• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 - SEG - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 53_2024

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - SEG - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 53_2024

 

Olá, estudante!

Seja bem-vindo à ATIVIDADE DE ESTUDO 1 da disciplina de Gestão Integrada da Qualidade.

 

A atividade tem como tema a “IMPLANTAÇÃO DA ETAPA DE PLANEJAMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL (SGSSO) COM BASE NA NORMA ISO 45001:2018”, e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente o desenvolvimento de sua atividade e, por fim, instruções sobre a entrega.

 

Bom trabalho!

Prof.ª Paula Polastri

 

Uma organização de grande porte, responsável pelo plantio, extração, produção e industrialização da cana-de-açúcar, apresenta um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) em implantação de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 45001:2018. Como produtos resultantes estão o açúcar e o álcool, que são comercializados e vendidos interna e externamente para diversos países, ainda, como decorrência do processamento do bagaço da cana-de-açúcar, a organização (usina) produz energia elétrica. A Alta Direção da organização foi quem decidiu implantar o SGSSO, e pretende certificar o mesmo após a implantação de todos os requisitos da norma.

 

Assim como em várias usinas sucroalcooleiras, existem diversas atividades e operações associadas ao processo produtivo que apresentam perigos e riscos, conforme apresentado na Figura 1. O fato de existir máquinas, motores e vasos de pressão nessas indústrias, o ruído também podem apresentar um alto grau de risco para algumas empresas do setor, assim como calor e umidade.

 

Figura 1 – Exemplos de atividades que apresentam perigos e riscos em usinas sucroalcooleiras: (a) colheita mecanizada da cana-de-açúcar; (b) armazenamento e manuseio do bagaço de cana-de-açúcar; (c) armazenamento de etanol; (d) armazenamento de produtos químicos.

 

 

Logo, na etapa de planejamento do SGSSO, a organização, incluindo você como Tecnólogo(a) de Segurança do Trabalho responsável pela organização e um dos multiplicadores do SGSSO, com uma consultoria especializada na implantação do sistema, estabeleceram um procedimento para identificação de perigo, sendo este proativo e contínuo, levando em consideração o que é determinado na norma ABNT NBR ISO 45001:2018. Junto ao SGSSO, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-01 (Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais), no processo de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais, foi levado em consideração o disposto nas NRs e demais exigências legais de segurança e saúde no trabalho.

 

Considerando esta organização hipotética e os requisitos da ABNT NBR ISO 45001:2018, na etapa de planejamento, especificamente os requisitos 6.1.2 Identificação de perigo e avaliação de riscos e oportunidades e 6.1.3 Determinação dos requisitos legais e outros requisitos, sua tarefa nesta Atividade de Estudo 01 é redigir um texto dissertativo de até 20 linhas, abordando os seguintes itens:

 

  1. a) Apresente a definição de perigo e risco, de forma a demonstrar a diferença entre os conceitos.
  2. b) Apresente pelo menos 3 (três) perigos e os riscos relativos aos perigos identificados (um ou mais para cada perigo identificado) na organização. Ainda, explique o motivo da identificação dos perigos e de seus respectivos riscos, e a importância deste requisito na implantação de um SGSSO.
  3. c) Dentre os perigos e riscos citados no “item b”, escolha o que você julga ter um grau de risco alto, apenas por meio de uma simples avaliação qualitativa ou visual, explique a sua escolha, e relacionado a este, apresente um requisito legal aplicável no âmbito nacional (cite o número e nome da NR, Lei, Decreto ou Resolução etc.).

 

Instruções para entrega

 

- Esta é uma atividade individual, portanto, trabalhos com plágios, copiados da internet ou de outros alunos(as) serão zerados.

- Para suporte no desenvolvimento da atividade, você pode consultar o vídeo orientativo, o material da disciplina incluindo o livro didático, as aulas conceituais e ao vivo, e também, você pode consultar outros materiais disponíveis na internet.

- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa como o livro da disciplina, artigos, materiais extras disponibilizados pela mediação, sites da internet e outros, apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018. Utilize este link para acesso a diversos exemplos: https://usp.br/sddarquivos/aulasmetodologia/abnt6023.pdf.

- Essa atividade deve ser redigida em seu Studeo, no campo logo abaixo do enunciado.

- Cuidado ao escrever um texto muito longo e ultrapassar a quantidade de linhas possíveis para envio, aconselhamos um texto de até 20 linhas.

- Orientamos que você faça um "rascunho" do seu texto em seu caderno ou no Word, para correção ortográfica e verificação da escrita em geral, antes de inserção de seu texto no Studeo.

- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá alterar sua resposta.

- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, escreva com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são: o atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA - GFAR - GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

MAPA - GFAR - GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR - 52_2025 Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Gestão da Experiência do Consumidor. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como […]

ETAPA 1: Durante nossas aulas, já compreendemos melhor quais são as principais diferenças entre empresa tradicional e startup. Durante a nossa atividade prática MAPA, o objetivo é que você compreenda melhor quais são as principais diferenças no desenvolvimento de um produto ou serviço de uma empresa tradicional e startup de mesmo segmento. Dessa forma, você terá condições de pensar em melhores formas de promover ganho de produtividade no seu segmento de trabalho. Para isso, veja as orientações a seguir: a) Com base nos nossos estudos sobre o tema “Diferenças entre startup e grande empresa”, identifique como uma empresa tradicional desenvolve e faz o lançamento de um novo produto, explicando com suas palavras pelo menos dois dos "pecados mortais" no modelo de lançamento de um produto.
06/05/2024
Integrare Academy

ETAPA 1:   Durante nossas aulas, já compreendemos melhor quais são as principais diferenças entre empresa tradicional e startup. Durante a nossa atividade prática MAPA, o objetivo é que você compreenda melhor quais são as principais diferenças no desenvolvimento de um produto ou serviço de uma empresa tradicional e startup de mesmo segmento. Dessa forma, […]

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 52_2024
03/07/2024
Integrare Academy

1ª QUESTÃO Como é possível perceber, há pessoas que têm dificuldade em regular suas emoções adequadamente, permitindo-se ser constantemente influenciadas pelo que estão sentindo. Elas se entregam completamente às suas emoções e, como resultado, arriscam serem gradualmente dominadas por elas, ou, no mínimo, sofrerem danos. Além disso, seus relacionamentos se tornam vulneráveis, à beira do […]

2. Estabeleça, de acordo com a faixa de pH sanguíneo (pH = 7,40), se a solução obtida poderá ser utilizada. Caso a metodologia precise ser corrigida, determine qual a proporção ideal de ânion/ácido a ser utilizada.
17/07/2024
Integrare Academy

2. Estabeleça, de acordo com a faixa de pH sanguíneo (pH = 7,40), se a solução obtida poderá ser utilizada. Caso a metodologia precise ser corrigida, determine qual a proporção ideal de ânion/ácido a ser utilizada. 3. Quais são os dois eventos que podem ocorrer mediante a variação do pH do sangue no corpo humano? […]

Para garantir uma transação segura e bem-sucedida, é essencial compreender os tipos de contratos internacionais disponíveis, conhecer os elementos fundamentais desses contratos e reconhecer a importância das cláusulas contratuais específicas. Além disso, é importante ter conhecimento sobre os diferentes métodos de entrega da mercadoria, as opções de pagamento, os principais riscos envolvidos em contratos internacionais, bem como os aspectos legais e culturais que podem influenciar a elaboração e execução desses contratos.
18/07/2024
Integrare Academy

  Para garantir uma transação segura e bem-sucedida, é essencial compreender os tipos de contratos internacionais disponíveis, conhecer os elementos fundamentais desses contratos e reconhecer a importância das cláusulas contratuais específicas. Além disso, é importante ter conhecimento sobre os diferentes métodos de entrega da mercadoria, as opções de pagamento, os principais riscos envolvidos em contratos […]

Suponha que você seja um professor da disciplina de Lógica Matemática. Você levantará o seguinte desafio para discussão com os seus alunos: Jorjão, nome fictício, funcionário público, foi preso por suspeita de tentativa de furto, à mão armada, de um veículo cujo valor estimado de mercado é de R$ 8.000,00, na cidade de Juriema. Informações de Jorjão como nome completo, idade, local de nascimento e nome completo de sua mãe coincidiam com as informações verificadas pela polícia civil. Somam-se a isso, informações acerca de sua localização obtidas a partir de seu celular (um aparelho de última geração, avaliado em R$ 10.000,00) e do GPS de seu veículo (um veículo zero quilômetro, avaliado em R$ 150.000,00), as quais apontaram que ele estava no local na época do furto.
18/07/2024
Integrare Academy

  Suponha que você seja um professor da disciplina de Lógica Matemática. Você levantará o seguinte desafio para discussão com os seus alunos: Jorjão, nome fictício, funcionário público, foi preso por suspeita de tentativa de furto, à mão armada, de um veículo cujo valor estimado de mercado é de R$ 8.000,00, na cidade de Juriema. […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp