• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 - BEDU - UNICESUMAR - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - BEDU - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 54/2023

(Adaptado - ENADE, 2017) Hoje, dada a falta de espaço, de tempo e em razão das influências midiáticas, as experiências de movimento das crianças restringem-se às advindas das mídias eletrônicas, principalmente da televisão. Com isso, pode-se dizer que as referências de brincadeiras e brinquedos estão quase sempre ligadas aos personagens dos jogos e desenhos eletrônicos, o que resulta na diminuição do repertório de experiências das crianças.

Nesse sentido, o papel da ação do animador sociocultural é fundamental, procurando diversificar ao máximo as atividades oferecidas, em termos de conteúdos. A seguir
- Cite as cinco categorias de conteúdos de atividades de lazer apresentados por Dumazedier (1980).

- Apresente um exemplo de atividade para cada categoria descrita.

- Explique porque a atividade escolhida pode ser classificada dentro da categoria indicada.

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - EDU - ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 54/2023

Observe a figura abaixo sobre a dinâmica dos ossos.

A figura representa duas células encontradas no osso humano, enquanto uma “constrói” a outra “desfaz” a matriz óssea.

 

 

Quando você observa atentamente um osso, é comum achar que se trata de um tecido inerte, seco e sem vida. Todavia, muito pelo contrário, o tecido ósseo é vivo, dinâmico e se desenvolve e cresce por meio de um metabolismo muito ativo. Pra você ter uma ideia, os ossos são renovados, em média, a cada dois anos.

A ação das células ósseas depende de diversos fatores, como idade, hereditariedade, nutrição, doença, trauma, gravidez, esforço funcional e influência hormonal. Em relação aos hormônios, os ossos sofrem forte influência do hormônio do crescimento (GH), dos hormônios sexuais (testosterona, estrógeno e progesterona), da calcitonina (hormônio tireoidiano) e do paratormônio (ou hormônio paratireoidiano).

 

Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2021.

  

 Levando em consideração as informações anteriores, responda as questões a seguir:

 

a) A charge apresenta duas células presentes na dinâmica do osso no ser humano. Assim, qual é a célula óssea representada na célula A e na célula B? Qual a função de cada uma remodelação óssea?

 

b) Sabendo que a osteoporose é uma doença que acomete pessoas em idade mais avançada (idosos), causando a fragilidade dos ossos, qual das células da charge apresentam maior atuação no desenvolvimento dessa doença? E qual o motivo das mulheres idosas apresentarem a osteoporose com maior frequência? Justifique suas respostas.

 

ATIVIDADE 1 - BEDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 54/2023

Sassaki (1997) é um dos maiores pesquisadores no campo da Educação Inclusiva no Brasil. Por meio de seus estudos, o autor evidencia quatro períodos históricos específicos a respeito do atendimento da pessoa com deficiência. Dentro deste contexto, pudemos observar que as pessoas com deficiência passaram desde a exclusão até o atendimento educacional com foco no desenvolvimento intelectual, afetivo, social e motor.

 

Fonte: SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

De fato, cada momento histórico representa uma etapa deste tratamento/atendimento dado à pessoa com deficiência, seja ele de cunho educacional ou não. Dessa forma, considerando as imagens e as informações apresentadas, identifique os quatro momentos contidos nas Imagens 1, 2, 3 e 4 e descreva suas principais características.

 

Siga o padrão a seguir:

 

Imagem 1: [identificação do momento; principais caarcterísticas]

Imagem 2: [identificação do momento; principais caarcterísticas]

Imagem 3: [identificação do momento; principais caarcterísticas]

Imagem 4: [identificação do momento; principais caarcterísticas]

 

ATIVIDADE 1 - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 54/2023

Sabemos que “a qualificação para a tomada de decisões eficientes e eficazes, no processo de gestão das organizações esportivas, que estão inseridas em diferentes contextos, passa pela formação e pela experiência dos gestores esportivos na busca do desenvolvimento de competências específicas”.

 

BATISTA DE MIRANDA, Y. de. H. et al. Análise acerca das competências necessárias para a atuação profissional do gestor esportivo. Pensar a prática, v. 20, n. 3, 2017.

 

De acordo com alguns autores mencionados em nossos estudos e ao longo do livro da disciplina, algumas competências devem ser consideradas como essenciais para o trabalho do gestor esportivo. Dianto do exposto, responda:

a) Quais seriam essas competências para o trabalho do gestor esportivo?

b) Como você, na função de gestor, buscaria caminhos para adquirir tais competências?

ATIVIDADE 1 - BEDU - LUTAS - 54/2023 

É conhecimento difundido que as artes marciais possuem uma variada gama de expressões, algumas com históricos milenares. A gênese desses sistemas de combate remonta à própria necessidade de se defender ou de empreender ataque a determinado oponente. Não é incorreto afirmar, portanto, que o ato de lutar é tão antigo quanto a própria espécie humana. Atualmente, tais práticas compõem, junto às ginásticas, aos esportes, às danças, aos jogos, às brincadeiras, dentre outros, um dos objetos de investigação e atuação da Educação Física. Assim, como futuro(a) treinador(a) de lutas, conhecer o vasto universo dessas modalidades é fundamental para uma possível atuação profissional dentro de clubes ou academias.

Fonte: ANDREATO, L. V.; COSWING, V. S. ​Lutas. Maringá: UniCesumar, 2018.​

Considerando tal perspectiva e o estudo das Lutas, responda as duas questões a seguir:

​Na Unidade 1, "Conceitos em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate", vemos a diferenciação dessas três nomenclaturas. Isso fornece uma facilitação da fundamentação teórica e da aplicação pedagógica. Nesse sentido, quais são as principais diferenças entre essas três definições?

A frase "quem luta não briga" é comumente utilizada por professores, instrutores e praticantes dessas modalidades. No entanto, seja nos clubes, seja nas academias, subsiste um entendimento de que as lutas, artes marciais e esportes de combate são catalisadoras de ações violentas​ e brigas. Responda de acordo com a leitura do referencial teórico e seus conhecimentos:

a) Quais são as diferenças perceptíveis entre uma briga e a prática de uma modalidade de combate?

b) Para você, qual seria a melhor forma de dissociar a compreensão das lutas, artes marciais e esportes de combate de brigas e ações violentas?

ATIVIDADE 1 - BEDU - RECREAÇÃO E LAZER - 54/2023

 

(Adaptado - ENADE, 2017) Hoje, dada a falta de espaço, de tempo e em razão das influências midiáticas, as experiências de movimento das crianças restringem-se às advindas das mídias eletrônicas, principalmente da televisão. Com isso, pode-se dizer que as referências de brincadeiras e brinquedos estão quase sempre ligadas aos personagens dos jogos e desenhos eletrônicos, o que resulta na diminuição do repertório de experiências das crianças.

 

Nesse sentido, o papel da ação do animador sociocultural é fundamental, procurando diversificar ao máximo as atividades oferecidas, em termos de conteúdos. A seguir

 

- Cite as cinco categorias de conteúdos de atividades de lazer apresentados por Dumazedier (1980).

 

- Apresente um exemplo de atividade para cada categoria descrita.

 

- Explique porque a atividade escolhida pode ser classificada dentro da categoria indicada.

 

ATIVIDADE 1 - BEDU - TREINAMENTO ESPORTIVO - 54/2023

Sabendo que o treinamento esportivo visa otimizar o desempenho esportivo dos atletas, durante o processo de treinamento, o atleta é submetido a vários estímulos, físicos, fisiológicos, psicológicos, comportamentais entre outros, objetivando, justamente, essa otimização. Sendo assim, os programas de treinamento devem ser estruturados e organizados da melhor forma possível, considerando os conhecimentos científicos e as experiências do treinador e do atleta.

 

PEDRO, R.E. Treinamento Esportivo. Maringá: Unicesumar, 2020.

