MAPA - SPRIV - GERENCIAMENTO DE RISCOS E CRISES - 53_2024
O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em Gerenciamento de Crises.
Sabemos que o gerenciamento de crises é uma atividade que deve ser desempenhada pelos órgãos da Segurança Pública. Sendo assim, há necessidade de os profissionais da segurança privada aprenderem sobre o tema?
O Gerenciamento de Crises apesar de ser competência dos órgãos de Segurança Pública, pode, dentro de seus limites, ser realizado pelo gestor e pelo agente da segurança privada, a partir de uma primeira intervenção, a fim de evitar o aumento do nível da crise, buscando principalmente, a preservação de vidas.
Pesquise os principais tipos de crise em que um agente de segurança privado será o primeiro a ter contato com a situação complexa. Analise se é dispensável ou essencial que os gestores e agentes de segurança privada saibam como atuar diante de tais situações.
Um dos casos de maior repercussão em gerenciamento de crises no Brasil foi o caso Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, mantida em cárcere privado por 100 horas no apartamento em que morava num conjunto habitacional em Santo André, no ABC Paulista, em 2008, pelo seu ex-namorado Lindemberg Alves, de 22 anos, que não aceitava o fim do relacionamento. No dia 13 de outubro de 2008, Eloá deixou o colégio e seguiu para sua casa acompanhada dos amigos Nayara, Victor e Iago para fazerem um trabalho de escola. Lindemberg invadiu o apartamento armado, mantendo os quatro como reféns, mas no mesmo dia libertou Victor e Iago. No dia seguinte, libertou Nayara. Entretanto, como parte das estratégias de negociação, a adolescente voltou ao apartamento na manhã de quinta-feira. No início da noite de sexta-feira, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) explodiu a porta e deteve Lindemberg. Antes da entrada da PM, o sequestrador ainda conseguiu balear Nayara e deu dois tiros em Eloá. A adolescente Nayara deixou o apartamento andando, enquanto Eloá, carregada, foi levada inconsciente para o hospital. A morte cerebral da vítima foi diagnosticada no fim da noite de sábado, dia 18 de outubro de 2008. Lindemberg Alves foi condenado por todos os 12 crimes pelos quais foi julgado. A pena foi de 98 anos e 10 meses de prisão. Posteriormente, a Justiça reduziu sua pena para 39 anos. (G1, 2023)[1]
Fonte: Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-parai...
Crises são situações complexas e difíceis de serem atendidas. Entretanto, técnicas básicas para realizar o gerenciamento de uma crise podem ser um fator determinante em relação à vida de todos os envolvidos, sejam as vítimas, os agentes de segurança e até mesmo o Causador do Evento Crítico (CEC), como por exemplo, se manter em local seguro, utilizar os equipamentos de segurança adequados, ou ainda, tentar diminuir o estresse da situação.
As Crises são situações que fogem das ocorrências rotineiras e necessitam de respostas imediatas, mas ao mesmo tempo técnicas, sem amadorismo, pois qualquer intervenção negligente pode potencializar significativamente o risco para as pessoas envolvidas. Para tanto, é necessário que os agentes que irão atuar em uma primeira intervenção - que antecede a chegada dos agentes de segurança pública - tenham uma noção básica dos elementos essenciais no gerenciamento em crises.
Elaborado pela professora, 2024.
Sobre o assunto abordado, responda as questões abaixo:
- A resposta a uma crise envolve várias etapas, sendo uma delas a identificação do ponto crítico, que é de suma importância para que posteriormente os agentes de segurança pública façam um perfeito isolamento do local conflagrado, através da implantação de perímetros táticos interno e externo. Defina o conceito de ponto crítico.
- São conceitos importantes relacionados ao gerenciamento de riscos e crise “refém” e “vítima”, que apesar de parecerem similares, diferem um do outro. Conceitue e diferencie refém e vítima, e descreva qual a importância de saber diferenciar os conceitos.
- Causador do Evento Crítico (CEC) é todo aquele que dá causa a um evento crítico. Sua motivação pode ser a mais variada possível, entre elas, manter reféns após crimes frustrados” (SILVA, 2015, p. 40). Ele também pode ser denominado “provocador do evento crítico” (PEC) (SALIGNAC, 2011, p. 16). Especifique os 3 (tipos) específicos que o CEC pode ser enquadrado.
- Sobre o sequestro e cárcere privado de Eloá, aponte quais foram os principais erros no Gerenciamento de Crises do caso, justificando sua resposta.