ATIVIDADE 1 - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2024
Analisar projetos que não alcançaram sucesso é essencial para aprimorar as práticas de gestão de projetos. Conforme destacado por Shenhar e Dvir (2007), ao investigar profundamente as razões por trás do fracasso, é possível compreender as deficiências no planejamento, execução e controle. Essa análise crítica cria uma base sólida para desenvolver estratégias mais robustas em projetos futuros. A abordagem de aprender com falhas promove uma cultura organizacional focada na aprendizagem contínua a partir dos erros. Em síntese, refletir sobre projetos mal sucedidos impulsiona o avanço da gestão de projetos, otimizando processos e incentivando a capacidade de adaptação para garantir o sucesso em empreendimentos futuros. Essas reflexões podem ser vistas no texto “11 motivos pelos quais os projetos fracassam (e as soluções para isso)”.
Fonte: SHENHAR, A. J.; DVIR, D. Reinventando a Gestão de Projetos: A Abordagem Diamante para o Crescimento e Inovação Bem-Sucedidos. Elsevier, 2007.
Com base no que foi abordado na disciplina e na leitura do texto, é possível destacar a relevância e os ganhos proporcionados pela análise de projetos que não atingiram seus objetivos. Ao examinar esses casos, é possível extrair valiosos aprendizados. Desta forma, desenvolva um texto de até 10 linhas, apresentando a importância e os benefícios advindos da análise de projetos que falharam e como essa prática pode ser aplicada para evitar erros e extrair resultados em desenvolvimentos de projetos de software no futuro.
Dicas para realizar a atividade 1:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais > Material da Disciplina.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
- Procure elaborar sua resposta em um editor de textos, existem vários grátis e que funcionam diretamente no navegador, como por exemplo o Google Docs e depois colar no campo da atividade.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.