Considerando o texto acima e o estudo dos princípios e organização do treinamento, responda as duas questões abaixo.

No momento do planejamento, o treinador deve ter claro em sua mente quais são as variáveis que ele deve manipular no momento que ele estiver preparando as sessões de treinamento. Nesse sentido o Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda que sejam considerados 6 princípios nesse momento. Sendo assim, cite quais são eles.

Existem vários princípios que regem o treinamento físico esportivo, dentre eles, podemos dizer que dois recebem grande destaque: a individualidade e a sobrecarga progressiva. Desta forma, explique estes dois princípios.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Os fitonematoides são parasitas obrigatórios, ou seja, necessitam da presença de plantas hospedeiras para se multiplicarem, podendo causar danos significativos às plantas. Eles possuem um estilete bucal que retiram substâncias nutritivas das plantas e geralmente estão presentes no solo, atacando as raízes das plantas. Os fitonematóides têm baixa capacidade de deslocamento, por isso, a sua dispersão pelas áreas agrícolas ocorre principalmente pela movimentação de solo, como por exemplo, o trânsito de máquinas e implementos, na propriedade.  
22/07/2024
Integrare Academy

  Os fitonematoides são parasitas obrigatórios, ou seja, necessitam da presença de plantas hospedeiras para se multiplicarem, podendo causar danos significativos às plantas. Eles possuem um estilete bucal que retiram substâncias nutritivas das plantas e geralmente estão presentes no solo, atacando as raízes das plantas. Os fitonematóides têm baixa capacidade de deslocamento, por isso, a […]

ATIVIDADE 1 - HIST - HISTÓRIA MEDIEVAL - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - HIST - HISTÓRIA MEDIEVAL - 52_2025 Leia com atenção o excerto a seguir: "A Idade Média não é um período de estagnação, como se costumava dizer, mas um tempo de invenções e transformações profundas. Longe de ser um mundo fechado e uniforme, a sociedade medieval é marcada por uma extraordinária diversidade cultural, […]

4) Proposta de Melhoria: Desenvolver um plano de comunicação que aborde as fraquezas e ameaças identificadas, propondo soluções práticas e viáveis. Isso pode incluir: - Estratégias de Comunicação Interna: melhorias em canais de comunicação, frequência de comunicados, uso de novas tecnologias, treinamentos de comunicação etc. - Estratégias de Comunicação Externa: campanhas de marketing, relacionamento com a mídia, gestão de crises etc. - Planos de Ação: definição de metas, cronogramas, recursos necessários e métricas para avaliar o sucesso das melhorias propostas.
18/07/2024
Integrare Academy

  4) Proposta de Melhoria:   Desenvolver um plano de comunicação que aborde as fraquezas e ameaças identificadas, propondo soluções práticas e viáveis. Isso pode incluir:   - Estratégias de Comunicação Interna: melhorias em canais de comunicação, frequência de comunicados, uso de novas tecnologias, treinamentos de comunicação etc. - Estratégias de Comunicação Externa: campanhas de […]

Neste interim, explique corretamente do eu se trata a Comunicação Não Violenta (CNV), bem como seus elementos.
18/07/2024
Integrare Academy

    Neste interim, explique corretamente do eu se trata a Comunicação Não Violenta (CNV), bem como seus elementos.   Orientações! Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível no fórum; Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade; Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo. Bons […]

- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.​
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024   O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a […]

A partir das discussões realizadas durante a disciplina Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre liderança e desenvolvimento de pessoas. Você, enquanto futuro (a) profissional, terá a oportunidade de avaliar os próprios comportamentos e relações interpessoais e identificar pontos fortes e a melhorar no quesito liderança. A partir dessa avaliação, deverá apresentar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que tenha como foco o desenvolvimento de potencialidades.
05/06/2024
Integrare Academy

MAPA - SALI - CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - 52_2024   A partir das discussões realizadas durante a disciplina Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre liderança e desenvolvimento de pessoas. Você, enquanto futuro (a) profissional, terá a oportunidade de avaliar os próprios […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp