• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Até aqui, você acompanhou todas as etapas que Maria seguiu para resolver os problemas na linha

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PGER - IMERSÃO PROFISSIONAL: MAPEAMENTO DE PROCESSOS - 53_2024

 

A implementação de uma estratégia bem definida e uma gestão eficiente de processos são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. A estratégia fornece um direcionamento claro e uma visão de longo prazo, ajudando a alinhar as atividades e recursos da empresa com seus objetivos principais. Sem uma estratégia bem formulada, as organizações podem perder o foco, desperdiçar recursos e perder oportunidades de crescimento.

 

Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (1996). The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Harvard Business Review Press.

Etapa 1

- Leia o texto de apoio.

 

CRUZ, Tadeu. Processos organizacionais & métodos: BPM & tecnologias da informação, metodologia DOMP, desafios da revolução 4.0 / Tadeu Cruz. – 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2021. – Páginas 130 a 132

ROCHA, Henrique M.; BARRETO, Jeanine S.; AFFONSO, Ligia M. F. Mapeamento e controle de processos. Porto Alegre : SAGAH, 2017. Páginas 158 a 161.

WERKEMA, Cristina. Métodos PDCA e Demaic e Suas Ferramentas Analíticas . Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2021 . Capítulos 3 e 4.

 

Etapa 2

- Realização e envio da atividade solicitada.

 

Vamos lá?!

 

Etapa 1: Leitura do texto de apoio

A empresa SuperGadgets é uma fábrica de médio porte que produz diversos componentes eletrônicos para dispositivos de consumo, como smartphones e tablets. Recentemente, a empresa tem enfrentado problemas sérios com atrasos na entrega dos produtos, o que está prejudicando a relação com os clientes e resultando em multas contratuais.

Os atrasos foram atribuídos a problemas na linha de montagem, onde ocorrem frequentes interrupções devido a falhas de equipamento e a falta de peças no momento necessário. A gerência identificou a necessidade de revisar os processos de produção e logística para resolver esses problemas.

Problema

A linha de montagem da SuperGadgets está enfrentando:

Interrupções frequentes devido a falhas de equipamento.

Falta de peças e componentes no momento necessário, causando paradas na produção.

Atrasos na entrega dos produtos aos clientes, resultando em multas contratuais.

Solução

O gerente de processos da SuperGadgets, Maria, foi encarregada de resolver esses problemas. Maria decidiu aplicar uma metodologia PDCA para o gerenciamento de processos para identificar e solucionar as causas das interrupções e atrasos. Aqui está como ela abordou a situação:

P (Plan - Planejar):

Maria começou coletando dados sobre os tempos de parada da linha de montagem, a frequência e a causa das falhas de equipamento, e os atrasos na entrega dos componentes.

Ela também entrevistou os operadores da linha de montagem para obter uma visão detalhada dos problemas diários que enfrentavam.

Nesta fase, Maria identificou os problemas e coletou dados relevantes para entender a situação atual e definir claramente o que precisava ser melhorado.

D (Do - Executar):

Maria utilizou uma ferramenta específica para mapear o processo de produção e identificar os gargalos e pontos críticos.

Ela descobriu que as falhas de equipamento estavam ocorrendo devido à manutenção inadequada e que a falta de peças era resultado de uma coordenação ineficiente entre a produção e a logística.

Nesta fase, Maria analisou os dados coletados e identificou as causas raiz dos problemas, utilizando ferramentas apropriadas para investigação e análise.

C (Check - Verificar):

Maria criou um plano de manutenção preventiva para reduzir as falhas de equipamento.

Ela também implementou um sistema de controle de inventário em tempo real para garantir que as peças necessárias estivessem sempre disponíveis na linha de montagem.

Foram estabelecidas reuniões semanais entre as equipes de produção e logística para melhorar a comunicação e a coordenação.

Nesta fase, Maria desenvolveu e implementou um plano de ação para abordar as causas raiz identificadas, focando na resolução dos problemas e na melhoria dos processos.

 

Etapa 2: Agora é com você!

Até aqui, você acompanhou todas as etapas que Maria seguiu para resolver os problemas na linha de montagem da SuperGadgets. Nesta atividade, sua tarefa é completar a última etapa do ciclo PDCA para garantir a melhoria contínua. Sendo assim indique a etapa A (Act – Agir), analisando o seguinte cenário:

Maria monitorou os resultados das ações implementadas para garantir que as melhorias esperadas fossem alcançadas e para identificar oportunidades adicionais de melhoria contínua. Após a implementação das medidas iniciais, ela apresentou o seguinte cenário:

Resultados Iniciais: Houve uma redução de 50% nas falhas de equipamento e uma melhoria significativa na disponibilidade de peças.

Feedback da Equipe: A equipe reportou que houve melhorias na comunicação entre os turnos, porém ainda ocorrem problemas ocasionais de falta de peças durante os picos de produção.

Novos Desafios: Durante os picos de produção, ainda há casos de falta de algumas peças, ocasionando pequenas paradas.

 

Com base nos resultados iniciais e no feedback recebido, descreva as ações que Maria deve tomar para concluir o ciclo PDCA. Considere aspectos como novos ajustes no plano de manutenção, melhorias no sistema de controle de inventário e estratégias para lidar com os picos de produção. Sua resposta deve ter entre 5 a 10 linhas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

3- Diante da questão da insegurança alimentar, destaque um tipo de metodologia e estratégia de coleta de dados que poderá ser utilizada para auxiliar o gestor público a resolver e/ou amenizar tal situação, no intuito de promover políticas que possam garantir o direito à alimentação adequada.
03/05/2024
Integrare Academy

  3- Diante da questão da insegurança alimentar, destaque um tipo de metodologia e estratégia de coleta de dados que poderá ser utilizada para auxiliar o gestor público a resolver e/ou amenizar tal situação, no intuito de promover políticas que possam garantir o direito à alimentação adequada.   ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: - Assista ao vídeo explicativo […]

MAPA - FAR - QUÍMICA MEDICINAL - 53_2024
17/07/2024
Integrare Academy

MAPA - FAR - QUÍMICA MEDICINAL - 53_2024   Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática seu aprendizado sobre Química medicinal! Vamos lá!   Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Fármacos: Um Panorama Histórico   A descoberta e desenvolvimento de novos fármacos é um campo fascinante e vital da ciência, cuja história remonta a […]

Antes de iniciarmos essa jornada, é fundamental revisar todos os conceitos aprendidos anteriormente. Para cada conceito, procure relacioná-lo com alguma aplicação prática em seu cotidiano. Reforce seu entendimento revisitando os princípios de termodinâmica, fenômenos de transporte e máquinas térmicas, aplicando-os ao conteúdo abordado na disciplina de Refrigeração e Condicionamento de Ar.
22/07/2024
Integrare Academy

    Antes de iniciarmos essa jornada, é fundamental revisar todos os conceitos aprendidos anteriormente. Para cada conceito, procure relacioná-lo com alguma aplicação prática em seu cotidiano. Reforce seu entendimento revisitando os princípios de termodinâmica, fenômenos de transporte e máquinas térmicas, aplicando-os ao conteúdo abordado na disciplina de Refrigeração e Condicionamento de Ar.   A […]

João recebe um salário mensalmente como parte de sua remuneração básica. Esse valor é determinado com base em sua experiência, habilidades e competências que trouxe para a Beta tech. Ele sabe que pode contar com essa quantia todo mês para cobrir suas despesas essenciais, e que ainda esse valor poderá aumentar conforme desenvolver mais habilidades que possam ser empregadas em atividades mais complexas dentro da empresa.
04/06/2024
Integrare Academy

João recebe um salário mensalmente como parte de sua remuneração básica. Esse valor é determinado com base em sua experiência, habilidades e competências que trouxe para a Beta tech. Ele sabe que pode contar com essa quantia todo mês para cobrir suas despesas essenciais, e que ainda esse valor poderá aumentar conforme desenvolver mais habilidades […]

Descreva o que observou ao longo de seu estágio quanto a: prática do professor (profissional de educação física), quais os recursos utilizados, como era a organização da aula/treino e o controle do professor, como se dava a relação entre professor e alunos, como foi sua relação com o professor e outras observações pertinentes.
15/07/2024
Integrare Academy

  Descreva o que observou ao longo de seu estágio quanto a: prática do professor (profissional de educação física), quais os recursos utilizados, como era a organização da aula/treino e o controle do professor, como se dava a relação entre professor e alunos, como foi sua relação com o professor e outras observações pertinentes. Comente […]

MAPA - SEG - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

MAPA - SEG - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2025 Olá, acadêmico(a), A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em um desenvolvimento de um novo negócio voltado para a segurança privada através de um plano de negócios. PROBLEMATIZAÇÃO: Você sabe como […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp