MAPA - JURIS - ROTINAS JURÍDICAS E ADMINISTRATIVAS - 53_2024
Olá acadêmico(a) do curso de Serviços Jurídicos e Notariais. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
O objetivo desta atividade é que você compreenda a importância e a existência de muitas outras áreas de atuação profissional no universo jurídico.
NOÇÕES DE ATIVIDADES JURÍDICO-ADMINISTRATIVAS
As Universidades têm formado um grande número de bacharéis em direito ano após ano. Será que estes bacharéis têm conhecimento de áreas menos exploradas no universo jurídico? Existem outros setores que podem gerar crescimento e sucesso profissional ao profissional do meio jurídico, fora da advocacia propriamente dita? É importante que o profissional de serviços jurídicos tenha visitado e compreendido outras áreas deste univeso nas quais possa se especializar, para que seja possível perceber que as oportunidades são muito maiores e abrangem setores que não se limitam à advocacia ou aos concursos públicos tradicionais.
Muito se fala sobre o cenário jurídico atual em que a advocacia passa por grandes transformações, seja pelo crescimento no número de profissionais, seja pelo avanço tecnológico. É de suma importância que o bacharel em direito e que outros profissionais do meio jurídico, tenham conhecimento de outros campos nos quais possam se aprimorar, pois o mercado aponta que a atuação jurídico-administrativa pode ser uma resposta lucrativa com grandes projeções.
Você já ouviu alguém dizer que o mercado de trabalho na advocacia está muito sobrecarregado? Já parou para pensar que existem muitas outras formas de aplicar, profissionalmente, os conhecimentos jurídicos, em cenários diversos do da advocacia ou dos concursos públicos tradicionais? Observou que o empreendedorismo é uma realidade que pode ser uma alternativa também na carreira jurídica?
Imagine que duas colegas advogadas trabalharam juntas durante 3 (três) anos, num grande escritório que tinha como foco demandas trabalhistas. Após muitas conversas e planejamento, decidiram juntas abrir um escritório de advocacia para iniciar a carreira jurídica de forma mais independente. Resolveram que o escritório que abririam não atuaria apenas na área trabalhista, mas também na área cível e previdenciária.
Após realizarem a escolha do local no qual abririam o escritório, pensarem num nome para a sociedade e formalizarem todos os passos burocráticos necessários para tanto, começaram as atividades.
As colegas, agora sócias, nunca tiveram grande experiência jurídica em áreas diversas da trabalhista e, embora fossem excelentes alunas durante a graduação e profissionais dedicadas no escritório em que trabalharam durante três anos, não tinham um conhecimento prático profundo das demais áreas que passariam a atender e da forma mais adequada de organizar a rotina do escritório que acabaram de inaugurar.
Ainda assim, cheias de disposição e força de vontade, começaram a atender os primeiros clientes. Com o tempo, foram percebendo que, os atendimento realizados não eram muito eficientes, pois, com frequência, se deparavam com a necessidade de realizar novos contatos com os clientes com o fim de obter informações suplementares que seriam facilmente obtidas caso houvesse uma triagem mais efetiva e uma coleta de informações e documentos mais adequada.
Também passaram a enfrentar problemas relativos ao controle do número de processos, de recebimento de honorários e até mesmo de cumprimento de prazos. Sendo assim, verificaram a necessidade de aprimorar a equipe realizando a contratação de um novo profissional que pudesse contribuir e colaborar na organização do escritório.
O nosso livro didático, as aulas, bem como o texto acima, poderão auxiliar na realização dessa atividade.
Com base no texto acima, verificamos que é extremamente necessário conhecer os aspectos básicos sobre a organização da atividade jurídica para além dos saberes processuais e materiais do conteúdo jurídico em si.
Dessa forma a atividade MAPA consiste em você, em forma de texto dissertativo, discorrer acerca da atividade jurídico-administrativa, com base nos seguintes elementos:
- a) Explique como o controller, ou gestor jurídico, poderia colaborar para a organização do escritório, no caso acima narrado, descrevendo suas atribuições;
- b) Faça um possível plano de ação para a organização do escritório, descrevendo o passo a passo, ao menos, do atendimento dos clientes, da distribuição de novas ações e do acompanhamento processual;
- c) Conclua explicando a importância da atuação complementar entre as advogadas e o controller;
ORIENTAÇÕES IMPORTANTE
- Utilizar o Formulário do MAPA, disponível no campo “Material da Disciplina”.
- Assistir ao vídeo explicativo do MAPA, gravado pela Professora, disponível no Fórum/Videos Explicativos.
- Não realizar cópias da internet ou livros.
- Não esquecer de apresentar referências das fontes de pesquisas, caso tenha realizado.
- Salvar o arquivo em formato Word antes de postar no ambiente.
- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema, e você não conseguirá substituir o arquivo.
- Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhá-las ao professor mediador através do "Fale com o Mediador".
Bons estudos!