessa forma, o seu gestor pediu que você desenvolvesse um estudo dos requisitos de eficiência energética do […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp