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AE3 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 51/2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

QUESTÃO 1

É possível avaliar as medidas antropométricas com diferentes métodos e instrumentos. Alguns de fácil acesso e baixo custo. Outras técnicas necessitam de alto investimento e demandam maior tempo.

                                                                                 1

                                                                                      2

                                                                                         3

(  ) Estadiômetro

(  ) Balança mecânica

(  ) Adipômetro

Considerando as imagens citadas anteriormente, relacione os números às lacunas e assinale a sequência correta dos números.

Alternativas

Alternativa 1:

1, 2, 3.

Alternativa 2:

3, 1, 2.

Alternativa 3:

2, 3, 1.

Alternativa 4:

3, 2, 1.

Alternativa 5:

1, 3, 2.

QUESTÃO 2

Os testes de avaliação da flexibilidade do corpo, podem ser divididos em três tipos, basicamente: testes lineares, testes angulares e testes adimensionais. Cada tipo de teste avalia a flexibilidade de uma determinada maneira, com diferentes instrumentos e referencial de análise.

BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.

A partir do exposto e dos conhecimentos sobre a avaliação da flexibilidade, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

Alternativas

Alternativa 1:

Um teste adimensional da flexibilidade exige bastante experiência do avaliador, pois a avaliação é feita pela observação do desempenho no teste e imediata comparação com valores ou critérios de referência.

Alternativa 2:

Quando a flexibilidade é avaliada por meio da distância alcançada de um ponto ao outro, pode-se dizer que o tipo de teste aplicado foi o angular.

Alternativa 3:

O teste de sentar e alcançar avalia a flexibilidade da cadeia posterior do corpo humano, e fornece o resultado da medida em graus.

Alternativa 4:

Independentemente do tipo de teste aplicado para a avaliação da flexibilidade, a medida será dada em centímetros ou metros.

Alternativa 5:

O goniômetro é um instrumento que fornece a avaliação da flexibilidade em metros, a partir do eixo de rotação da articulação.

QUESTÃO 3

O excesso de gordura corporal é associado à maior predisposição para distúrbios metabólicos e diferentes doenças crônicas. Nesse contexto, uma medida antropométrica que têm auxiliado significativamente é a circunferência do pescoço, pois, além de estar associada ao acúmulo de gordura na região do pescoço, parece estar associada ao desenvolvimento de resistência à insulina.

BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.

A partir do excerto acima e do material da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale "V" para verdadeira e "F" para Falsa.

(   ) Um homem com circunferência do pescoço de 39 cm se encontra na classificação de obesidade.

(   ) Uma mulher com circunferência do pescoço de 35 cm se encontra na classificação de sobrepeso.

(   ) A puberdade é um fator considerável para a classificação da circunferência do pescoço para meninos e meninas.

(   ) Não é indicado tencionar a fita métrica para fazer a medida da circunferência do pescoço, pois isso poderá comprimir o tecido subcutâneo e superestimar os valores.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:

F, V, V, F.

Alternativa 2:

F, F, V, F.

Alternativa 3:

V, F, V, V.

Alternativa 4:

V, F, F, V.

Alternativa 5:

F, V, F, V.

QUESTÃO 4

Os testes práticos podem ser mais específicos do que os laboratoriais, sendo realizados no mesmo ambiente e sob condições semelhantes às encontradas no dia a dia. Dentre estes fatores, a capacidade cardiorrespiratória pode ser analisada com um teste de campo.

BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2020.

Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponda ao teste utilizado para analisar a capacidade cardiorrespiratória.

Alternativas

Alternativa 1:

Teste máximo de carbono.

Alternativa 2:

Teste de Wingate.

Alternativa 3:

Teste de T-CAR.

Alternativa 4:

Teste de Yo-yo.

Alternativa 5:

Teste de Cooper.

QUESTÃO 5

Francisco é atleta de uma equipe de basquetebol de alto rendimento e, por isso, está passando por um período de intensas avaliações físicas. Um dos testes realizados por Francisco foi o de dez saltos horizontais. Francisco tem 2,13m de estatura e peso corporal de 105,5kg. O tempo de duração total do teste foi de 15 segundos. e a distância foi de 19,50 metros.

BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.

Considere as informações anteriores para calcular a potência gerada por Francisco no teste e, assim, assinale a alterativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:

2,72 W.

Alternativa 2:

7,72 W.

Alternativa 3:

137,15 W.

Alternativa 4:

173,15 W.

Alternativa 5:

130,00 W.

QUESTÃO 6

Você irá iniciar o treinamento físico de um aluno que é obeso. Ele tem 29 anos e nunca praticou nenhum tipo de atividade física. O primeiro teste que você irá aplicar será o de condicionamento cardiorrespiratório.

BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2020.

De acordo com as informações acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:

Não é indicado a avaliação cardiorrespiratória deste indivíduo pois o mesmo é obeso.

Alternativa 2:

É indicado que o teste seja realizado na bicicleta, considerando que o indivíduo é obeso e sedentário.

Alternativa 3:

É indicado que o teste seja do tipo incremental máximo realizado em esteira pois trata-se de um indivíduo jovem.

Alternativa 4:

É indicado que o teste seja do tipo incremental submáximo realizado em esteira pois deve-se identificar a máxima condição cardiorrespiratória deste indivíduo obeso.

Alternativa 5:

É indicado que o teste seja do tipo incremental máximo realizado em esteira pois deve-se identificar a máxima condição cardiorrespiratória deste indivíduo obeso.

QUESTÃO 7

A periodicidade das avaliações é fundamental para o acompanhamento do programa de treinamento, assim como das condições de saúde dos indivíduos. Nesse contexto, o delineamento do processo de avaliação por meio de testes pode ser dividido em quatro fases distintas. Essas fases correspondem à etapa em que o processo de avaliação se encontra.

BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.

A partir do exposto e dos conhecimentos sobre o processo da avaliação física, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

Alternativas

Alternativa 1:

A fase de interpretação das medidas é a última etapa e fornece subsídios para a orientação e condução dos treinamentos e das aulas.

Alternativa 2:

O planejamento da avaliação é a primeira etapa e fornece subsídios para a orientação e condução dos treinamentos e das aulas.

Alternativa 3:

O planejamento da avaliação corresponde a fase final, onde são escolhidos as variáveis e os testes que serão empregados.

Alternativa 4:

A fase de aplicação das informações compreende ao momento de aplicação dos testes e obtenção dos resultados.

Alternativa 5:

A fase de obtenção das medidas compreende ao momento de aplicação dos testes e obtenção dos resultados.

QUESTÃO 8

 Mariana realizou o teste de Wingate no laboratório da Universidade que estuda. Os seguintes valores foram encontrados no teste: potência média – 1523 W; potência pico – 1978 W; menor potência do teste – 590 W. A maior potência e a menor potência encontradas no teste foram nos segundos 5’ e 30’, respectivamente.

BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.

Considerando as informações citadas anteriormente, assinale a alternativa que representa o valor do índice de fadiga do teste realizado pela Mariana.

Alternativas

Alternativa 1:

590 W.

Alternativa 2:

1523 W.

Alternativa 3:

1978 W.

Alternativa 4:

70,17 W.

Alternativa 5:

92,50 W.

QUESTÃO 9

Existem diversos motivos para avaliar a força muscular de um indivíduo. No âmbito esportivo, um treinador deve avaliar seus atletas, principalmente a fim de reconhecer o atual nível de treinamento deles, e como fundamentação para elaborar o plano de treinos com as cargas específicas.

BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.

Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que aborde os três fundamentações de força.

Alternativas

Alternativa 1:

Força máxima, resistente e potente.

Alternativa 2:

Isométrica, isodinâmica e rápida.

Alternativa 3:

Máxima, resistência e isodinâmica.

Alternativa 4:

Máxima, resistência e isométrica.

Alternativa 5:

Resistência, máxima e isodinâmica.

QUESTÃO 10

A potência muscular é uma variável muito analisada em testes, pois trata-se de uma habilidade necessária para a prática de esportes. Portanto, uma pessoa ou atleta com alta potência muscular pode se destacar em diferentes modalidades esportivas como futebol, basquetebol, atletismo e crossfit.

BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2020.

Considerando as informações acima, avalie as afirmativas:

I. A potência muscular depende da velocidade e do tempo.

II. Quanto maior a força muscular, maior será a potência muscular.

III. O teste da medicine ball é um tipo de teste que avalia a potência muscular.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

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