Após os primeiros questionamentos sobre os formatos desconhecidos de letras ao professor, uma breve explanação entre o que conhecemos como linguagem e língua é feito, e um novo desafio foi visualizado pelo professor. Dentre os questionamentos sobre linguagem e língua, Ana, uma de suas alunas, indaga a você, professor, porque ao lado direito da sala tem um menino (Júlio) que fica usando as mãos e fazendo gestos para um outro professor que está em pé em frente a ele.
Para eliminação nas barreiras atitudinais, você, como professor, deve deixar claro para os demais alunos que Júlio é um aluno surdo e necessita de um intérprete de Libras durante as aulas e para que todas compreendam essa dinâmica você deverá:
Explanar sobre o conceito de linguagem x língua de sinais.
Apresentar a importância de um intérprete de Libras durante as aulas.
Apresentar algo dinâmico que exponha conceitos iniciais sobre a língua.
Para que isso ocorra de maneira coerente, siga as orientações abaixo no que tange aos dois momentos de produção dessa atividade MAPA.
1° Momento: Você, acadêmico, com o auxílio do formulário padrão anexado ao ambiente da sua disciplina, fará um texto dissertativo de no máximo 20 linhas que apresente as diferenças entre linguagem e língua, focando especificamente a formação da língua de sinais, junto a isso explique o porquê da presença de um intérprete de Libras na sala de aula e sua função. Para elaboração do texto, você pode poderá usar o material didático na Unidade 5, mas também pode procurar em fontes confiáveis, como artigos, revistas, jornais etc. Assim, é necessário fundamentar teoricamente sua resposta, inserindo as citações e referências de acordo com as normas da ABNT.
2° Momento: Usar de maneira lúdica uma representação de três letras do alfabeto, que apresente as 4 variações que temos na escrita dessas letras (como mostrado acima) e junto a essas quatro variações anexe o quadro com a LETRA em formato de sinais.
Obs: São 3 letras escolhidas por você acadêmico, com as 4 variações de forma escrita e o sinal em libras de cada uma dessas três letras em foto. Sendo assim, para este momento, é necessário inserir uma foto do quadro pronto e uma foto sua executando a atividade.
Lembre-se: o desenvolvimento de competências e habilidades no aspecto análise, resolução de problemas e tomada de decisão é imprescindível para a construção da identidade profissional do professor.
ATENÇÃO:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o
envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas.
* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA