Algumas orientações importantes para elaboração e aplicação do Plano de Aula:
- Lembre-se de que o professor/estagiário é sempre o mediador do processo de ensino e aprendizagem, assim procure estabelecer a “ponte” entre seus alunos e o objeto do conhecimento durante toda a aula.
- Evite aulas expositivas. Prepare uma aula dinâmica, próxima da realidade do aluno para despertar o interesse dele por aquilo que está sendo ensinado. Um bom começo é iniciar a aula com uma problematização.
- Selecione recursos didáticos diferentes e inovadores que promovam a construção do conhecimento por parte dos alunos. Consulte a escola a respeito da possibilidade do uso de recursos tecnológicos.
- Considere o aluno como o protagonista do processo de ensino e aprendizagem e não apenas como receptor passivo de informações prontas e acabadas.
- Seu Plano de Aula deve ser elaborado, obrigatoriamente, para 2 horas/aula.
- ATENÇÃO! As orientações em vermelho ao longo do Plano de Aula devem ser apagadas e substituídas por suas informações e dados antes do envio de seu plano de aula.
Plano de Aula |
Instituição: Nome completo da escola campo de estágio sem abreviações (Se o seu plano de aula for fictício, deixe em branco os campos referentes às informações da escola e de data de regência). |
Endereço completo da escola: Rua, nº, bairro, município, estado. |
Disciplina: Língua Inglesa |
Ano: Ano da turma (6º, 7º, 8º, etc.) para qual seu Plano de Aula será desenvolvido. |
Nome do(a) professor(a) regente: Nome completo do professor da escola. |
Nome do(a) estagiário(a): Seu nome completo. |
Data de aplicação da regência: 00/00/0000 |
Número de aulas: 2 horas/aula
*Não alterar a quantidade de aulas. |
Unidade temática: Descreva a unidade e/ou as unidades temática(s) para a disciplina e ano da forma exata que consta na BNCC. (Procure a etapa de ensino (6º ano, 7º ano...) que você irá realizar sua regência e busque qual unidade temática melhor se adequa aos conteúdos e atividades que irá propor. Exemplo: Interação discursiva.
*Caso esteja trabalhando com turmas do Ensino Médio, Ensino Fundamental I ou Educação Infantil, escolha uma unidade temática do Fundamental II que esteja de acordo com sua proposta (adequando-a conforme a faixa etária/etapa de ensino dos alunos). |
Objeto de conhecimento: Escreva o objeto de conhecimento e/ou os objetos proposto(s) pela BNCC. Na tabela da BNCC, ele estará na frente da Unidade temática que você escolheu. Exemplos: Construção de laços afetivos; convívio social.
*Descreva aqui, também, o conteúdo que será trabalhado em suas aulas, previamente pensado pelo professor regente da turma, mesmo que não esteja previsto pela BNCC. Entretanto, é importante que ele seja pertinente à unidade temática escolhida. |
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: Digite o(s) código(s) da(s) habilidade(s) que será(ão) desenvolvida(s) durante a aula e a descrição de cada uma, por exemplo: (EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa. As habilidades precisam fazer parte da unidade temática e objeto do conhecimento da BNCC e estarão logo abaixo desses dois tópicos (unidade temática e objeto do conhecimento).
ATENÇÃO! – Utilize quantas habilidades achar necessário e pertinente à sua proposta de aula, mas apenas descreva as que realmente dialogam com seu plano de aula e que você seja capaz de alcançar em 2 (duas) horas/aula. As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Sendo, EF06LI01: EF (Ensino Fundamental); 06 (representa o ano, ou seja, 6° ano); LI (disciplina – Língua inglesa); 01 (habilidade específica que segue no tópico abaixo). |
Parte 1: INTRODUÇÃO (CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO)
- Nesta parte, você deve descrever como iniciará a sua aula de modo que contextualize o objeto do conhecimento (conteúdo) através da problematização do assunto. É o momento da sondagem, de buscar conhecer o que os alunos sabem sobre o que será trabalhado na aula.
- Você precisa descrever qual será o conteúdo trabalhado e por meio de quais atividades ele será discutido, inserindo um passo a passo das atividades que serão desenvolvidas em aula.
- Os alunos podem ser incitados através de questionamentos, brincadeiras, jogos, atividades de warm up que instiguem os alunos sobre o assunto.
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Parte 2: DESENVOLVIMENTO (CONCEITUALIZAÇÃO)
- Nesta parte do plano de aula, deve-se descrever detalhadamente (passo a passo) como será trabalhado o objeto do conhecimento (conteúdo) ao longo das duas aulas de inglês de tal modo que os alunos possam desenvolver a(s) habilidade(s) selecionada(s). É a continuação da sua aula após a atividade de introdução relatada anteriormente.
- Aqui, você irá descrever, de forma detalhada, a forma que irá trabalhar o conteúdo através das atividades previamente mencionadas na parte 1.
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Parte 3: CONCLUSÃO (AVALIAÇÃO)
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- Aqui, será necessário descrever quais momentos das suas aulas serão utilizados e de que forma irá avaliar os alunos, que podem ter sido usados ao longo das duas aulas, no começo ou no final delas.
- É importante que você descreva o que será avaliado e de que forma, não apenas mencionar o que será avaliado. É necessário que saibamos como você irá conduzir essa avaliação.
- Para isso, é importante ter em mente os tipos de avaliação: Avaliação contínua, formativa, diagnóstica, etc e inserir, na parte 3, qual você propõe.
- Atenção: A avaliação não deve ser, necessariamente, uma prova ou atividade(s) valendo nota ao fim das aulas. Repense o modelo avaliativo de acordo com suas propostas em sala.
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RECURSOS DIDÁTICOS
É hora de listar todos os recursos que serão utilizados durante sua regência:
1. Projetor de vídeo ou imagem para passar os slides.
2. Pen drive com os slides.
3. Folhas A4 (Sulfite).
4. Lápis de cor.
5. Atividade xerocada.
6. Quadro e giz. Etc.
Observação: você precisa listar os recursos que realmente foram utilizados em sala. Na descrição de todo o plano tais recursos devem estar presentes, ou seja, você deve explicar, ao longo do plano, como os utilizará. |
REFERÊNCIAS
Insira as referências pesquisadas para o planejamento e execução desta aula. Por exemplo, textos distribuídos em aula, links de vídeos/filmes retirados da Internet/Youtube, autores que você se embasou para a preparação da aula ou até mesmo livros didáticos que a escola possa dispor.
Utilize o Material Plágio não rola disponível no Mural de avisos da disciplina para saber mais sobre como inserir as referências.
Uma vez que você deve utilizar a BNCC para realizar o plano, sua referência está abaixo. (Não se esqueça de acrescentar a data que você acessou o documento).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação/MEC: 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: |