• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 - EESP - ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54_2024

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - EESP - ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54_2024

 

A utilização de materiais concretos e ferramentas digitais no ensino da matemática é um aspecto essencial para promover uma educação inclusiva, especialmente no contexto da educação especial.
A prática de ensino da matemática na educação especial exige a adaptação de métodos e materiais para atender às necessidades individuais dos alunos, possibilitando um aprendizado significativo e acessível. O uso de laboratórios, jogos e softwares educativos oferece aos alunos oportunidades de interagir ativamente com os conceitos matemáticos, tornando o aprendizado mais concreto e eficaz. Sendo assim, na perspectiva de uma educação matemática inclusiva, o material concreto desempenha um papel crucial, pois permite que os alunos com necessidades especiais desenvolvam uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos por meio da manipulação de objetos e da visualização das relações entre números e quantidades.
Ao planejar atividades que utilizam esses recursos, é importante que o futuro professor considere as adaptações necessárias para garantir que todos os alunos possam participar plenamente do processo de ensino-aprendizagem.

Conforme ressaltado por Ferreira (2020):
"o uso de jogos e recursos manipulativos facilita a compreensão de conceitos matemáticos, especialmente para alunos com deficiência intelectual, pois permite que os conteúdos sejam explorados de forma lúdica, favorecendo o desenvolvimento das funções psicológicas superiores".

FERREIRA, M. A. (2020). Educação Matemática Inclusiva: Práticas e Desafios no Ensino da Matemática para Alunos com Necessidades Especiais. São Paulo: Editora Educação Inclusiva.


Com base no texto de apoio acima e em suas leituras anteriores, desenvolva uma reflexão crítica sobre as estratégias de aprendizagem que podem ser utilizadas no ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual. Em sua resposta, destaque:
_A importância do uso de laboratórios, jogos e softwares educativos no processo de ensino-aprendizagem.
_Como o material concreto pode ser integrado de forma eficaz em atividades de ensino, considerando as necessidades especiais dos alunos.
_Cite dois exemplos práticos de como você, como futuro professor, poderia aplicar essas estratégias em uma sala de aula inclusiva.
Mas atenção: Sua reflexão deverá ser elaborada em um texto discursivo, contendo entre 10 e 20 linhas, respeitando as normas de coerência e concordância, e deverá incluir ao menos duas referências a teorias e práticas pedagógicas relevantes, devidamente citadas ao longo do texto.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

o AGORA É SUA VEZ! Considerando os conceitos apresentados, pesquise e escolha um evento relevante que acontece na sua cidade e preencha a tabela no formulário MAPA. Esse evento deve estar relacionado a algo que proporcione lazer aos participantes, mas que gere negócios também, como uma festa de igreja, aniversário da cidade ou manifestação cultural. Lembre-se de que não basta ser apenas a comemoração em si, é preciso que haja um objetivo ligado a ela, como arrecadação para doações, vendas de produtos, entre outros. Esse será o foco da sua análise.
22/07/2024
Integrare Academy

o AGORA É SUA VEZ!   Considerando os conceitos apresentados, pesquise e escolha um evento relevante que acontece na sua cidade e preencha a tabela no formulário MAPA. Esse evento deve estar relacionado a algo que proporcione lazer aos participantes, mas que gere negócios também, como uma festa de igreja, aniversário da cidade ou manifestação […]

d) Apresente as características de duas cores que representam o luxo e riqueza.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ECOS - IMERSÃO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DE ESTÉTICA - 53_2024   A psicologia das cores explora como diferentes cores podem evocar reações emocionais específicas e influenciar o comportamento humano. No marketing digital, as cores são usadas estrategicamente para criar uma identidade de marca forte, atrair a atenção, transmitir mensagens, e influenciar […]

Imagine a seguinte situação: Como psicopedagogo, você recebeu uma criança de 7 anos para realizar uma avaliação. Trata-se de Jorge, um menino que apresenta dificuldade na elaboração de seus desenhos e ainda não lê, apenas conhece as letras, mas não estabelece relação grafema fonema. Observe o desenho feito por ele (ainda no início da fase pré-esquemática) e elabore um texto de no máximo 20 linhas descrevendo e explicando duas atividades. Deixe claro quais os objetivos dessas atividades e de que forma elas auxiliam no desenvolvimento do desenho de Jorge.
19/07/2024
Integrare Academy

    Imagine a seguinte situação: Como psicopedagogo, você recebeu uma criança de 7 anos para realizar uma avaliação. Trata-se de Jorge, um menino que apresenta dificuldade na elaboração de seus desenhos e ainda não lê, apenas conhece as letras, mas não estabelece relação grafema fonema. Observe o desenho feito por ele (ainda no início […]

MAPA - PED - LIBRAS - 52_2024
05/06/2024
Integrare Academy

MAPA - PED - LIBRAS - 52_2024 A história da Educação dos surdos no Brasil e em todo o mundo é caracterizada por uma série de lutas e conquistas. Internacionalmente, podemos observar o quanto os surdos enfrentaram segregação, perseguição, exclusão e, em alguns casos, até mesmo a negação do direito à vida. O acesso à […]

ATIVIDADE 1 - GAS - ETIQUETA E SERVIÇO DE SALA E EVENTOS GASTRONÔMICOS - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GAS - ETIQUETA E SERVIÇO DE SALA E EVENTOS GASTRONÔMICOS - 52_2025   Os eventos gastronômicos são ocasiões especiais que reúnem pessoas para desfrutar de experiências culinárias únicas e diversificadas. Eles envolvem a celebração da gastronomia, seja por meio de degustações de pratos, festivais de alimentos, jantares temáticos, feiras de produtos locais […]

ATIVIDADE 1 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2024   Texto 01 É fácil concluirmos que os professores precisam estar abertos para incorporar a nova realidade. Entre o momento da percepção da necessidade de mudar e ter resultados com as mudanças adotadas, existe um "espaço/intervalo" em que estamos processando as mudanças de paradigmas. […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp